Ou seja, a estrela mais brilhante é denominada alfa, a segunda mais brilhante recebe o nome de beta e, assim, por diante. A constelação Cruzeiro do Sul, neste caso, é formada por cinco estrelas conhecidas, principalmente, pela intensidade do brilho. São elas: Estrela de Magalhães, Mimosa, Pálida, Rubídea e Intrometida.
Depois que você tiver encontrado o Cruzeiro do Sul, basta prolongar o braço maior da cruz quatro vezes e meia e traçar uma linha imaginária até o horizonte para encontrar o Sul. Olhando de frente para o Sul, atrás de você estará o Norte, à direita o Oeste, e à esquerda o Leste.
Alfa, Beta, Gama e Delta do Cruzeiro, as quatro principais estrelas dessa constelação, são de primeira magnitude. A elas se junta, Epsilon do Cruzeiro, de terceira magnitude, mais conhecida como Intrusa ou Intrometida.
Crux
Cruzeiro do Sul | |
---|---|
Nome latino Genitivo | Crux Crucis |
Abreviatura | Cru |
Coordenadas | |
Ascensão reta Declinação | 12 h -60° |
Intrometida – é a quinta estrela do Cruzeiro do Sul, recebe essa denominação por não integrar a formação da cruz. É menos brilhante que a Pálida, no entanto, é de fundamental importância, pois facilita a localização da constelação.
A constelação de Crux, o Cruzeiro do Sul, aponta no rumo do Pólo Sul celestial. Se a constelação for vista como representando uma cruz latina em pé, o pólo sul celestial está no presente bem próximo a 4,5 vezes a altura da cruz abaixo da base dela.
Estrela de Magalhães
O Cruzeiro do Sul integrava a constelação do Centauro, porém, foi separada em razão de suas características próprias, como a disposição e brilho intenso de suas cinco estrelas, que são: Estrela de Magalhães – é a mais brilhante, localizada na parte inferior do braço mais extenso da cruz.
Proxima Centauri é a estrela mais próxima do Sol de que se tem conhecimento e a princípio somente pode ser vista a partir do Hemisfério sul.
Das cinco estrelas do Cruzeiro, a mais próxima do Sistema Solar é a Intrometida: 59,00 anos-luz, o que equivale a 558,17 trilhões de quilômetros. Já a mais distante é a Mimosa: 424,00 anos-luz, o equivalente a 4 quatrilhões de quilômetros! Foto do céu visto do hemisfério sul tirada em maio de 2014.
Depois é só descer na vertical, como ilustra a imagem acima. Apesar de conseguirmos ver apenas 5 estrelas na Constelação Cruzeiro do Sul, na verdade existem 49 estrelas. As demais estrelas são imperceptível a nós devido a magnitude do seu brilho ser muito baixo aos olhos humanos, só conseguimos vê-las com o auxílio de um telescópio.
Rubídea – possui uma coloração avermelhada, representa a parte superior do braço maior da cruz. Intrometida – é a quinta estrela do Cruzeiro do Sul, recebe essa denominação por não integrar a formação da cruz. É menos brilhante que a Pálida, no entanto, é de fundamental importância, pois facilita a localização da constelação.
Muitos acreditam que o polo sul geográfico é a direção que se encontra a constelação Cruzeiro do Sul. Mas isso não é verdade.
Como fazer convênio com estacionamento?
Quem tem direito a atendimento prioritário?
Qual o melhor tratamento para cabelos descoloridos?
Como é o inglês do curso de Letras?
O que é o congelamento de preços?
Como ocorre o processo de acúmulo de água subterrânea?
Qual a função de um auxiliar de tráfego?
Como jogar Age of Empires 1 em rede local?
O que podemos fazer para ter um consumo consciente?
O que torna os alimentos sustentáveis e como promover a sustentabilidade na nossa região?
Como a Bncc explica o letramento científico?
Como podemos promover a igualdade de gênero?
Como investir em carros de leilão?
Qual tamanho ideal para um galinheiro caseiro?