Os principais pensadores da Escola de Frankfurt são: Theodor Adorno: pensador alemão que se dedicou a entender a problemática moral e social do século XX frente ao capitalismo. Por ser judeu e comunista, foi perseguido pelo nazismo e refugiou-se nos Estados Unidos.
A escola foi fundada pelo trio de pensadores Max Horkheimer, Theodor Adorno e Friederich Pollock. Participaram como integrantes da escola de Frankfurt nomes como Herbert Marcuse, Jurgen Habermas, Ernst Bloch e Erich Fromm.
De acordo com a nova visão canônica da história, a teoria crítica da Escola de Frankfurt começou nos anos 1930 como um razoável confidente programa interdisciplinar e materialista, o objetivo geral do que era conectar o criticismo social normativo ao potencial emancipatório latente no processo histórico concreto.
Todos eles se dedicaram a construir teorias críticas contra o capitalismo e a atualizar as leituras sobre o marxismo, criando novas alternativas ao socialismo marxista que se encaixassem no século XX. O aspecto cultural foi um dos mais debatidos pelos pensadores da instituição.
A teoria crítica da Escola de Frankfurt trouxe a ideia de esclarecimento com o objetivo de estimular uma percepção mais apurada em relação à instituição de ações padronizadas tendentes a manter o sistema dominante.
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A expressão Teoria Crítica é muito ampla em sua acepção: nomeia todas as teorias que se pautam pela negação da ordem estabelecida, pelo anti-positivismo, pela busca de uma sociedade mais justa e humana.
Os pensadores da Escola de Frankfurt analisaram e denunciaram algumas estruturas de dominação política, econômica, cultural e psicológica da sociedade moderna. Demonstraram de forma explícita a capacidade destrutiva do capitalismo, principal responsável pela estagnação da consciência política, crítica e revolucionária.
A Escola de Frankfurt criou o pensamento filosófico conhecido como a teoria crítica. A Escola de Frankfurt acreditava que a teoria crítica social deveria ser abrangente e direcionada para a totalidade da sociedade.
Em um texto clássico escrito em 1947, "Dialética do Iluminismo", Adorno e Horkheimer definiram indústria cultural como um sistema político e econômico que tem por finalidade produzir bens de cultura - filmes, livros, música popular, programas de TV etc. - como mercadorias e como estratégia de controle social.
Características da Escola de Frankfurt
A Escola de Frankfurt foi responsável por agrupar diferentes pensadores que tinha em comum o uso da teoria crítica para desenvolver seus estudos. Nesse sentido, concentraram seus esforços em uma análise crítica do capitalismo e na atualização de leituras marxistas.
Os pensadores da Escola de Franfurt
Desse modo, as reflexões produzidas por eles apresentam uma visão do sistema capitalista. Em seus trabalhos é possível observar a denúncia das formas de dominação presentes na política, economia, cultura e psicologia da sociedade moderna.
A teoria crítica da educação, conforme os pressupostos teórico-metodológicos da te- oria social crítica, constitui-se como uma contribuição muito significativa para as análises sobre o processo de formação social que podemos estabelecer na atualidade.
Os teóricos mais famosos da Escola de Frankfurt, para além do marxismo, falaram sobre cultura, sobre totalitarismo e sobre política em geral. A filosofia foi o principal viés teórico usado por eles para procurarem soluções para os conflitos de origem política e social.
Relembre os 10 filósofos mais importantes da históriaAristóteles (384-322 a.C.) Compartilhar. ... Platão (427-347 a.C.) Compartilhar. ... Nietzsche (1844-1900) Compartilhar. ... Wittgenstein (1889-1951) Compartilhar. ... Descartes (1596 - 1650) Compartilhar. ... Hegel (1770-1831) Compartilhar. ... Kant (1724-1804) ... Sócrates (470-399 a.C.)
ADORNO e HORKHEIMER,sendo uma das mais notáveis parcerias a "cultura de massa" em que posteriormente foi mudada para "industria cultural".
consistia em um grupo de intelectuais alemães que produzia um pensamento conhecido como Teoria Tradicional do Direito. seus integrantes se dedicaram a estudos, dentre outros, relacionados à sociedade de comunicação de massas, à sociedade industrial e aos problemas decorrentes do desenvolvimento do capitalismo.
A indústria cultural inclui manifestações artísticas como a pintura e a escultura. A economia de mercado e a sociedade de consumo foram condições fundamentais para o surgimento da indústria cultural. A expressão foi cunhada pelos teóricos da escola de Frankfurt, em referência à produção de cultura de massa.
Os filósofos e sociólogos alemães da Escola de Frankfurt (representantes da teoria crítica) Theodor Adorno e Max Horkheimer foram os primeiros a falar de uma cultura de massa. Para os teóricos, a indústria cultural foi um meio de propagar-se o capitalismo e os seus ideais via arte e cultura.
1 resposta(s)
O grande ponto em comum na crítica sobre a sociedade de consumo é representado pela alienação do homem.Na prática, a alienação pode ser compreendida como uma forma de influenciar ou manipular as pessoas para consumir algo que eles não precisam.
Em 1935-1936, Husserl afirma que vivemos em uma crise da Razão. Essa crise seria resultado da forma em que a objetividade científica colonizou as ciências em geral, levando-nos a uma racionalidade completamente desligada de nossas vidas.
A Razão Crítica supera a Razão Tradicional não por negação, mas por incorporação. A Razão Crítica que questiona os porquês, as utilizações, os interesses, as consequências históricas e os resultados obtidos pela ciência.
À razão instrumental, Horkheimer opõe a razão crítica. A razão instrumental nasce quando o sujeito do conhecimento toma a decisão de que conhecer é dominar e controlar a Natureza e os seres humanos. ... Seu valor operacional, seu papel de domínio dos homens e da natureza tornou-se o único critério para avaliá-la.
Os principais nomes da primeira geração de Frankfurt são Max Horkheimer, Theodor W. Adorno, Herbert Marcuse, Erich Fromm e Leo Lowenthal. Da segunda, Jürgen Habermas, Albrecht Wellmer e Otto Apel.
Neste sentido, a teoria crítica visa oferecer um comportamento crítico nos confrontos com a ciência e a cultura, apresentando uma proposta política de reorganização da sociedade, de modo a superar o que eles chamavam de "crise da razão" (nova crítica ao Funcionalismo).
A teoria crítica da sociedade, tal como desenvolvido por Adorno e Horkheimer, sempre procurou divulgar e discutir a contribuição de uma tradição filosófica de afrontamento das contradições existentes na humanidade.
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