Fontes de corrente contínua e de tensão constante são empregadas na maioria dos casos de soldagem MIG/MAG. Essa característica contrasta com as fontes de corrente constante utilizadas na soldagem TIG e com eletrodos revestidos.
Neste processo de solda MIG MAG o calor necessário para soldagem é obtido através de um arco elétrico estabelecido entre o metal base e o arame solido ou tubular alimentado por uma fonte de corrente contínua. O arame, o arco elétrico e a poça de fusão são protegidos da contaminação atmosférica por uma proteção gasosa.
A fonte de energia utilizada no processo MIG/MAG é do tipo corrente contínua ou corrente contínua pulsada. Para isso, pode ser utilizado um transformador retificador de corrente contínua ou um gerador.
A energia elétrica para soldagem pode ser gerada pela própria fonte no local de soldagem (fontes geradoras) ou obtida de uma rede de distribuição e transformada pela fonte (fontes conversoras). Em ambos os casos, a energia elétrica pode ser fornecida para soldagem na forma de corrente alternada (CA) ou contínua (CC).
Já para a soldagem MIG/MAG, a lista de equipamentos, inclui: Fonte de energia elétrica; Sistema de alimentação do eletrodo em forma de bobina de arame; Tocha de soldagem; Eletrodo para a abertura do arco; Fonte de gás protetor; Unidade para circulação de água para refrigeração da tocha, quando necessário.
18 curiosidades que você vai gostar
Por isso, confira, a seguir, itens indispensáveis para esse caso.Máscara de solda. ... Proteção auditiva. ... Luvas de Segurança. ... Botas de segurança. ... Máscara para fumos de solda. ... Avental. ... Toucas de algodão. ... Máquina de solda.
O processo é principalmente utilizado para soldar ferro e aço (incluindo o aço inoxidável), mas também podem ser soldadas com esse método ligas de níquel, alumínio e cobre.
A característica da fonte de soldagem é estabelecida pela mudança do fluxo de dispersão. A tensão em aberto diminui com um aumento no fluxo de dispersão.
Dentre os processos de soldagem, a soldagem a arco com eletrodo revestido (Shielded Metal Arc Welding - SMAW) é a mais utilizada no mundo inteiro. Isso é possível devido sua simplicidade, versatilidade e baixo custo.
A fonte de energia para soldar provem de uma máquina de corrente contínua (CC) ou corrente alternada (CA), a qual forma um circuito elétrico, por meio dos fios condutores do eletrodo à peça. Esse circuito fecha-se pelo contato da peça com o eletrodo.
A principal característica dos processos MIG/MAG é a proteção gasosa que envolve a atmosfera adjacente à poça de fusão e que é proporcionada por gases inertes ou misturas deles, no caso do processo MIG, e por gases ativos ou misturas de gases ativos e inertes, no caso do processo MAG.
O processo ficou caracterizado no mercado como MIG/MAG, ou seja, MIG (metal inert gas), quando o gás de proteção utilizado para proteção da poça de fusão é inerte, ou MAG (metal active gas), quando o gás de proteção da poça de fusão é ativo.
As principais vantagens da soldagem MIG/MAG são: soldar em qualquer posição; não ter perdas de pontas (ou a necessidade de remoção de escória);
Fontes de calor usadas na soldagem de metaisBasicamente são dois os tipos de fontes de calor usadas na soldagem de metais, sendo eles: arco elétrico e fonte oxiacetilênica. ... A temperatura do arco elétrico atinge valores de até 6000ºC.
Atualmente existem dois tipos básicos de fonte de soldagem para o processo MIG/MAG: as fontes convencionais e as fontes pulsadas. ... Os gases de proteção utilizados no processo MIG/MAG tem a função de proteger a poça de fusão dos contaminantes do ar atmosféricos e proporcionar a estabilidade do arco elétrico.
O gás de proteção básico para soldagem MIG/MAG é o argônio (Ar).
A fonte de energia mais adequada é a do tipo corrente constante, em que a corrente de soldagem sofre pouca influência de variações de comprimento e de tensão do arco.
Porém, por serem máquinas que só produzem correntes alternadas na saída, só podem ser usadas para soldar eletrodos, o que acaba restringindo seu uso em aplicações industriais.
Neste processo de soldagem é utilizada a corrente contínua (CC) e geralmente o arame é utilizado no pólo positivo (polaridade reversa). A polaridade inversa é raramente utilizada, pois, embora proporcione uma maior taxa de fusão do eletrodo, proporciona um arco muito instável.
Não se sabe exatamente quando a soldagem foi inventada, mas os indícios dos primeiros forjamentos de metais são da Era do Bronze entre 2000 AC e 3000 AC. O processo de Soldagem por forjamento consiste em aquecer dois metais até antes dos seus pontos de fusão e, através de força bruta, uni-los, normalmente a marteladas.
O processo de soldagem por Arame Tubular tem duas variantes, podendo ser protegido por gás inerte, por gás ativo ou mistura destes ("dualshield") ou autoprotegido, sem a utilização de gases de proteção ("innershield").
Há diversos processos de soldagem, mas basicamente 3 são os mais comuns:Eletrodo Revestido (Arco Manual);TIG;MIG/MAG.
As instalações em cobre tem seus tubos e conexões unidos por solda de prata. Esse tipo de material é utilizado geralmente nas instalações de água quente.
A soldagem TIG pode ser utilizada numa ampla gama de metais, como: aços carbono de baixa liga, aços inoxidáveis, ligas de alumínio, níquel, cobre e magnésio, chapas de espessuras finas e materiais não similares.
Como tornar privado a lista de amigos no Facebook?
Qual a origem do nome dos signos?
Como Tonalizar com tinta e creme?
Quantas aulas teóricas são na auto escola?
Qual o trabalho da Pomba Gira?
É possível suspender a internet?
Como baixar o navegador Opera?
Porque os chineses fumam tanto?
Como tornar Office 365 padrão?
Como cortar o cabelo do seu cachorro?
Como é uma aula de treinamento funcional?
Como a escola pode ser um lugar de inclusão?
Como funciona a suspensão temporária?
Como desativar temporariamente a internet?
Como tomar whey sem ser com leite?
Como isolar o barulho do ar condicionado de janela?