Quais são as etapas de um aconselhamento genético?

Pergunta de Carolina Costa em 31-05-2022
(73 votos)

As etapas do aconselhamento genético são: Levantamento de histórico pessoal e familiar, avaliação dos exames clínicos e genéticos já realizados e indicação de outros exames, se necessário.

Quais são os tipos de aconselhamento genético?

Exames físicos, psicológicos e laboratoriais: o médico realiza uma série de análises para verificar se há alguma alteração física que possa estar relacionada com a genética. Além disso, podem ser analisadas fotos de infância da pessoa e da sua família para também observar características relacionadas à genética.


O que é o aconselhamento genético?

O aconselhamento genético traz informações sobre o risco de recorrência de doenças, o manejo clínico e prognóstico , possibilidades de tratamentos. Sem o conhecimento não temos como saber qual é o melhor caminho para isso estaremos ao seu lado desde o princípio que começa com a sua consulta com um médico geneticista.

O que é aconselhamento genético e quando é recomendado?

Normalmente o aconselhamento genético é indicado para pessoas com histórico de câncer ou doenças degenerativas em parentes próximos. Para quem pretende ter filhos, é indicado para casais com idade avançada, portadores de alguma doença genética ou com filhos que possuem malformações e/ou anomalias.

O que é e qual é a importância do aconselhamento genético?

O aconselhamento genético tem a finalidade de nortear as pessoas sobre a tomada de decisões a respeito da procriação, ajudando-as a entender como a hereditariedade pode colaborar para a ocorrência ou risco de recorrência de doenças genéticas, como é o caso da anemia falciforme.

Etapas do aconselhamento genético


34 curiosidades que você vai gostar

O que é o aconselhamento genético em câncer?

O aconselhamento genético consiste em uma ou mais consultas com um especialista em genética, onde a primeira consulta geralmente envolve uma discussão aprofundada sobre seu histórico médico pessoal e familiar envolvendo as últimas três gerações, incluindo: Pessoas da família diagnosticadas com câncer.

Qual a importância da equipe multiprofissional no aconselhamento genético?

Nas sessões de aconselhamento genético os geneticistas geralmente buscam o entendimento em relação a história da doença na família e esquematizam estas informações que mostra as relações de parentesco da família conforme as informações do paciente.

Em que situações é recomendável que se procure um serviço de aconselhamento genético?

O aconselhamento genético, portanto, só é indicado se o homem, a mulher, algum de seus filhos ou parentes apresentam doença genética herdada, como cardiopatias graves ou síndromes raras. Casos de abortos de repetição e casais cosanguíneos (primos de primeiro grau) também devem fazer a investigação.

Em que situações o heredograma é recomendado?

Os heredogramas permitem avaliar como ocorre a herança de algumas características. Analisando o heredograma, conclui-se que o caráter afetado é recessivo, ou seja, só se manifesta em homozigose.



Outras questões

O que tem Dia 29 de janeiro?

Qual a importância de comemorar aniversário?

Qual pão não contém glúten?

Como saber o QUALIS pelo fator de impacto?

Quem pode comungar?

Qual injeção dói mais que a Benzetacil?

O que significa azeite nas lamparinas?

Como se chama uma pessoa cuidadosa?

O que fazer para aumentar a albumina?

Como tratar água de piscina com cloro líquido?

Qual é a pena da comunicação falsa de crime ou contravenção?

Quanto dura um giga de internet?

Qual a diferença da taxa IPCA-e TR?

O que uma árvore precisa?

O que é a sensibilidade dB?

Quais são as partes que compõem um projeto de lei?

Como saber se o cisto está crescendo?

O que define uma boa ética profissional?

Quais os tipos de dança na igreja?

O que acontece depois da publicação da ata de distribuição?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com