Quais são as hipóteses de sentença com resolução do mérito?

Pergunta de Joana Faria em 30-05-2022
(10 votos)

Haverá resolução de mérito quando o juiz: I – Acolher ou rejeitar o pedido formulado na ação ou na reconvenção”; O juiz julgará procedente ou improcedente o direito que dá causa a propositura da ação pelo autor, ou, ainda, quando o réu faz um novo pedido na oportunidade da contestação (reconvenção).

O que é uma sentença com resolução de mérito?

DIFERENÇA DE ENCERRAMENTO DO PROCESSO COM E SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO. A extinção do processo com resolução do mérito é aquela que decide todas as questões trazidas no processo através de uma sentença. Ex.: o reclamante pede horas extras e o juiz decide se ele tem direito ou não às horas pleiteadas.


Quando ocorre a resolução do mérito?

487 do novo CPC sobre a resolução do mérito. De acordo com a legislação, quando o magistrado reconhece a prescrição ou a decadência, também resolve o mérito. O outro caso em que isso acontece é quando as partes fazem um acordo. O réu também pode reconhecer a procedência do pedido ou o autor pode desistir da pretensão.

Quando o juiz irá julgar o processo com resolução do mérito?

O juiz julgará antecipadamente o pedido, proferindo sentença com resolução de mérito, quando: I - não houver necessidade de produção de outras provas; II - o réu for revel, ocorrer o efeito previsto no art. 344 e não houver requerimento de prova, na forma do art.

O que é uma sentença de mérito?

Sentença de mérito analisa e decide o cerne da questão, ou seja, o objeto efetivo da ação judicial. Difere das decisões processuais, também chamadas de “interlocutórias”, que decidem aspectos do procedimento judicial, mas não entram no objeto do conflito.

Aula 10 2 Sentença com resolução do mérito Precedentes 1


31 curiosidades que você vai gostar

O que é mérito em direito?

Tudo que se relaciona com a substância do pedido, o conteúdo do feito, a existência do direito reclamado, a qualidade das partes litigantes, o apreço que resulta do conjunto de fatos, provas ou razões na causa que conduzem à formação de um juízo. O mesmo que merecimento.

O que acontece depois que o juiz dá a sentença?

Sentença – De acordo com o CPC, a sentença é o pronunciamento por meio do qual o juiz “põe fim à fase cognitiva do procedimento comum, bem como extingue a execução”. Isso significa que, por meio da sentença, o juiz decide a questão trazida ao seu conhecimento, pondo fim ao processo na primeira instância.

Qual procedimento será seguido pelo juiz após a instrução?

Art. 364. Finda a instrução, o juiz dará a palavra ao advogado do autor e do réu, bem como ao membro do Ministério Público, se for o caso de sua intervenção, sucessivamente, pelo prazo de 20 (vinte) minutos para cada um, prorrogável por 10 (dez) minutos, a critério do juiz.

Quando o juiz pode proferir a sentença?

Conforme o art. 354 do CPC, o juiz deverá proferir sentença, neste ato, quando verificar que ocorreu qualquer das hipóteses do art. 485 do CPC: que trata exatamente dos casos em que o processo deve ser extinto sem resolução de mérito.



Outras questões

Como saber o ponto certo do ovo cozido?

Como era o Serviço Social na década de 30?

Qual é a temperatura do ponto de orvalho?

Como funciona o pagamento do primeiro salário?

O que pode ser tensão nos ombros?

Como funciona o plano dos Correios?

Como saber qual a tala da roda?

Como funciona o Plano de Saúde Bradesco empresarial?

Como fazer a consulta por CPF?

É possível parcelar dívida de conta de luz?

Qual o ponto certo do pão?

Como saber com quantos kilos Meu cachorro vai ficar?

Como descobrir o ponto de ebulição de um elemento?

O que o plano de saúde da SulAmérica cobre?

Como funciona o Tim empresarial?

O que é recurso ordinário 1 instância INSS?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com