Além das alterações nas formas de relevo continentais e oceânicas, a movimentação das placas tectônicas também acarreta outros fenômenos geológicos, como a ocorrência de terremotos e também a manifestação dos vulcões.
As regiões onde esse tipo de choque ocorre são suscetíveis a terremotos. Diferente das demais, as placas convergentes são as únicas que se afastam. Pela falha aberta na crosta pode escapar magma, dando origem a ilhas vulcânicas.
Os movimentos realizados pelas placas tectônicas ocorrem em virtude das altas temperaturas existentes no interior da Terra. A crosta terrestre encontra-se sobre o manto, camada da Terra composta por magma. O intenso calor provoca a movimentação circular do manto em correntes de convecção.
Dependendo do envolvimento de placas oceânicas ou continentais, causam diversas consequências como terremotos, subducção, tsunamis, formação de falhas ou surgimento de cadeias montanhosas.
Os movimentos das placas tectônicas
CONSEQÜÊNCIAS DO MOVIMENTO CONVERGENTE Colisão entre placas (contato destrutivo); Subducção de placas; Formação de fossas oceânicas; Formação de ilhas; Formação de montanhas continentais; Atividades sísmicas; Vulcanismo; Maremotos (tsunamis).
O movimento conservativo ocorre em áreas de falhas, onde as placas deslizam uma em relação à outra, vertical ou horizontalmente e de forma paralela, sem divergência ou convergência. A fricção causada por esses limites gera a chamada zona de terremotos.
As placas tectônicas são enormes blocos que fazem parte da camada sólida externa do planeta Terra, a crosta terrestre. Elas sustentam os continentes e os oceanos e são conduzidas pelas correntes de convecção, resultado do calor irradiado do magma incandescente da Terra, que está em constante movimento.
Segundo a teoria da tectônica de placas, as placas tectônicas são criadas nas zonas de divergência, ou "zonas de rifte", e são consumidas em zonas de subducção. É nas zonas de fronteira entre placas que se regista a grande maioria dos terremotos e erupções vulcânicas.
Desse modo, o que faz as placas tectônicas movimentarem-se é justamente o movimento desse magma! E esse movimento não acontece de uma maneira qualquer, mas sim obedecendo a uma variação cíclica, que chamamos de correntes ou células de convecção da Terra. Observe o esquema a seguir e veja como esse movimento acontece:
Quais são os tipos de limites entre as placas tectônicas? Os limites entre as placas tectônicas referem-se aos locais de encontro entre esses blocos rochosos, correspondendo, então, às fronteiras das placas, onde há intensa movimentação provocada pelas forças internas da Terra. 1.
Ao movimento das placas dá-se o nome de limites tectónicos e são eles que alteram a "face" do planeta. Quando os limites são divergentes, duas placas afastam-se uma da outra e originam a formação de uma terceira.
Essa movimentação ocorre devido às forças provenientes do interior da Terra, especialmente em altas temperaturas. Esses movimentos são lentos e contínuos e realizam-se no que chamamos de limites entre as placas, podendo ser de afastamento, de colisão ou laterais.
Qual o ano de maior desmatamento no Brasil?
O que significa a frase O sol brilha para todos?
Precisa de alvará para vender em casa?
Qual o principal símbolo do batismo e o que significa?
Quais são os tipos de placa mãe?
O que é relatório de atividades?
É verdade que a Lua é feita de queijo?
Quais os principais equipamentos para movimentação de cargas?
O que acontece se eu não renovar a matrícula na faculdade?
O que há na parede do duodeno?
Qual a multa para corretor sem Creci?
O que é uma sentença mandamental?
Quais frutas é boa para engordar?
Como é o furo de orelha humanizado?