Entendemos, no que tange o processo civil, condições da ação como um feixe composto por três institutos, quais sejam: legitimidade ad causam, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido.
Entendemos, portanto, que na concepção do CPC de 1973 as "condições da ação" são requisitos processuais, quais sejam: legitimidade, interesse de agir e possibilidade jurídica do pedido, imprescindíveis para o regular trâmite processual e eventual julgamento do mérito.
O CPC de 1973 consagrou expressamente essa categoria no art. 267, VI, o qual autoriza a extinção do processo, sem resolução do mérito, quando não concorre qualquer das seguintes condições da ação: possibilidade jurídica do pedido, legitimidade das partes e interesse processual.
São elementos identificadores da ação: as partes, o pedido e a causa de pedir. A expressão utilizada deixa claro, desde logo, que há elementos da ação que não as identificam, como o “interesse de agir”.
Os pressupostos processuais, segundo a doutrina já consolidada, são requisitos de existência e validade da relação jurídica processual. Enquanto as condições da ação são requisitos para viabilidade do julgamento de mérito, os pressupostos processuais estão atrelados à validade da relação jurídica processual.
32 curiosidades que você vai gostar
Os pressupostos processuais são de existência ou de validade. Os pressupostos de existência subdividem-se em subjetivos e em objetivos. Os primeiros são compostos de: um órgão jurisdicional e da capacidade de ser parte (aptidão de ser sujeito processual).
PRESSUPOSTOS PROCESSUAIS (artigo 485, inciso IV, NCPC)
São requisitos de constituição e desenvolvimento válido, regular e eficaz do processo (artigo 485, IV).
Os elementos da ação podem ser objetivos ou subjetivos. Eles serão responsáveis para a individualização de cada ação. Esses elementos têm como finalidade, além da individualização da ação, evitar decisões contraditórias sobre a mesma lide.
Aquilo que se pede na ação. Objeto do pedido.
Segundo o ordenamento jurídico atual as ações se classificam em ações de conhecimento, de execução e cautelar, conforme o provimento jurisdicional solicitado pelo autor da demanda. A ação de conhecimento visa ao provimento de mérito, julgamento da causa, gerando um processo de conhecimento.
13.105/2015 – novo Código de Processo Civil – suprimiu a possibilidade jurídica do pedido como condição da ação, mantendo as outras duas (legitimidade de parte e interesse de agir), divorciando-se da tradicional tripartição das condições da ação (legitimidade de parte, interesse de agir e possibilidade jurídica do ...
As condições estabelecidas para o processo penal são as mesmas do processo civil: a possibilidade jurídica do pedido, o interesse de agir e a legitimidade das partes (ad causam). Tais condições garantem que a persecução penal tenha utilidade e seja feita de acordo com o devido processo legal.
Como é cediço, o CPC/73 era claro ao afirmar que o processo seria extinto sem análise de mérito, quando não concorresse qualquer das condições da ação, como a possibilidade jurídica, a legitimidade das partes e o interesse processual; com a mudança legislativa, contudo, a expressão “condições da ação” não faz mais ...
São 2 as condições da ação: interesse de agir; e. Legitimidade das partes.
Significa que um juiz ou uma juíza determinou que o processo seja extinto, sem decidir sobre o pedido principal.
Assim, percebe-se que as condições da ação são essenciais à possibilidade de exercício perfeito do direito de ação. Sua inexistência acarreta a chamada carência de ação. Por outro lado, os elementos da ação são fatores formais, identificáveis no artigo 319 do NCPC.
Causa de pedir, ou título, é o conjunto dos fatos necess ários para deduzir, com base em norma jurídica, que o autor é titular de um direito violado pelo réu. É o conjunto dos fatos com base nos quais se pode, se provados, afirmar a procedência da ação.
Bem ou providência que o autor reivindica mediante a petição inicial ou o réu reconvinte pleiteia na reconvenção; é aquilo que se pede em juízo.
Trata-se do conflito de interesses manifestado em juízo. Tal termo é muitas vezes utilizado como sinônimo de ação, porém na verdade aquela (lide) é um meio pelo qual se exercita o direito a esta (ação). Significa demanda, litígio, pleito judicial.
A demanda é instaurada por intermédio da petição inicial, a qual, além de dar forma, deve necessariamente apresentar os elementos identificadores daquela, a saber: partes, causa de pedir e pedido.
Pode ser encontrado pelas doutrinas que os pressupostos de existência processual seriam: jurisdição, “petição inicial” e “citação”. Rigorosamente, esses dois últimos atos não são, em si, pressupostos processuais, e sim o modo mais comum de o autor e o réu virem participar do processo.
Os pressupostos de existência válida ou de desenvolvimento regular do processo são subjetivos e objetivos. Os subjetivos se relacionam aos sujeitos do processo: juiz e partes e compreendem: competência do juiz para a causa; capacidade civil das partes; a representação do advogado.
São três os pressupostos processuais intrínsecos:
(A) juiz competente, capacidade postulatória e litispendência.
No sentido comum, não jurídico, pressuposto quer dizer aquilo que está implícito, requisito de algo, aquilo que é subentendido. Para a idéia jurídica, pressuposto traz a noção daquilo que é fundamental para o regular desenvolvimento da demanda.
Pressupostos de Admissibilidade dos Recursos
No processo civil os pressupostos intrínsecos são: cabimento, interesse recursal, a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer e legitimidade de recorrer. Já os extrínsecos são: preparo, regularidade formal e a regularidade formal.
Como saber se eu gosto do meu namorado?
Como eu sei que a substância é um sal?
Como identificar intoxicação por chumbo?
Como saber o que é Contavel e Incontavel?
Como organizar as contas de um restaurante?
O que fazer para conquistar a amizade de uma pessoa?
Como é transmitida a tricuríase?
Como se adquire a sabedoria de Deus?
O que causa pneumonia bacteriana?
Como se livrar de pais tóxicos?
Como se livrar de gente interesseira?
Como aplicar verniz em madeira de pinus?
Como se escreve versículo em português?
Como cobrar retorno entrevista?
Como pedir outro cartão Senff?
Como acalmar criança para exame de sangue?