A compactação altera uma série de fatores que afeta o crescimento radicular, como aeração, retenção de água, resistência à penetração de raízes podendo, inclusive, aumentar a susceptibilidade do solo à erosão, como será discutido a seguir.
Uma das consequências mais drásticas da compactação do solo para as plantas, envolve o crescimento radicular, que é a má formação estrutural das raízes, que prejudica a absorção de nutrientes e causa a baixa produtividade das culturas em um solo compactado.
Um solo pode ser quimicamente bom, mas, ocorrendo a compactação, as plantas não se beneficiam adequadamente dos nutrientes disponíveis, uma vez que o desenvolvimento de novas raízes fica prejudicado e é nelas que ocorre a maior taxa de absorção.
Os principais efeitos da compactação do solo englobam o aumento da sua densidade e resistência mecânica juntamente com a diminuição do volume de poros, especialmente os de maior tamanho (macroporos).
A compactação do solo é o aumento da densidade do solo e a redução da sua porosidade, que se dá quando ele é submetido a um grande esforço ou a uma pressão contínua. A compactação é causada pela ação do homem ao manejar o solo utilizando máquinas e implementos de maneira inadequada.
34 curiosidades que você vai gostar
A compactação é definida como o aumento da densidade do solo em um mesmo volume com a redução da sua porosidade. Isso ocorre quando o solo é submetido a um grande esforço ou compressão, expulsando o ar dos poros e rearranjando as partículas.
A compactação de solo ocorre quando há o aumento da densidade do solo, que pode ser ocasionado pelo tráfego contínuo de máquinas agrícolas pesadas e animais de grande porte ou ainda do manejo inadequado do solo.
Um dos efeitos da compactação é a modificação da estrutura do solo, podendo limitar a adsorção e a absorção de nutrientes, a infiltração e a distribuição de água, resultando em problemas no estabelecimento e no crescimento das raízes (FLOWERS; LAL, 1998; KLEIN; LIBARDI; SILVA, 1998; IMHOFF, 2002).
Com a compactação, a porosidade total sofre reduções pela compressão exercida pelo maquinário, enquanto a densidade aumenta. ... Os resultados mostraram que a compactação promoveu reduções significativas na porosidde e permeabilidade do solo, mesmo após o cultivo.
Existem dois principais tipos de compactação de solo, a estática e a vibratória.Compactação Estática.Compactação Vibratória.Compactadores de Percussão.Rolos Compactadores.Placas Compactadoras.
Causas da compactação do solo
a necessidade de máquinas cada vez mais pesadas – visando aumentar o rendimento operacional; trânsito nas lavouras em épocas de alta umidade do solo; a mais importante: produção insuficiente de palha e ausência de rotação de culturas efetiva nos sistemas de produção.
O principal efeito da compactação do solo é a perda de poros. Com o aumento da densidade, diminuem-se os poros e, assim, a água não consegue se infiltrar. Sem água no solo, as plantações não sobrevivem. Além disso, num solo compactado, as raízes não conseguem crescer além da camada superficial.
Clima, pragas e falta de mão de obra estão entre os entre os problemas mais citados pelos produtores rurais no Brasil. Os dados são da 7ª Pesquisa Hábitos do Produtor Rural ABMRA, que fez mais de 200 perguntas a respeito dos principais desafios enfrentados homem do campo.
O solo compactado vem resultando na diminuição no crescimento das raízes em profundidade, predispondo a planta à morte em curtos períodos de seca, no acúmulo de água na superfície do solo impossibilitando a respiração das raízes e favorecendo o processo de erosão hídrica do solo.
O desmatamento é uma prática muito comum para a realização da agropecuária. A retirada da cobertura vegetal provoca a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.
Como a compactação diminui a quantidade de poros grandes, ela tem grande influência na transmissão da água em um solo saturado. É sabido, em mecânica de solo, que o logaritmo da condutividade hidráulica aumenta linearmente com o tamanho dos poros.
Gimenez, a compactação ocorre quando o solo recebe uma carga superior à sua capacidade de suporte, desta forma ações mecânicas alteram a estrutura do solo, reduzindo o espaço poroso e elevando a densidade. Ele ressalta que o solo úmido é mais vulnerável ao processo.
Quando se compacta com baixa umidade, o atrito entre as partículas é maior. Como consequência disso, não ocorre redução significativa no vazio entre os grãos. Em umidades mais elevadas, a água propicia um efeito de lubrificação entre as partículas, que se acomodam em um arranjo mais compacto.
A erosão, além de danificar o meio ambiente, retira uma camada superficial do solo que é rica em nutrientes, o que reduz o potencial produtivo das terras e pode gerar prejuízo na lavoura.
Nesse sentido, um solo degradado pode sofrer perda de nutrientes e estrutura, acidificação, salinização e redução de matéria orgânica e permeabilidade. Contudo, essas consequências podem ser provocadas por fatores químicos, físicos e biológicos, que resultarão no esgotamento do terreno.
Com base no grau de erosão, pode ser classificada em: Erosão laminar ou linear; Erosão em sulcos e Erosão em voçorocas. A erosão laminar é aquela que ocorre em toda a área, caracterizada pelo arraste de uma camada muito fina e uniforme do solo, - a forma mais perigosa de erosão.
A compactação de solo tem por objetivo reduzir possíveis variações volumétricas, quer pela ação de cargas, quer pela ação da água; aumentar a resistência e impermeabilizar o solo.
Os processos de compressão podem ocorrer por compactação (redução de volume devido ao ar contido nos vazios do solo) e pelo adensamento (redução do volume de água contido nos vazios do solo).
A compactação objetiva transformar o solo natural em um material mais denso, ou seja, aumentar o peso específico aparente. Como conseqüência, ocorrem melhorias substanciais nas propriedades de engenharia, tais como: aumentar a resistência ao cisalhamento, reduzir a compressibilidade e aumentar a resistência à erosão.
Em solos compactados, o crescimento radicular é limitado pelas camadas mais compactas do solo, impondo ás raízes, certo impedimento físico para o crescimento e desenvolvimento radicular (figura 1).
Como limpar o cache do Lightroom Mobile?
Como saber ler um hemograma completo?
O que é localizar informações explícitas em um texto?
Como se consolida o Estado Democrático de Direito na História do Brasil?
Como proteger a nossa energia?
O que pode aparecer no exame de urina?
Quando o Brasil contraiu sua primeira dívida externa?
Como neutralizar os sentimentos?
Como detectar infecção urinária no exame de sangue?
O que são as propriedades da adição?
Quais são os efeitos da amônia no organismo?
Como identificar as notas musicais de ouvido?
Como é que os tubarões nascem?
Como identificar folhas de hortelã?