Quais são as modalidades de recursos previstos no CPC?

Pergunta de Adriana Gonçalves Sá em 31-05-2022
(70 votos)

Conforme elenca o CPC são cabíveis os seguintes Recursos: Apelação, agravo de instrumento, agravo interno, embargos de declaração, recurso ordinário, recurso especial, recurso extraordinário, agravo em recurso especial ou extraordinário e embargos de divergência. (art. 994 do CPC).

Quais são os recursos no CPC?

Apelação, agravo de instrumento e recurso especial são exemplos de recursos no Novo CPC. Eles são os meios, previstos em lei, pelos quais a parte ou interessado pode requerer nova análise de uma decisão judicial. É possível pedir reforma, anulação, invalidação ou simplesmente buscar esclarecimentos sobre a decisão.


Quais são os tipos de recursos processuais?

De acordo com o artigo 496 Código de Processo Civil vigente, o rol de recursos disponíveis às partes são: apelação, agravo, embargos infringentes, embargos de declaração, recurso extraordinário, recurso especial e embargos de divergência em recurso especial e extraordinário.

Quais recursos foram abolidos do NCPC?

DEFESA DO RÉU;

O Código de Processo Civil anterior previa a necessidade de a parte alegar a incompetência relativa, o impedimento e a suspeição por meio de exceções, assim como impugnar o valor da causa em peça autônoma, o que foi abolido pela nova legislação.

O que é direito de recurso?

Recurso é um meio de impugnação voluntário, previsto em lei, através do qual a parte ou quem esteja legitimado a intervir na causa provoca o reexame das decisões judiciais para, no mesmo processo, reformar, invalidar, esclarecer ou integrar uma decisão judicial pelo próprio magistrado que as proferiu ou por algum órgão ...

Recursos do CPC - Cabimento e Prazos


36 curiosidades que você vai gostar

Em que consiste o recurso?

Recurso pode ser definido como uma ferramenta para provocar no judiciário o reexame de decisão, com o objetivo de reformá-la, invalidá-la e, como no exemplo dos embargos de declaração, esclarecê-la. Essa ferramenta deve ser interposta de forma voluntária, pelo legitimado, na maioria dos casos a parte sucumbente.

O que é um recurso no processo?

Recurso é o poder que se reconhece à parte vencida em qualquer incidente ou no mérito da demanda de provocar o reexame da questão decidida pela mesma autoridade judiciária ou por outra de hierarquia superior, ou, segundo Luiz Guilherme Marinoni e Daniel Mitidiero "É um meio voluntário de impugnação de decisões ...

Quais as principais alterações nos prazos processuais de acordo com o novo CPC?

O Novo CPC estabeleceu, no seu artigo 219, que todos os prazos processuais devem ser computados com base apenas nos dias úteis, diferente do CPC de 1973, que contava o prazo de forma corrida. “Art. 219. Na contagem de prazo em dias, estabelecido por lei ou pelo juiz, computar-se-ão somente os dias úteis”.

Qual era a ideia do CPC?

A ideia é promover a desjudicialização dos processos e desafogar o judiciário, também incentivar a participação das partes no resultado final.



Outras questões

Faz mal tomar anticoncepcional estando grávida?

Qual é a função do tegumento?

Como saber se o RG está pronto Ganha Tempo Barueri?

Como satisfazer um libriano?

Como saber se estou ovulando pelo ultrassom?

Como deve ficar o termostato no aquário?

Como gerar boleto de penhor Caixa?

Como gerar boleto do Simples Nacional?

Como colocar cerveja para gelar?

Pode pagar boleto Nubank no Caixa Tem?

Como gerar um boleto da Caixa?

Como autorizar o Sigepe?

Como pagar DARF pelo app Itaú?

Como emitir guia para pagamento de ISS?

Como conseguir comprovante de entrega dos Correios?

Como gerar cartão virtual?

Quando o Zabuza morre?

Como pagar Fistel radioamador?

O que precisa para tirar carta PCD?

Como recorrer à multa do DER SP?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com