→ Manifestação da acne
ACNE GRAU 1: nesse estágio a pele apresenta sinais leves de acne, cravos e comedões não possuindo inflamação, sendo essa é a principal característica desse nível de acne: a ausência da inflamação, seja nos cravos abertos ou fechados. Os portadores apresentam poucas espinhas, ou seja, raramente os comedões inflamam.
Acne grau III e IV: Terapia tópica + oral (dependendo do caso), com antibióticos orais, espironolactona, isotretinoína, anticoncepcional.
Pessoas com acne grave têm um grande número de cravos e comedões, espinhas e pústulas ou acne cística (profunda). Na acne cística, as pessoas têm cistos consistindo em nódulos grandes, vermelhos, dolorosos e cheios de pus que podem se fundir sob a pele formando abscessos maiores e supurativos.
Acne grau 1: não inflamatória ou comedônica O que fazer: Esse tipo de acne pode ser tratado por meio de cremes ou loções de uso tópico que devem ser indicados pelo dermatologista para ajudar a evitar e eliminar a acne.
Tratamento da acne grau 1 Nessa fase, o dermatologista poderá optar por sabonetes, esfoliantes específicos e se a quantidade dos cravos for muito grande, cremes que em geral são compostos por ácidos leves a moderadamente fortes.
A acne ocorre por meio da interação de 4 fatores principais: Produção sebácea em excesso. Fechamento folicular com sebo e queratinócitos. Colonização dos folículos por Cutibacterium acnes (anteriormente Propionibacterium acnes), um anaeróbio humano normal.
A produção dos andrógenos é maior nos homens e a dos estrógenos é maior nas mulheres. São os andrógenos os responsáveis pelo início do funcionamento das chamadas glândulas sebáceas que são mais ativas na face, peito, costas e couro cabeludo.
- Esfoliação suave com frequência semanal ou quinzenal; - Uso de cremes que regulem a produção de sebo, tratem e previnam os cravos e as espinhas - como os que contém ácido retinoico e seus derivados, ácido glicólico, ácido salicílico e LHA; - Casos mais graves podem ainda ser tratados com isotretinoína oral.
Tratamento da acne grau 1 Nessa fase, o dermatologista poderá optar por sabonetes, esfoliantes específicos e se a quantidade dos cravos for muito grande, cremes que em geral são compostos por ácidos leves a moderadamente fortes.
Também conhecida como espinha a acne geralmente surge em regiões como o rosto, colo e costas. Além disso elas podem ser classificadas em graus. Aprenda agora como identificar os graus da acne e o que fazer se você apresentar algum deles! É a fase onde surgem os cravos que podem ser abertos (bolinhas brancas) ou fechados (pontinhos pretos).
Tratamentos para acne grau 2. Os sabonetes e esfoliantes ainda fazem parte do tratamento, mas os cremes já precisam ser mais fortes, algumas vezes compostos por antibióticos. Nessa fase, se o médico considerar importante, poderá ser prescrito medicamento consumido por boca.
Esse tipo de acne corresponde aos pequenos cravos que surgem principalmente na testa, nariz e bochechas e não há presença de pus, uma vez que está relacionado com alterações hormonais que afetam diretamente as glândulas sebáceas, resultando na obstrução dos folículos pilosos.
O que fazer: Nessa caso o mais indicado é consultar o dermatologista para que seja feita uma avaliação da acne e possa ser iniciado o tratamento mais adequado, que na maioria dos casos é feito com o medicamento Roacutan. Veja como usar o Roacutan e possíveis efeitos colaterais.
Quanto ganha um dermatologista pelo SUS?
Como acontece a autopolinização?
Quanto ganha um enfermeiro concursado em SP?
Qual a melhor cobra para iniciantes?
Em qual região brasileira o choro é mais comum?
Qual a função do cilindro telescópico?
Quantas calorias tem uma xícara de mingau de aveia sem açúcar?
Qual é a cidade mais rica do mundo?
O que É o que É o que É que vive passando o dente no cabelo?
Qual é o aeroporto mais próximo de Porto de Galinhas?
Como mudar o formato de um vídeo RMVB para MP4?