Os monócitos são um grupo de células do sistema imunológico que tem a função de defender o organismo de corpos estranhos, como vírus e bactérias. Eles podem ser contabilizados através de exames de sangue chamados leucograma ou hemograma completo, que traz a quantidade de células de defesa no organismo.
Os monócitos na circulação têm as funções de fagocitose e apresentação de antígenos. Eles removem microrganismos, materiais estranhos ao organismo, células mortas ou lesadas.
Os monócitos são um tipo de células brancas do sangue, relacionadas com os granulócitos, que também ajudam a proteger o organismo contra bactérias. Os monócitos que migram do sangue para os tecidos são denominados macrófagos, e são os responsáveis pela proteção dos tecidos.
Os valores de referência de monócitos no sangue podem variar de acordo com o laboratório, no entanto normalmente considera-se normal a quantidade de monócitos entre 100 e 1000 por µL de sangue.
O macrófago é uma importante célula do sistema imunitário, proveniente da linhagem mieloide do sistema hematopoiético, tendo como percursor o monócito. Tem capacidade fagocítica estando envolvida na eliminação de células/partículas estranhas ao organismo.
25 curiosidades que você vai gostar
[ Biologia, Medicina ] Grande célula do sistema imunitário, que deriva dos monócitos do sangue e de células conjuntivas ou endoteliais e que é capaz de atacar e digerir corpos estranhos.
Os macrófagos são importantes células do sistema imunológico por participar da imunidade inata, tendo como suas principais funções a fagocitose de partículas estranhas, apresentadora de antígenos aos linfócitos (APC), promovem resposta inflamatória, reorganização tecidual e ação microbiana.
O valor de referência (normalidade) para os monócitos é de 200 a 1000 por milímetro cúbico de sangue, que corresponde a 2 a 10% do total de leucócitos (4000 a 10000/mm3). Em caso de monocitopenia, um médico deve ser consultado para avaliação e tratamento adequado, se necessário.
A alteração no número de monócitos pode indicar uma série de doenças ou problemas imunológicos. Um aumento nos valores de monócitos (monocitose) pode indicar presença de infeções crônicas, como a tuberculose, ou problemas no sangue como a leucemia monocítica aguda.
A hemoglobina, as plaquetas e se há presença dos blastos. Caso o resultado do hemograma indique que o nível de hemoglobina está baixo (menor que 12g/dl), plaquetas baixas (menor que 100.000/mm³) e mais de 20% de blastos, há uma grande probabilidade de ser uma leucemia aguda.
Os leucócitos granulócitos são os neutrófilos, eosinófilos, basófilos e os mastócitos; Os leucócitos agranulócitos são os linfócitos, os monócitos e os mastócitos; A memória imunológica ocorre com a ação dos linfócitos, e é importante para uma resposta rápida.
Os granulócitos são células de defesa do organismo, caracterizadas pela presença de grânulos em seu interior. São produzidos na medula óssea, encontrados na corrente sanguínea e compreendem os neutrófilos, eosinófilos e basófilos.
Aumento de linfócitos: infecções virais. Diminuição dos linfócitos: presença de doenças que afetam o sistema imunológico, como lúpus eritematoso disseminado e HIV. Aumento dos monócitos: presença de infecções ou distúrbios inflamatórios.
A principal função da hemácia é trocar dióxido de carbono por oxigênio na circulação pulmonar, trocar oxigênio por dióxido de carbono nos tecidos periféricos e transportar o dióxido de carbono de volta para os pulmões.
O volume plaquetário médio abaixo do normal está associado com extensão reduzida de doença arterial coronariana.
Alho: o selénio tem um efeito poderoso no nosso sistema imunitário. Pode ser encontrado, para além do alho, no atum, sardinha e brócolos, entre outros. Cogumelos: para além de selénio, os cogumelos são ricos em antioxidantes e contém vitaminas B – como riboflavina e niacina – que fortalecem o sistema imunitário.
O principal exame de sangue para confirmação da suspeita de leucemia é o hemograma. Em caso positivo, o hemograma estará alterado, mostrando na maioria das vezes um aumento do número de leucócitos (na minoria das vezes o número estará diminuído), associado ou não à diminuição das hemácias e plaquetas.
Este processo é chamado fagocitose, literalmente “células de comer.” Os macrófagos usam da fagocitose para recolher antigénios que eles podem apresentar a as células T auxiliares, alertando as células T para o fato de que existe um invasor estranho no corpo, e desencadear uma resposta imunitária.
Esse processo consiste no prolongamento citoplasmático com a formação de pseudópodes que englobam a partícula a ser ingerida. Após a captura, ocorre a formação de uma vesícula delimitada pela membrana plasmática da célula e com a partícula livre em seu interior. Essa bolsa recebe o nome de fagossomo.
Macrófagos do baço, fígado e da medula óssea fazem a fagocitose de eritrócitos em processo de degradação.
Os linfócitos e os macrófagos
Possuem a função de detectar e fagocitar os micro-organismos invasores, células mortas e outros tipos de resíduos. São as primeiras células a perceber que há invasores no corpo.
Os anticorpos são proteínas produzidas por nossas células de defesa que impedem que organismos patogênicos desencadeiem danos ao organismo. Eles são produzidos por um tipo especial de leucócito, o linfócito B (plasmócito, quando maduros), que é produzido pela medula óssea e distribuído pelo corpo via sistema linfático.
Eles fagocitam igual, os dois tem PRR (receptor de reconhecimento padrão), a diferença é que o neutrófilo fagocita e morre por apoptose em seguida enquanto que os macrófagos fagocitam e não destroi o antígeno até que o linfócito T auxiliar o ative.
Os linfócitos, especificamente, costumam ser aumentados quando há alguma infecção e sua quantidade serve como um indicativo para diversas doenças, como gripe, alergia, toxoplasmose, rubéola, leucemia e até mesmo HIV. Normalmente o resultado dos linfócitos vem discriminado junto com os leucócitos no hemograma completo.
Os linfócitos são células responsáveis pela defesa do corpo, por isso quando estão aumentados geralmente significa que o corpo está reagindo a algum microrganismo, como por exemplo bactérias, vírus, mas também podem estar aumentado quando existe algum problema na produção destas células.
Como jogar de 2 jogadores no Bully ps2?
Como identificar as bobinas de um motor elétrico?
Como saber o problema de pesquisa?
Como saber se a palavra é prefixo ou sufixo?
O que é preciso para drenar o solo de um vaso?
Como saber se a vaca está com mastite?
O que significa a expressão C'est la vie?
Como saber o refrão de uma música?
Como se faz um texto acadêmico?
Como que se escreve uma hora da tarde?
Como jogar Just Dance no PS4 com celular?
Como se escreve fala Brasileiro em inglês?
O que costuma não passar no detector de metais do aeroporto?