Quais são as formas de extinção da servidão?

Pergunta de Ricardo Marques Cruz em 27-05-2022
(49 votos)

Cancelar a servidão, mediante prova de extinção, quando houver: a) reunião dos dois prédios no domínio da mesma pessoa; b) supressão das respectivas obras em virtude de contrato ou outro título; c) desuso por 10 anos initerruptos (art 1.389, I a III – CC).

Quais as formas de extinção da servidão?

Salvo nas desapropriações, a servidão, uma vez registrada, só se extingue, com respeito a terceiros, quando cancelada. Se o prédio dominante estiver hipotecado, e a servidão se mencionar no título hipotecário, será também preciso, para a cancelar, o consentimento do credor.


Quais são os tipos de servidão?

As servidões ainda podem ser positivas, quando conferem ao dono do prédio dominante o poder de praticar algum ato no prédio serviente, e negativas quando é imposto o dever de se abster da pratica de determinado ato de utilização.

Quem é o dono da servidão?

A servidão não se presume, pois constituindo um ônus ao proprietário de um imóvel, na dúvida, deve ser tida por inexistente; É inalienável, uma vez que o titular da servidão, que é dono do prédio dominante, não pode transferi-la a terceiro.

Quais as características da servidão?

A servidão é um direito real sobre imóvel alheio que impõe um encargo (ônus) ao prédio serviente em favor do prédio dominante. O objetivo da servidão é tornar a propriedade do prédio dominante mais útil ou condizente com sua finalidade. Em contrapartida, o prédio serviente tem seu uso parcialmente restringido.

AULA 11 - EXTINÇÃO DAS SERVIDÕES


41 curiosidades que você vai gostar

O que é servidão no Direito Civil?

É um instituto de direito real por meio do qual um prédio proporciona utilidade a outro, gravando o último, que é do domínio de outra pessoa.

Quais são as principais diferenças entre escravidão e servidão?

Qual é a diferença entre escravidão e servidão? A principal diferença entre o servo e o escravo é justamente a questão da propriedade. Enquanto os escravos eram de seus senhores — e podiam, portanto, ser trocados ou vendidos em transações comerciais —, os servos não pertenciam a ninguém.

Quem são os sujeitos da servidão?

Assim, no caso da servidão, o sujeito passível é pessoa que for proprietária do prédio serviente. Não é uma pessoa certa e identificada, mas sim qualquer membro da coletividade, que tenha, ou venha a ter, a propriedade do imóvel sobre o qual recai o direito real aludido.

Como funciona uma servidão?

A servidão é um direito de gozo sobre imóveis que, em virtude de lei ou vontade das partes, se impõem sobre o prédio serviente em benefício do dominante, visando proporcionar valorização deste, bem como torná-lo mais útil.



Outras questões

Como fazer um pé de feijão crescer rápido?

Como plantar mudas de pimenta?

Como plantar capim corretamente?

Como consumir 100 gramas de proteína por dia?

Como fazer o musgo?

Como tirar tinta de caneta de bolsa verniz?

Qual a altura máxima de um coqueiro-anão?

Como zerar Simoleons no The Sims 4?

Quanto tempo leva para o maxixe produzir?

Como tirar tinta óleo de vidro?

Como sair da tela preta do Windows?

Como se livrar do vírus no PC?

O que tira mancha de poliuretano?

Como limpar parede pintada com tinta epóxi?

O que usar para tirar tinta spray da mão?

Como cadastrar suspensão de contrato doméstica?

Como tirar tinta de porta do cabelo?

O que tira tinta de spray de plástico?

Como tirar censura de fotos no celular?

Como tirar os resíduos de esmalte da unha?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com