O Teatro Épico utiliza uma série de instrumentais diretamente ligados à técnica narrativa do espetáculo, onde os mais significativos são: a comunicação direta entre ator e público, a música como comentário da ação, a ruptura de tempo-espaço entre as cenas, a exposição do urdimento, das coxias e do aparato cenotécnico, ...
Teatro diégese é um teatro narrativo. Mostrar por meio da narração, e não da representação. Contexto social vivido por Brecht: ênfase do capitalismo e desfavorecimento das classes baixas.
Brecht chegou a um conceito próprio de epopeia para tornar o espetáculo mais eficaz na luta social, fornecendo meios para a realização do Teatro político, denominado Teatro Épico. argumentação que aguça o espírito crítico, produzindo o distanciamento; busca de impacto emocional; justificação de cada cena por si mesma.
O enredo se desenvolve sem um encadeamento linear cronológico entre as cenas, de modo a poder misturar presente e passado, procurando evitar o envolvimento do ator e do espectador na trama, sempre com o intuito de provocar a reflexão e de despertar uma visão crítica do que se passa, sem levar ao desfecho dramático e ...
O teatro do absurdo tem como característica unir comicidade ao sentimento de perda de referências do homem moderno. Faz, também, um paralelo com a ciência, responsável pela superação de antigas “certezas” e com as artes plásticas, que elevam o abstracionismo como uma forma de arte tão válida quanto o figurativismo.
Algumas das características desse estilo de encenação são: a limitação da ação, área delimitada para a representação e a preferência por espaços e públicos menores, procurando assim, estabelecer uma conexão mais profunda com a platéia.
Gestus Social significa: a expressão mímica e de gestos, das relações sociais que existem entre as pessoas de uma determinada época” (BRECHT 1967, p.
Ele também propõe elementos para causar esse afastamento/estranhamento das personagens como: quebra da quarta parede, onde há interação direta com o público; personagens não representam indivíduos, mas sim a classe social em que vivem; os Gestus, movimentos repetidos dos atores que classificam a classe de seus ...
O teatro épico procura fazer com que através de suas apresentações o público passe a refletir sobre o que vê e ouve e tenha a sua própria opinião crítica. O espectador nestas encenações é provocado a refletir tendo uma visão crítica daquilo que está sendo apresentado.
Os tipos de teatro (técnicas ou formas utilizadas no Teatro do Oprimido) são variados, mas os mais utilizados e comuns nos dias de hoje são o teatro-jornal (revela diferentes informações que são/eram distorcidas nos jornais daquele tempo devido à censura que ocorria), o teatro imagem (encenações realizadas com ...
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