Características dos Movimentos Sociais Ações coletivas; Organização de passeatas, greves, denúncias e marchas; Manifestações que podem ou não ser pacíficas; Revolucionários ou reformistas.
É comum que os movimentos sociais surjam da iniciativa do povo, tanto por via revolucionária, quanto pacífica. Sua motivação é quase sempre alguma injustiça social, a partir da qual encorpam e podem conseguir alguma transformação. Os movimentos sociais surgem tanto da iniciativa revolucionária quanto de movimentos pacíficos.
Os movimentos sociais passaram a ser mais estruturados, com fóruns nacionais.Um grande exemplo são o fórum da luta pela moradia, fórum da reforma urbana e o fórum da reforma agrária. Foi neste momento em que o Brasil presenciou a eclosão do Movimento Sem Terra , conhecido como MST, além do movimento dos desempregados.
Apesar das divergências, existe uma convergência sobre os movimentos sociais: a constatação de tensões sociais e a iminente ruptura de uma mudança social. De qualquer modo, faz-se necessário perceber que há uma antiga história de tensões que representam grandes movimentos sociais do mundo moderno. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;)
Os movimentos sociais são de extrema importância para a formação de uma sociedade democrática ao tentarem possibilitar a inserção de cada vez mais pessoas na sociedade de direitos.
Quanto tempo demora para fazer hemodialise?
Qual o valor do IPVA de uma moto em Pernambuco?
Quem foi o criador do empreendedorismo?
O que seria o nicho de mercado?
Porque quando a idade chega a barriga cresce?
É possível afirmar que existe água líquida em Marte?
Qual o impacto da deficiência de infraestrutura de transportes no Brasil sobre a agricultura?
Faz mal comer bolo com muito fermento?
Quanto vou gastar para fazer uma laje de 40 metros?
O que pode acontecer se a febre estiver muito alta?
Quem é a mãe mais nova do mundo?
Qual é o impacto da ISO 14000 nos negócios?
É normal aumentar o peso fazendo musculação?