O solo dos manguezais caracteriza-se por ser úmido, salgado, lodoso, pobre em oxigênio e muito rico em nutrientes. Por possuir grande quantidade de matéria orgânica em decomposição, por vezes apresenta odor característico, mais acentuado se houver poluição.
Os manguezais localizam-se na faixa litorânea do Brasil, desde o Amapá até Santa Catarina, formando-se nos pontos onde há encontro das águas dos rios com as do oceano.
No mangue, o relevo baixo e plano favorece a entrada de água salgada. Quando a maré está baixa a água doce do rio prevalece, mas quando a maré sobe a água do mar se mistura com a água doce tornando-a salobra.
A Restinga é uma vegetação mista composta por árvores, arbustos, epífitas, trepadeiras, muitas bromélias de chão e samambaias. A vegetação da Restinga se caracteriza por folhas rijas e resistentes, caules duros e retorcidos e raízes com forte poder de fixação no solo arenoso.
Características do mangue Os mangues são adaptados exclusivamente às condições marinhas e estuarinas, com alta flutuação de salinidade e solos anaeróbios lamacentos. Essa vegetação compõe as chamadas “florestas de marés” e pertencem à categoria de “ecossistema de floresta tropical”.
Assim como o manguezal, a restinga também é um ecossistema de transição entre mar e terra, mas é um ambiente mais seco e arenoso que o primeiro. ... “Assim como acontece nas dunas, as áreas de restinga têm forte ocorrência de ventos, além de altas temperaturas e elevada salinidade.
Poucas pessoas sabem que o mangue (manguezal ou mangal) é fundamental para o equilíbrio ecológico. Devido a sua grande biodiversidade, essas áreas são grandes berçários naturais para aves, peixes, moluscos e crustáceos, sendo um dos ecossistemas mais importantes do planeta.
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral brasileiro, onde as principais espécies de árvores típicas deste ecossistema são: Rhizophora mangle (mangue-vermelho ou mangue sapateiro) - próprio de solos lodosos, com raízes aéreas; um dos mangues mais resistentes
Em termos econômicos, os mangues são responsáveis por cerca de 95% de todo o alimento que o ser humano extrai do mar, o que deflagra, ainda mais, a importância da preservação desse tipo de ecossistema. Apesar disso, os manguezais são uns dos ambientes naturais mais ameaçados no Brasil e no mundo.
Os manguezais são encontrados ao longo de todo o litoral, sendo constituídos pelas principais espécies de mangue: Rhizophora mangle (mangue vermelho), Laguncularia racemosa (mangue branco), Avicennia sp (mangue preto, canoé), Conocarpus erectus (mangue de botão). A espécie Laguncularia racemosa, merece destaque por ser a única espécie típica de ...
O manguezal é considerado um ecossistema costeiro de transição entre os ambientes terrestre e marinho. Característico de regiões tropicais e subtropicais, está sujeito ao regime das marés, dominado por espécies vegetais típicas, às quais se associam a outros componentes vegetais e animais.
Qual o processo mais utilizado atualmente para dessalinização da água?
Como passar fotos do Google Drive para HD externo?
Como dar brilho em porta de madeira envernizada?
Como passar as coisas do celular para o notebook?
O que fazer para vender em um bar?
Como copiar os arquivos do WhatsApp?
Como elaborar um cardápio semanal simples?
Como transferir arquivo pela internet?