A educação corporativa é um conjunto de práticas que uma empresa adota visando o desenvolvimento contínuo de seus funcionários. Falamos de um conceito que tem ligação direta com a ideia de educação continuada; aquela aprendizagem que propõem a qualificação constante de um indivíduo.
Educação corporativa é uma prática de gestão de pessoas que tem como principal objetivo a promoção, disseminação e manutenção do processo de aprendizagem, a fim de promover o desenvolvimento dos colaboradores e o crescimento da empresa.
Eboli (2004) propõe 7 princípios norteadores para o sucesso de um sistema de educação corporativa: princípio da competitividade, da perpetuidade, da conectividade, da disponibilidade, da cidadania, da parceria e por último, mas não menos importante, o princípio da sustentabilidade.
9 Benefícios da Educação CorporativaColaboradores mais motivados e engajados;Diminuição do turnover;Melhora da produtividade;Alinhamento entre objetivos individuais e empresariais;Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais;Gestão do conhecimento eficaz;Incentivo à inovação;
Além de ajudar a manter funcionários e empresas alinhados, a educação corporativa também tem o papel de trazer outras pessoas de fora para dentro da estratégia da organização. Por olhar para dentro e fora do ambiente de trabalho, pode incorporar clientes, fornecedores e outros pares envolvidos com os negócios.
40 curiosidades que você vai gostar
A educação corporativa nas empresas representa uma robusta estratégia fonte de vantagem competitiva. Ela promove mudanças positivas na estrutura e na cultura organizacional como um todo, bem como o seu conhecimento gerado é visto como o valor único e difícil de ser imitado pelo mercado cada vez mais competitivo.
A Missão da Educação Corporativa é “Formar e desenvolver talentos humanos na Gestão dos Negócios, por meio da aprendizagem e gestão do conhecimento organizacional, com foco na competitividade”. ... Na Educação Corporativa a visão dos objetivos e as metas a serem alcançadas devem ser compartilhadas.
Os principais desafios foram cinco: atuação estratégica, a importância do reconhecimento pela organização do sistema de educação corporativa, avaliação e mensuração de resultados, restrição orçamentária e a promoção do autoconhecimento dos colaboradores.
Você precisa conhecer: 6 vantagens da educação corporativaPossibilidade de explorar novos formatos de conteúdo. ... Mais produtividade. ... Melhor clima organizacional. ... Gestão de processos mais eficiente. ... Incentivo à educação continuada. ... Índices mais altos de retenção e atração.
Como implementar educação corporativa: 3 desafios que sua empresa precisa ter atenção!A empresa não sabe qual estratégia seguir. ... Os colaboradores não estão se engajando com as ações. ... Dificuldade em avaliar os resultados.
Igualdade, Diversidade e Equidade
A base nacional defende que é preciso garantir princípios de igualdade e equidade, sem esquecer que todo trabalho deve respeitar a diversidade. Dessa forma, a formação do indivíduo completo implica em compreendê-lo dentro de sua complexidade não linear e seu desenvolvimento.
Confira abaixo.1 – Vantagem competitiva. ... 2 – Produtividade individual e coletiva. ... 3 – Atração e retenção de talentos. ... 4 – Processos mais eficientes. ... 5 – Imagem e reputação. ... 6 – Inovação e criatividade. ... Motivação e engajamento.
Porém, há diferenças entre as duas modalidades: a UC não tem obrigações legais com o Ministério de Educação (MEC), é idealizada pelos gestores, e não pelos docentes, além de que nas UCs o colaborador é formado para o futuro da empresa, ao contrário das universidades tradicionais que formam pessoas para o mercado de ...
Os eventos corporativos também são exemplos de educação corporativa. Afinal, quando a empresa reúne seus colaboradores para realizar uma SIPAT (Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho), está reforçando princípios e valores e, sobretudo, educando.
8 Tipos de educação corporativaE-learning. O modelo de aprendizagem em e-learning está essencialmente baseado na tecnologia. ... Microlearning. No tópico anterior, falamos sobre os três pilares da educação corporativa, entre os quais estava a aprendizagem adaptativa. ... Mobile learning. ... Gamificação.
Com base nisso, é elaborado um programa de educação corporativa que promova a aprendizagem em três patamares:nível global (atingindo a cultura interna);liderança (gestores instruídos que educam os colaboradores);profissionais (constante autodesenvolvimento).
Ela permite a formação de profissionais munidos de conhecimentos que podem ser aplicados de forma a oferecer retorno ao negócio. É uma maneira eficaz de produzir, armazenar e disseminar conhecimento acumulado ao longo do tempo, com o propósito de transformar a organização em um local de aprendizagem contínua.
Este fato pode ser atribuído, entre outras razões, à necessidade que as organizações enfrentam em oferecem respostas mais rápidas e que abrangem questões complexas, como as novas formas de organização do trabalho e as posturas das pessoas, na busca de práticas mais efetivas.
Desenvolvimento de habilidades
A ferramenta de educação corporativa permite que os colaboradores desenvolvam habilidades e conhecimentos importantes para o seu dia a dia de trabalho, como processos e técnicas específicas. Assim, sua atuação é otimizada.
Conheça os seis principais desafios da área de treinamento e desenvolvimento.Administrar um orçamento curto. ... Estimular a produtividade da equipe. ... Conquistar o apoio das lideranças. ... Motivar os colaboradores. ... Provar o ROI dos treinamentos. ... Adaptar o setor às novas formas de aprendizagem.
O que é educação corporativa
No Brasil, a educação corporativa avança a passos lentos. De acordo com a pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil 2018/2019, no país, os colaboradores recebem 18h de treinamento por ano, enquanto nos Estados Unidos esse número quase dobra: 34h.
Uma boa cultura pode motivar os funcionários e ajudá-los a crescer junto com o empreendimento, assim como uma cultura “desorganizacional” pode empurrar a empresa e os funcionários para problemas de produtividade e no ambiente de trabalho.
Neste contexto, a educação corporativa busca desenvolver competências, de forma a atender às estratégias da organização oferecendo novas oportunidades de mercado que possibilitem a mobilidade social e profissional dos funcionários de forma a estimular a organização para um novo futuro.
Educação Corporativa: 5 estratégias eficazes para adotar na sua...1 – Modelo 70-20-10. ... 2 – Gamificação. ... 3 – Modelo Kirkpatrick para avaliação de treinamento. ... 4 – E-Learning. ... 5 – Microlearning.
Os objetivos de uma empresa representam os resultados que ela deseja alcançar para realizar a sua estratégia. De fato, eles devem estar alinhados ao futuro desejado para a empresa.
Qual valor de 40 horas extras?
Quanto tempo dura pneu Goodyear?
Qual é o estilo musical dos hippies?
O que é estratégias didáticas?
O que ocorre com o glicogênio no período do jejum?
Qual é o sabor de noz moscada?
Qual a definição para distribuição eletrônica?
Onde deve ser apresentada a declaração retificadora?
Qual é a oferenda que se faz para Omulu?
Quantos segmentos posso ter no CNPJ?
Qual é a idade da atriz Sônia Braga?