A eritropoese pode ser dividida em três fases distintas: a vinculação da célula progenitora pluripotencial com a diferenciação eritroide, a fase eritropoetina-independente ou precoce, e a fase eritropoetina-dependente ou tardia.
Eritropoiese é o processo de produção e de maturação dos glóbulos vermelhos (eritrócitos/hemácias) que ocorre na medula óssea através das células tronco hematopoiéticas. Em fetos ou pacientes com anemias graves esse processo ocorre no fígado ou baço (eritropoese extramedular).
O processo de produção de eritrócitos é estimulado pela diminuição de oxigênio na circulação, que é detectada pelo rim, que então secreta o hormônio eritropoietina. Esse hormônio estimula a proliferação e diferenciação dos precursores dos eritrócitos nos tecidos hematopoiéticos, dando origem aos eritrócitos.
A produção de hemácias (eritropoiese), nos animais adultos, ocorre na medula óssea a partir de uma istem Cell; que se diferencia em Unidade Formadora de Explosão Eritróide e posteriormente em UFC8 Eritróide por estimulação da interleucina 3, dos hormônios tireoidianos, andrógenos e da EPO, iniciando um processo de ...
O tempo necessário para a maturação de um eritrócito é de aproximadamente sete dias e envolve basicamente três mecanismos que acontecem em conjunto: primeiro, as mitoses para multiplicação e que provocam diminuição do tamanho das células; segundo, a hemoglobinização crescente, que reduz a basofilia e aumenta a ...
A eritropoese é o processo de produção e maturação de hemácias que ocorre na medula óssea em adultos normais e no baço ou fígado em fetos ou pacientes com anemias graves.
As hemácias são produzidas na medula óssea e sua produção (eritropoiese) é estimulada pelo hormônio glicoproteico chamado de eritropoetina. Esse hormônio é produzido após o nascimento principalmente pelos rins, já na fase fetal é produzido no fígado.
Linfopoiese é o processo de produção de linfócitos, como células B, células T e células natural killer, na medula óssea. Nesse processo, células progenitoras na medula óssea se diferenciam em linfócitos. ... As células T no timo permanecem em um ambiente livre de antígeno por quase uma semana.
OUTROS TÓPICOS NESTE CAPÍTULO
Fases da eritropoiese
Na vida intra-uterina, os eritrócitos são produzidos pelo saco vitelino no primeiro trimestre, pelo fígado, no segundo, e pela medula óssea a partir do terceiro trimestre e continua após o nascimento.
O tempo necessário para a maturação de um eritrócito é de aproximadamente sete dias e envolve basicamente três mecanismos que acontecem em conjunto: primeiro, as mitoses para multiplicação e que provocam diminuição do tamanho das células; segundo, a hemoglobinização crescente, que reduz a basofilia e aumenta a acidofilia do citoplasma; e, ...
Em suma, a eritropoetina estimula a medula óssea a fabricar determinadas substâncias que serão responsáveis pela produção de eritrócitos maduros (glóbulos vermelhos). Esse hormônio glicoproteíco é indicado para auxiliar no tratamento da anemia associada à insuficiência renal crônica, bem como para pacientes em diálise.
O que fazer quando o teclado fica desconfigurado?
Qual é o CFOP de entrada para 5655?
Quantos submarinos O Brasil terá?
Qual o melhor alimento para desintoxicar o organismo?
O que diz o artigo 1.348 do Código Civil?
Como é feita a alvenaria de vedação?
Como tirar print de apenas um monitor?
Qual a ordem dos 7 pecados capitais?
O que diminui o efeito do anticoncepcional?
O que significa chamar alguém de bebê?
Quando a mãe tem esquizofrenia eu posso ter?