Just in Time (em português, “na hora certa”) é um método de produção enxuta em que a empresa fabrica os produtos de acordo com a demanda exata de quantidade que ela recebe, sem foco em produção de estoque e priorizando a entrega rápida ao cliente.
Definição do conceito Just in time
O JIT tem a premissa de alocar a matéria prima, na quantidade e no tempo necessário.
O just in time é responsável por buscar a precisão da cadeia de produção, encaixando as operações e as execuções de acordo com o nível de demanda. Ou seja, tudo ocorre no seu devido tempo, nem antes, nem depois. Essa metodologia evita o estoque parado e o desperdício de matéria-prima.
Existem vantagens em trabalhar com o Just in Time?Redução do estoque. ... Redução de custos. ... Redução do risco de desperdício. ... Maior controle sobre a produção. ... Ritmo de trabalho acelerado. ... Clientes mais satisfeitos. ... Aumento da produtividade. ... Melhor relacionamento com os fornecedores.
As características do sistema Just in Time, o planejamento e a responsabilidade dos encarregados da produção pela melhoria do processo produtivo favorecem a redução dos desperdícios. Existe também uma redução significativa dos tempos de preparação (setup), além da redução dos tempos de movimentação.
40 curiosidades que você vai gostar
O sistema just in time simplifica e reduz as necessidades de ordem de serviço e de estoque, garantindo um maior espaço físico e diminuição do prazo de entrega e melhores serviços oferecidos.
Para que a Just in Time funcione, muitos elementos fundamentais devem estar em vigor, produção constante, recursos flexíveis, qualidade extremamente alta, zero falhas na máquina, fornecedores confiáveis, setup rápido da máquina e muita disciplina para manter os outros elementos.
Vantagens e Desvantagens do Just in timeRedução de desperdícios e retrabalhos;Ganho de produtividade;Aumento do nível de qualidade dos produtos fabricados;Aumento na flexibilidade;Redução do trabalho em processo;Redução de espaço e manuseio;Rápida respostas dos fornecedores em caso de imprevistos.
O Kanban disponibiliza dados atuais de cada projeto, permitindo um maior controle dos processos e das atividades. Isso potencializa a produtividade, pois encurta caminhos e torna cada execução mais direcionada.. O Kanban serve como forma de dar mais autonomia aos profissionais, organizando seu processo produtivo.
Vantagens e desvantagens do Kanban
Aplicar o kanban facilita o trabalho em equipe, organizando as demandas compartilhadas. Também permite a visualização do quadro geral de fluxo do trabalho, indicando exatamente onde estão os gargalos no trabalho, com transparência. Funciona igualmente na identificação de desperdícios.
Os principais objetivos do Just In Time são a redução de custos e desperdício dentro de uma organização, através da melhoria contínua. A cultura japonesa tem grande influência no método, os colaboradores estão sempre em busca de otimizar os processos, evitando possíveis falhas e mantendo a qualidade do produto final.
O sistema just in time (JIT) tem o objetivo de contar com a quantidade necessária de matérias-primas ou produtos no espaço exato e no momento preciso. É simples descrevê-lo, porém aplicar esse método na empresa exige desafios e mudanças organizacionais em todos os elos da cadeia de suprimentos.
O Just in Time tem um grande impacto em uma cadeia produtiva, de forma a alocar apenas a matéria-prima na quantidade certa para determinado produto em um determinado tempo. Esse sistema se aplica em produções por demanda, para evitar desperdícios, estoques desnecessários e custos extras.
7 ferramentas lean para a melhoria de processos1- JIT: Just in time. Com a proliferação do comércio eletrônica e de cadeias logísticas cada vez mais estendidas e complexas, o JIT pode ser uma das ferramentas lean com grande potencial de uso. ... 2- Jidoka. ... 3- Takt Time. ... 4- Heijunka. ... 5- Poka-yoke. ... 6- 5S. ... 7- Kaizen.
O Kanban é um dos métodos mais eficazes para permitir que os projetos progridam de acordo com o planejado. Ele é muito utilizado para gerenciamento de projetos e atividades, pois permite visualizar o desempenho da empresa.
Desvantagens do Kanban
Este é um sistema que funciona bem em um sistema de produção em série, visto que qualquer pedido não previsto, demanda instável ou pedido emergencial impacte em todo processo. A falta de disciplina dos operários pode também afetar todo o sistema.
O Quadro Kanban possibilita a visualização e a verificação do andamento de todo o ciclo de fabricação dos produtos, e é um método certeiro para identificação de prioridades de produção e tarefas a serem efetuadas.
Principais desvantagens do sistema Lean Manufacturing:Aplicação restritas a sistemas produtivas com pouca variação na demanda e no mix de produtos.Dependência maior de fornecedores internos.Caso não existam estoques intermediários os defeitos podem acarretar paradas na linha de produção.
A diferença entre just-in-time e just-in-case
Just-in-Time produz mercadorias mediante pedidos feitos, e Just-in-Case literalmente produz "apenas para garantir".
Vantagens do uso do sistema just in time na logística
Redução dos riscos de avarias nas mercadorias; Redução do desperdício; Com a economia gerada é possível investir em outras ações ou setores da empresa; Evita que produtos fiquem encalhados, tornando-se obsoletos ou até mesmo estragando.
O objetivo do sistema Just in Time é eliminar todas as fontes de desperdício, adquirindo a quantidade exata de matéria-prima. Além disso, tem a intenção de produzir a quantidade exata de produtos no local e tempo correto, com a mínima utilização de estoques.
A principal vantagem dessa prática está na redução de estoques, pois não é necessário disponibilizar espaço nem recursos humanos para isso. Inventário custa dinheiro. As empresas têm que pagar pelo armazenamento, entrega, manuseio de peças, mais o seguro e o aluguel do espaço.
Para que a aplicação do Just in time em uma empresa funcione adequadamente, é preciso que haja o cumprimento de alguns requisitos. É necessário que o fabricante obtenha uma boa relação entre cliente e fornecedor, para que os pedidos cheguem na hora certa.
Pois vamos tentar entender, então, os “7 desperdícios” explicitados por Ohno:Produção em excesso. É quando a empresa produz mais do que precisa para atender o cliente. ... Espera. ... Processamento desnecessário. ... Estoque. ... Transporte. ... Movimentação. ... Correção.
Os sete desperdícios, ou Muda, é um conceito-chave na gestão Lean. A identificação das 7 formas de desperdício o ajudará a otimizar recursos e aumentar a lucratividade. Também o ajudará a encontrar as partes exatas do processo de trabalho que precisam ser melhoradas.
Como receber dinheiro do exterior rapidamente?
O que são os lançamentos futuros na conta da Caixa?
O que marcou o governo de João Goulart?
Qual é o país menos violento da América do Sul?
O que usar no lugar da farinha branca?
Qual a diferença entre parafusadeira e parafusadeira de impacto?
Porque devemos perdoar segundo a Bíblia?
Quem é o mais poderoso de The Witcher?
Como surgiu a raça dos cachorros?
Como ocorre o processo de endossimbiose?
Quanto se gasta no Chile por dia?
Quanto o vice da Libertadores ganha?
Em qual época Pode-se afirmar o aparecimento do direito previdenciário?
Quantas medalhas de ouro prata e bronze o Brasil ganhou nas Paralimpíadas Rio 2016?