Nos algoritmos temos 3 estruturas básica de controle nas quais detalharemos mais adiante. São elas: seqüencial, condicional e de repetição.
Uma estrutura ou registro é o nome dado a alocação de uma ou mais variáveis de tipos diferentes agrupadas sob um único nome. Estruturas constituem um importante recurso para organizar os dados de um programa já que trata um grupo de valores como uma única variável.
O princípio básico de programação estruturada é que um programa é composto por blocos elementares de código que se interligam através de três mecanismos básicos, que são seqüência, seleção e iteração.
Algoritmo – Estruturas CondicionaisPseudocódigo:Fluxograma:Pseudocódigo:Conclusão:
As suas características são: finitas, o algoritmo deve eventualmente resolver o problema; bem definidas: os passos devem ser definidos de modo a serem entendidos; efetivas, deve sempre resolver o que tem para solucionar, antecipando falhas.
37 curiosidades que você vai gostar
Um algoritmo é uma sequência de raciocínios, instruções ou operações para alcançar um objetivo, sendo necessário que os passos sejam finitos e operados sistematicamente.
Uma das formas para representar algoritmos, e também é a mais simples e tranquila, é a narração descritiva. Consiste em apenas escrever, de forma textual, o que precisa ser feito. É preciso salientar que este tipo de representação é pouco utilizada. Em geral, usa-se o algoritmo passo a passo com mais frequência.
Estruturas condicionais composta (SENÃO - ELSE)
SE (a > b) ENTÃO Exibir mensagem "o número A é maior que o número B". SENÃO Exibir mensagem "o número A é menor que o número B".
A linguagem C nos oferece comandos para trabalharmos com dois tipos de estruturas condicionais: if...else e switch... case.
Estrutura condicional
Permite a escolha do grupo de ações e estruturas que serão executados, quando determinadas condições, representadas por expressões lógicas (verdadeiro ou falso), forem ou não satisfeitas.
Em termos práticos, uma estrutura é um forma conveniente de agrupar vários pedaços de informação relacionados. Uma estrutura pode ser definida como um novo tipo de dados, aumentando os tipos de dados built-in da linguagem C. Isto é sempre recomendável, pois torna o código mais legível e mais simples de programar.
Abaixo, os quatro pilares da programação orientada a objetos:1 - Abstração. Antes de mais nada, imagine o que esse objeto irá realizar. ... 2 - Encapsulamento. ... 3 - Herança. ... 4 - Polimorfismo.
Em ciência da computação, estrutura de controle (ou fluxo de controle) refere-se à ordem em que instruções, expressões e chamadas de função são executadas ou avaliadas em programas de computador sob programação imperativa ou funcional.
Formato Básico do Pseudocódigo e Inclusão de Comentários
A primeira linha é composta pela palavra-chave algoritmo seguida do seu nome delimitado por aspas duplas. Este nome será usado como título nas janelas de leitura de dados (nas futuras versões do VisuAlg, talvez utilizemos este dado de outras formas).
fluxograma – representação gráfica; pseudocódigo (português estruturado) – representação textual. eliminação da ambiguidade intrínseca à linguagem natural.
Um algoritmo nada mais é do que uma receita que mostra passo a passo os procedimentos necessários para a resolução de uma tarefa.
As estruturas de repetição, executam a repetição de um conjunto de instruções enquanto uma determinada condição é verdadeira. Em linguagem C, existem três estruturas de repetição, são elas: for, while e do… while. Cada uma destas estruturas tem a sua particularidade em termos de funcionamento.
A estrutura condicional if/else é um recurso que indica quais instruções o sistema deve processar de acordo com uma expressão booleana. Assim, o sistema testa se uma condição é verdadeira e então executa comandos de acordo com esse resultado.
A construção if executa uma sentença ou bloco de sentenças somente se uma determinada condição for verdadeira. A Figura 2 ilustra a sintaxe da estrutura condicional if em C. Ela controla se o próximo bloco de sentenças deve ser executado ou não. O bloco de sentenças é delimitado pelas chaves (“{” e “}”).
Existem diversas estruturas de dados utilizadas na programação, as quatro principais são: Listas e suas variações (filas, pilhas, deques, listas circulares…), Árvores e suas variações (binárias, binárias de busca, não binárias…), Grafos, Tabelas Hash, que são largamente utilizadas na implementação de aplicações.
É muito comum na programação, precisarmos que determinado bloco de código seja executado apenas se determinada condição for satisfeita. Para esses casos, Python disponibiliza formas de se controlar o fluxo de execução de programas: são as chamadas Estruturas Condicionais IF/ELIF/ELSE .
A condição na linguagem C é definida como uma expressão que pode ser verdadeira ou falsa. À este tipo de expressão dá-se o nome de expressão lógica. Por exemplo, (3 > 2) é uma expressão lógica que possui valor verdadeiro. Por outro lado, (4 < 1) é uma expressão lógica que possui valor falso.
01 Representação de Algoritmos As principais formas de representação de um algoritmo são: • Descrição Narrativa; • Fluxograma; • Pseudocódigo. 02 Representação de Algoritmos Descrição Narrativa (ou algoritmos naturais): são algoritmos usados no dia-a-dia, descritos em linguagem natural.
Entrada, processamento e saída
Onde temos: -Entrada: são os dados de entrada do algoritmo. -Processamento: são os procedimentos utilizados para chegar ao resultado final. -Saída: são os dados já processados.
O comando de entrada é representado pela palavra reservada Leia ou Ler, e o comando de saída é representado por Escreva ou Imprima.
Onde e quando surgiu o suprematismo?
O que é o lucro de uma empresa?
Como atualizar a Netflix na minha TV Samsung?
Qual o sentido da conjunção embora?
Quais são os principais tipos de comunicação Empresarial?
Quais são as principais características do fascismo?
Como baixar Hotmart na Smart TV?
O que é a continência no processo civil?
Em que cidade fica a Fazenda da Esperança?
O que pode ser uma dor no lado esquerdo?
Quais os tipos de aposentadoria compulsória?