As Notas Musicais são sete: DÓ – RÉ – MI – FÁ – SOL – LÁ – SI.
Notas musicais são sinais gráfico e sonoros que foram criados para representar as variações da altura do som musical; ou seja, organizar a linguagem musical e facilitar a composição de melodias. Existem sete notas musicais: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
A sétima menor é a nota que está 1 tom abaixo da tônica. Continuando com o acorde de C como exemplo, a tônica de C (dó maior) é o próprio dó. Para encontrar a sétima menor é só diminuir um tom de dó. Quando diminuimos um tom de dó chegamos no sib.
Mi Maior com Sétima (E7) - Violão.
Sobre a numeração das cordas do violão, o certo é contar de baixo para cima (a corda mais aguda é a primeira e a corda mais grave é a 6ª).
...
A nota de cada corda é a seguinte:1ª corda: mi.2ª corda: si.3ª corda: sol.4ª corda: ré5ª corda: lá6ª corda: mi.
39 curiosidades que você vai gostar
Só aí são já 240 acordes.
Para ler bem cifras, é essencial que você memorize qual a letra que representa cada acorde. Para isso, proponho um exercício simples para começar. Para cada letra, escreva uma palavra que começa com a letra da cifra e contenha uma sílaba que seja o nome da própria nota.
Si Maior com Sétima (B7) - Violão.
É simples, você verifica qual é a sétima nota na escala e acrescenta ela na formação do acorde, porém em sua forma bemol, pois como o nome do acorde diz, é Dó maior com sétima menor. Nesse caso é um Bb (Si bemol).
Para montar um acorde com sétima usaremos sempre a tríade do acorde que queremos transformar em acorde com sétima. No exemplo do acorde de C teremos as notas C – E – G formando sua tríade. Acrescentando a sétima nota ficaremos então com C – E – G – B que são as notas que formam o acorde de C7M.
No teclado fica assim: Para encontrar qualquer sétima maior é só você diminuir um semitom da tônica do acorde. Por exemplo, se quiser formar o acorde de lá bemol com sétima maior (Ab7M) é só diminuir um semitom da nota lá bemol. Teremos então a nota sol.
Um intervalo entre DÓ e SI será sempre sétima, mesmo que seja um SIbb (SI dobrado bemol). Não podemos chamar dar o nome de LÁ para a nota, pois dessa forma o intervalo seria uma sexta.
Em solfejo, as sílabas para representar as notas, de quaisquer escalas, são: Dó, Dó sustenido, Ré, Ré sustenido, Mi, Fá, Fá sustenido, Sol, Sol sustenido, Lá, Lá sustenido, Si.
A nota vocal mais grave atingida por um ser humano é o G-07 (0.189 Hz) por Tim Storms (USA), recorde atingido em 30/03/2012. No repertório clássico a nota mais grave é um D2 na ária de Osmim, em O Rapto do Serralho, de Mozart.
As letras A, B, C, D, E, F e G são utilizadas para as alturas musicais lá, si, dó, ré, mi, fá e sol, respectivamente. Os países de língua inglesa utilizam os sinais ♯ (em inglês: sharp, "sustenido") e ♭ (em inglês: flat, "bemol") para representar as alterações cromáticas dessas notas.
Mi maior é, na música, a tonalidade que consiste na escala maior de mi, com as alturas mi, fá sustenido, sol sustenido, lá, si, dó sustenido, ré sustenido e mi. ... A sua armadura contém, pois, quatro sustenidos. A sua tonalidade relativa é dó sustenido menor e a sua paralela mi menor.
Formação do Acorde F para Violão
Para tocarmos o acorde F, Fá Maior, vamos rever quais notas nós precisamos fazer. Vamos à prática, para o acorde de Fá Maior (F): ... Fá – Sol – Lá – Si bemol – Dó – Ré – Mi – Fá …e assim continuamos…
7 SIMPLES PASSOS PARA VOCÊ APRENDER COMO LER PARTITURAPASSO 1 – Entenda o que é Pauta ou pentagrama.PASSO 2 – Conheça a Clave de Sol.PASSO 3 – Conheça a clave de fá.PASSO 4 – Decore as figuras de notas e suas partes.PASSO 5 – Decore as figuras de pausas.PASSO 6 – Entenda o que é um TEMPO.
De forma geral, esses são os quatro principais tipos de tríades, maiores, menores, diminutas e aumentadas, e a partir delas se originam todos os acordes básicos. Além destes acordes, existem uma infinidade de outros a serem explorados, como por exemplo, os acordes com sétima.
No braço do violão encontramos traste ou traços e entre eles os espaços ou casas, o violão tem geralmente 12 espaços ou casas desde a pestana do braço até a divisa do braço com o corpo ou caixa de ressonância do instrumento.
Em um determinado intervalo, existem sete acordes diferentes, mas nem todos os acordes têm a mesma importância. Os acordes mais importantes são os construídos nos graus I, IV e V. Isso é, na escala de dó maior: O acorde de dó maior I: dó-mi-sol (falamos de um acorde com função "tônica").
A sétima diminuta contém nove meios-tons — por exemplo: dó♯ - si♭. Forma uma enarmonia com a sexta maior. A sua entonação justa é 5/3.
Como tirar o capuz de uma blusa?
Como tirar o brinco de pressão?
Qual o modo ventilador do ar-condicionado?
O que posso fazer para diminuir o barulho do compressor?
Como desativar 2 toque duas vezes para desbloquear?
Como tirar o cabeçalho de uma Página do Word?
Como trocar o cartucho de uma impressora HP C4480?
Porque a escravidão ainda existe?
Como retirar mofo do quadro de pintura?
Como o Diário de Anne Frank se tornou um dos livros mais lidos?
Como Kratos foi para na mitologia nórdica?
Como o Google Fit calcula calorias?