Resultado/Discussão: A violência protagonizada nas salas de aula possuem diversas causas como: a transferência do papel dos pais na educação de seus filhos e o consequente acúmulo de funções por parte do educador; a falta ou insuficiência de políticas públicas, resultando num sentimento de incapacidade por parte dos ...
Denominamos violência escolar: todos os atos ou ações de violência comportamentos agressivos e anti-sociais, incluindo conflitos interpessoais, danos ao patrimônio, atos criminosos, marginalizações, discriminações, dentre outros praticados por entre a comunidade escolar (alunos, professores, funcionários, familiares e ...
Violência na escola: como ajudar a combater?
A violência dentro do contexto escolar se manifesta entre os estudantes pelas agressões físicas, verbais, materiais, cyberbullying, social e psicológica, essas comumente são ações que perpetram o bullying.
Por isso, a atitude de confrontação pode ser um dos principais gatilhos para a violência nesses casos — como uma ordem para que o aluno se retire de sala. Nesse sentido, a ausência do debate sobre convivência escolar na formação dos professores representa um grande desafio.
Na rede pública, esse número sobe para 65%. Segundo pesquisadores da Unesco, a violência nas escolas se manifesta por meio de agressões, roubos e assaltos, estupros, depredações, porte de armas e discriminação racial. Ainda segundo a mesma investigação, 70% dos alunos que possuem armas já as levaram para a escola.
Quando o Estado faz uso da violência (coerção, punição, restrição de liberdade, restrição de propriedade), está é considerada legítima e legal, mesmo que sua ação tenha um fulcro violento, por entender-se que é seu papel se valer deste poder para garantir a defesa da coletividade.
Garantir que sobreviventes e pessoas em risco de violência tenham acesso a apoio abrangente incluindo serviços de saúde de qualidade, apoio psicossocial, justiça e serviços jurídicos, abrigos e espaços seguros e assistência econômica.
Mas, em quais áreas é mais eficiente colocar recursos para diminuir a violência? Se engana quem pensa que a única opção é investir em medidas de repressão. Diversos trabalhos científicos relacionam a diminuição da violência a investimentos em saúde, educação, moradia, cultura e emprego.
A violência do professor contra o aluno em sala de aula pode acontecer de diversos modos: através de atitudes que expressem desprezo, discriminação, intimidação, repressão; de palavras que magoam, humilham, rebaixam e ferem a auto-estima; piadas de mau-gosto; abuso de poder.
A violência nas escolas não é um fenómeno novo. Todavia tem vindo a assumir proporções tais que a escola não sabe que medidas tomar para sanar este problema.
Os quatro tipos podem, ainda, ser reunidos em três grupos maiores, sendo eles a violência contra a escola (depredação do patrimônio e desvalorização do professor), violência da escola (instituição como excludente nos casos de orientação sexual, gênero, raça e classes sociais) e violência na escola (relação entre aluno-aluno e aluno-professor).
São vários os fatores que desencadeiam em violência, como a desigualdade social, desvalorização de carreira, estrutura familiar, condições emocionais do aluno, intolerância e bullying. Como a escola pode lidar com a violência escolar?
Especialistas são convidados a se manifestar sobre questões como a presença de policiais nos colégios, o fechamento de instituições devido a toques de recolher, agressões e assassinatos envolvendo alunos e professores, bullying etc. As relações entre a violência e a Educação têm sido investigadas no Brasil desde a década de 1980.
Como deixar de ser uma pessoa individualista?
Qual a classificação da palavra águia?
Como descobrir a chave de acesso de uma nota fiscal eletrônica?
Como começar a escrever um blog?
Como saber se meu porquinho-da-índia está estressado?
É normal a pele coçar após peeling?
Qual a melhor parte da maconha?
Como saber se a geladeira funciona?
Como saber se o poço Semi-artesiano secou?
Como saber se uma ação está barata ou cara?
Como validar o QR Code do licenciamento?
Como saber se o problema é o monitor?
Quando está na hora de trocar o pneu da bike?
Como saber se o porcelanato e de boa qualidade?