Quais são as formas de extinção da servidão?

Pergunta de Ricardo Marques Cruz em 27-05-2022
(49 votos)

Cancelar a servidão, mediante prova de extinção, quando houver: a) reunião dos dois prédios no domínio da mesma pessoa; b) supressão das respectivas obras em virtude de contrato ou outro título; c) desuso por 10 anos initerruptos (art 1.389, I a III – CC).

Quais as formas de extinção da servidão?

Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Se o prédio dominante estiver hipotecado, e a servidão se mencionar no título hipotecário, será também preciso, para a cancelar, o consentimento do credor.


Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Quem é o dono da servidão?

A servidão não se presume, pois constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

Quais as características da servidão?

A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. O objetivo da servidão é tornar a propriedade do prédio dominante mais útil ou condizente com sua finalidade. Em contrapartida, o prédio serviente tem seu uso parcialmente restringido.

AULA 11 - EXTINÇÃO DAS SERVIDÕES


41 curiosidades que você vai gostar

O que é servidão no Direito Civil?

É um instituto de direito real por meio do qual um prédio proporciona utilidade a outro, gravando o último, que é do domínio de outra pessoa.

Quais são as principais diferenças entre escravidão e servidão?

Qual é a diferença entre escravidão e servidão? A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém.

Quem são os sujeitos da servidão?

Assim, no caso da servidão, o sujeito passível é pessoa que for proprietária do prédio serviente. Não é uma pessoa certa e identificada, mas sim qualquer membro da coletividade, que tenha, ou venha a ter, a propriedade do imóvel sobre o qual recai o direito real aludido.

Como funciona uma servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.



Outras questões

Quais os perigos do mofo preto?

O que é necessário para abrir uma empresa online?

Quantos tipos de gametas um indivíduo Aabbccddeeff pode formar?

Qual o melhor editor de vídeo gratuito para PC?

Como o transistor aumenta a corrente?

Qual é o pior filme da história?

Sou MEI posso usar conta PF?

Quais são esses três elementos fundamentais para compreender toda e qualquer responsabilidade civil?

Pode assentar pedra mineira com argamassa?

Qual é a cocaína mais forte?

Precisa de autorização para fazer exame de DNA?

Qual é a maior torcida do Brasil 2020?

Qual é o dia mais longo de 2021?

Qual a importância das adaptações para o processo de Ensino-aprendizagem do aluno?

Quando a procuração tem que ser por instrumento público?

Como ativar o máximo do processador?

Qual é a função de uma embaixada?

Quais são os ossos mais fortes do esqueleto humano?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com