A dor no ovário manifesta-se por dor no baixo ventre, em um ou nos dois lados, que às vezes irradia para a parte inferior das costas. Quando ocorre dor ovariana, é importante verificar se ocorrem durante a ovulação ou a menstruação (dor cíclica) ou em momentos imprecisos fora do ciclo menstrual.
Os ovários estão localizados na pelve, um de cada lado do útero. Os ovários contêm três tipos principais de células: Células epiteliais, que revestem o ovário. Células germinativas, que são encontradas no interior do ovário.
Nos casos em que o cisto cresce demasiadamente, pode acontecer de ele girar ao redor do seu próprio eixo, causando uma torção. Nessas situações, a mulher pode sentir uma dor súbita e intensa na região pélvica ou abdominal. Essa dor pode ser tão intensa que causa náuseas e vômitos.
6 sintomas de inflamação no ovário e principais causas
Os ovários estão presos na parede abdominal por um fino ligamento, através do qual passam os vasos sanguíneos e os nervos. Por vezes, esse ligamento pode acabar dobrando ou torcendo, o que causa uma dor intensa e constante que não melhora.
Nos ovários são distinguidas duas regiões:
A teca externa representa o estroma ovariano, onde se observam numerosas células e fibras do tecido conjuntivo, além de vasos sangüíneos.
Alguns remédios caseiros como o chá verde, o chá de gengibre ou o chá de quixaba podem auxiliar no tratamento do cisto no ovário, porque possuem substâncias com ação anti-inflamatória, antioxidante ou analgésica que ajudam a diminuir a dor e a inflamação no ovário ou a regular o ciclo menstrual.
Um cisto pode doer porque quando aumenta de volume, ou seja, quando cresce, ele comprime estruturas sensíveis ao seu redor.
As causas da sor no ovário podem ser diversas. Algumas mulheres experimentam dor nos ovários de forma reiterada.
Algumas mulheres sentem dor no ovário frequentemente, o que normalmente está relacionado com o ciclo menstrual e, por isso, não é motivo de preocupação, já que é provocado pelo processo de ovulação.
Esta dor pode ser de leve a intensa e demorar uns minutos ou mesmo horas e pode ser acompanhada por um ligeiro sangramento e em alguns casos a mulher pode também sentir enjoos. Se essa dor for muito intensa, ou se prolongar por vários dias, pode ser sinal de doenças como endometriose, gravidez ectópica ou presença de cistos nos ovários.
O médico pode utilizar vários meios de diagnóstico para determinar quando a dor na ovulação é normal, ou causada por alguma doença, avaliando o histórico médico, realizando exames físicos e testes de sangue, avaliando amostras de muco vaginal ou realizando um ultrassom abdominal ou vaginal.
Quanto tempo depois de fazer tatuagem pode nadar?
Qual o metal mais resistente à corrosão?
Como transferir internet da TIM?
Quais são os pontos positivos das cotas raciais?
Quantos minutos de exercício para perder 100 calorias?
Quais as características do cinema antigo?
Porque a pele negra é mais resistente?
O que acontece se você tomar muito leite?
O que é um organismo acelular?