O NSP deve ser constituído por uma equipe multiprofissional, minimamente composta por médico, farmacêutico e enfermeiro e capacitada em conceitos de melhoria da qualidade, segurança do paciente e em ferramentas de gerenciamento de riscos em serviços de saúde.
6 Como implantar o Núcleo de Segurança do Paciente? As seguintes etapas podem ser previstas para a implantação do NSP: 1)Decisão e 2)Planejamento e Preparação. A decisão da autoridade máxima do serviço de saúde pela qualidade e segurança do paciente é a etapa primordial para que ocorra o processo de implantação do NSP.
É função do NSP, promover a articulação dos processos de trabalho e das informações que impactem nos riscos ao paciente, além de articular com diferentes áreas intrahospitalares que trabalhem com riscos na instituição de saúde, considerando o paciente como sujeito e objetivo final do cuidado em saúde.
O que notificar? Todos os incidentes com danos ou EAs ocorridos em serviços de saúde devem ser notificados ao SNVS, de acordo com a RDC nº. 36/2013. Os serviços de saúde que tenham interesse em monitorar os “quase erros” (near misses) poderão fazê-lo, utilizando-se a ferramenta disponibilizada pela Anvisa.
Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:
Conheça os 6 protocolos do Programa Nacional de Segurança do Paciente
Conheça as 6 metas de segurança do paciente por padrão internacional
O PSP prevê ações que garantam a comunicação efetiva entre profissionais do serviço de saúde e entre serviços de saúde, estimule a participação do paciente e dos familiares na assistência prestada e promova um ambiente de assistência seguro.
Dessa forma, definiu seis protocolos básicos de segurança:
Conforme dados publicados no Sistema Nacional de Notificações para Vigilância Sanitária – NOTIVISA/ANVISA, em 18, estão cadastrados neste Sistema 41 Núcleos de Segurança do Paciente; destes, 34 estão em unidades hospi- talares.
A vontade de tornar a melhoria da segurança do paciente uma das prioridades da instituição, claramente evidenciada pela alta liderança e gestores em 2017, deve ser acompanhada por formação de competências para modificar o sistema em que atuamos de maneira metódica e sistemática, com a utilização de ferramentas de melhoria.
Paciente (NSP), com a atribuição de elaborar o Plano de Segurança do Paciente (PSP) nos termos definidos pelo PNSP, demonstrando assim, o compromisso e planejamento institucional dos ambientes de cuidado em sistematizar as práticas que podem incorrer em maiores riscos aos pacientes.
NSP Núcleo de Segurança do Paciente OMS Organização Mundial de Saúde Opas Organização Pan-Americana da Saúde PNHOSP Política nacional de Atenção Hospitalar PNSP Programa Nacional de Segurança do Paciente PSP Plano de Segurança do Paciente RDC Resolução de Diretoria Colegiada SAQ Safety Attitudes Questionnaire
É normal a mãe se estressar com o bebê?
Como se faz para se tornar voluntário para o Médicos Sem Fronteiras?
Como funciona o aplicativo AME nos postos de gasolina?
Como mexer no Google Classroom aluno?
Como seria o mundo se as pessoas fossem mais tolerantes?
Quanto tempo a roupa deve ficar no amaciante?
Como seria a forma correta de acordo com as regras de concordância *?
Qual é a sequência de A Rainha Vermelha?
O que é Google Meet e como funciona?
Como seria o mundo se faltasse os valores morais?
Como funciona o James delivery?
Por que a Lua é importante para a Terra?