AS CORRENTES ECONÔMICAS E O MEIO AMBIENTE Especificamente na economia do meio ambiente, as linhas de pensamento mais destacadas que surgiram, e que serão o foco deste capítulo são: Malthusiana; Neoclássica; Economia Ecológica; Economia do Desenvolvimento Sustentável (Ecodesenvolvimento).
Ao longo do trabalho pudemos identificar, de forma preliminar, três grandes correntes presentes na história do pensamento econômico brasileiro: uma economia política de corte estruturalista, uma economia política de tradição marxista e uma economia de origem neoclássica.
A fase científica pode ser dividida em Fisiocracia, Escola Clássica e Pensamento Marxista. Esta primeira pregava a existência de uma “ordem natural”, onde o Estado não deveria intervir (laissez-faire, laissez-passer) nas relações econômicas.
Em suas conjecturas monetárias, Aristóteles propôs duas propriedades da moeda – meio de troca e unidade de conta – tendo rejeitado a função de reserva de valor. A moeda não possuiria valor intrínseco (fiduciária), sendo esse proveniente exclusivamente da lei (nomisma).
Economia. Em oposição ao Mercantilismo, praticado durante o Antigo Regime, os iluministas afirmavam que o Estado deveria praticar o liberalismo. Ao invés de intervir na economia, o Estado deveria deixar que o mercado a regulasse. Essas ideias foram expostas, principalmente, por Adam Smith.
A economia mainstream moderna baseia-se principalmente na economia neoclássica, que começou a se desenvolver no final do século XIX. A economia mainstream também reconhece a existência de falhas de mercado e insights da economia keynesiana.
Crise dos Séculos XIV e XV na Europa. A Crise dos Séculos XIV e XV marcou o fim do feudalismo na Europa. O período final da Idade Média na Europa foi marcado por profundas transformações sociais, econômicas, políticas e culturais.
A história do pensamento econômico pode ser dividida, grosso modo, em três períodos: Pré-moderno (grego, romano, árabe), Moderno (mercantilismo, fisiocracia) e Contemporâneo (a partir de Adam Smith no final do século XVIII). A análise econômica sistemática tem se desenvolvido principalmente a partir do surgimento da Modernidade
Outro personagem de destaque surgiria apenas no início do século XIX. Seu nome era José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairú, que, influenciado pelas ideias relativamente recentes de Adam Smith, publica entre outras obras, um "Princípio de Direito Mercantil", primeira publicação em língua portuguesa sobre economia política. Faleceu em 1835.
No século XVI, o principal centro de arte renascentista passou a ser Roma. Os principais artistas plásticos do renascimento foram: Leonardo da Vinci: Matemático, físico, anatomista, inventor, arquiteto, escultor e pintor, ele foi um gênio absoluto. A Mona Lisa e A Última Ceia são suas obras primas. Mona Lisa.
Como faço para mudar o Windows Home para Pro?
Como se dá o processo da menstruação?
Quando e como ocorre a renovação do tecido epitelial?
Como usar o controle da TV Samsung no celular?
Como seguir os amigos do Facebook no Instagram 2020?
Como levantar a roda de trás da bicicleta?
Como ocorre o processo de licenciamento ambiental?
Como fazer correlação entre variáveis?
O que é o incidente de uniformização de jurisprudência?
Como editar um vídeo pelo notebook?
Quanto de download e upload ideal?
Como as minhocas cavam túneis?
Como elevar um número ao quadrado no dev c++?
Como ocorre o processo de formação da lesão de cárie ciclo Des ré?
Que consequências são geradas por esse processo de segregação?
Como tirar alguém do seu insta?