Existem quatro etapas básicas da conciliação: Apresentação; Apresentam-se às partes presentes; pergunta-se como gostariam de ser chamadas. ... Esclarecimentos; ... Criação de Opções; ... Acordo.
Regida pelos princípios da independência, da imparcialidade, da autonomia da vontade, da confidencialidade, da oralidade, da informalidade e da decisão informada, a mediação é dividida, para alguns doutrinadores, em cinco etapas: pré-mediação, investigação, “cáucus”, criação de opções e fechamento.
Consiste na realização de conciliação como forma de resolver conflitos nas áreas cível ou de família. A solicitação pode ser para a modalidade processual, quando já existe um processo na Justiça, ou para a modalidade pré-processual, quando não existe processo na Justiça.
A característica primordial da conciliação é que seja recomendada para as partes que não tenham um contato prévio, ou seja, um vinculo ou relação anterior, propondo as partes a melhor solução para aquele conflito estabelecido conforme dispõe o art. 165, § 2°do CPC.
Art. 1º São princípios fundamentais que regem a atuação de conciliadores e mediadores judiciais: confidencialidade, decisão informada, competência, imparcialidade, independência e autonomia, respeito à ordem pública e às leis vigentes, empoderamento e validação.
31 curiosidades que você vai gostar
A mediação é baseada nos seguintes princípios:princípio da busca pelo consenso;princípio da confidencialidade;princípio da competência;princípio da decisão informada;princípio da imparcialidade;princípio da isonomia entre as partes;princípio da independência e autonomia;
O Mediador pautará sua conduta nos seguintes princípios: Imparcialidade, Credibilidade, Competência, Confidencialidade, e Diligência.
A principal característica da conciliação consiste na hipótese de que se as partes não chegarem a um entendimento o conciliador pode propor uma solução, que a seu ver seja a mais adequada àquela situação. Ficando a vontade das partes a aceitação da solução proposta pelo conciliador.
A própria lei Arbitral (Lei nº 9.307/96)é fundamentada nos seguintes princípios: contraditório; igualdade das partes; da imparcialidade do árbitro e de seu livre convencimento Não podemos deixar de citar outros dois princípios fundamentais no instituto arbitral, a garantia processual e autonomia da vontade.
Onde fica a ementa em um processo?
Como obter cópia de processo arquivado?
Como transformar a fração em raiz?
Como conseguir uma placa verde?
Como tornar uma função Sobrejetora?
O que é uma fonte histórica Cite exemplos?
Como conseguir um registro de patente no Brasil?
Como transformar uma imagem em tabela?
Como pegar o resto de uma divisão em Java?
Como se tornar um ativista do Greenpeace?
Como transformar uma frase composta em simples?
Como instalar o Big Sur em Mac antigo?
Quanto ganha uma barriga de aluguel nos EUA?
Quais as formas de polinização?
Como calcular ppm de defeitos?
Como fazer para ser atendente da Vivo?
Como transformar uma frase em pergunta inglês?