Passo a passo: aprenda como criar um dashboard executivo
Como criar um dashboard no Excel?
Dashboard é um painel visual que contém informações, métricas e indicadores da empresa. A ideia é que nele estejam representados os números relevantes para a estratégia de negócio e para o alcance dos objetivos organizacionais.
Um dashboard, no contexto de TI, é um painel visual que apresenta, de maneira centralizada, um conjunto informações: indicadores e suas métricas. Essas informações podem ser tanto indicadores da área de TI como de gestão empresarial. Em ambos os casos, esse recurso auxilia na tomada de decisões.
Boas fontes para usar são Calibri, Tahoma, Verdana, Helvetica, sendo Arial a preferencial.
Um dashboard é uma ferramenta de gestão da informação que ajuda no acompanhamento e exibição de indicadores chave de performance (KPIs), métricas e dados que indicam a saúde de um negócio, setor ou processo. Eles são customizáveis para atender às demandas específicas de cada empresa e suas áreas.
A principal função do dashboard é expor de forma clara e objetiva um consolidado das análises reproduzidas a partir de cruzamentos de dados advindos de diversos sistemas e bases.
Um dashboard, termo que pode ser traduzido como painel de controle ou painel de bordo, reúne diversos dados e indicadores através de gráficos e tabelas. A ferramenta permite o monitoramento simultâneo de um grande número de informações, visualizadas com facilidade em um único ambiente.
Com o dashboard, você pode gerenciar as informações que compõem os KPIs (Key Performance Indicator) do seu negócio, ou seja, os números que mostram quão boa ou ruim pode estar a situação da sua empresa. Todas as informações mais relevantes devem aparecer no espaço da tela, sem ser necessário mover a barra de rolagem.
Se você quer ter certeza de que conseguirá montar um que te ajude de verdade e que seja bastante profissional, precisa tomar alguns cuidados. Para garantir que você consiga criar o seu dashboard da melhor maneira possível e tomando todos esses cuidados, montamos um passo a passo que te ajudará bastante. Vamos lá! 1.
Serve para embasar decisões e acompanhar o desempenho da empresa. E direciona o olhar da equipe para os dados, que são verdadeiros termômetros que indicam erros e acertos na performance. Então, adotar um dashboard é uma alternativa que pode ajudar (e muito) o dia a dia da gestão e o fluxo de trabalho.
Dessa maneira, por meio do dashboard, ele terá uma noção global dos processos do seu negócio, podendo visualizar também, de forma dinâmica e objetiva, dados referentes a projetos específicos.
Então, o mais comum é o uso de gráficos e tabelas para mostrar os indicadores e métricas. O ideal ainda é que essas informações sejam compartilhadas, e não restritas à liderança. Por isso, geralmente, o dashboard é disponibilizado em uma grande tela de TV para que esteja à vista de todos os colaboradores. Para que serve o dashboard?
Qual é o número de prótons do nitrogênio?
Qual o valor de uma perna mecânica?
Como era constituída a família nesta época?
O que é desenvolvimento seguro?
Que tinta usar para pintar parede com textura?
Quais são os principais componentes do citoesqueleto?
Quais as dicas de linguagem corporal no trabalho?
O que é ética aplicada e quais são seus ramos principais?
Como deve ser o refeitório de uma empresa?
Quantos deficientes existem no Brasil 2020?
Qual o tipo de ligação química ocorre entre átomos de semicondutores?
Por que a baixa umidade prejudica o processo de fabricação de rações?
Quem tem prótese de quadril é considerado deficiente?
Quem ganha a Guerra do Paraguai contra o Brasil?
O que é apreciação crítica de dados?
Como escrever em japonês no Word?