Dor é uma experiência sensorial ou emocional desagradável que ocorre em diferentes graus de intensidade – do desconforto leve à agonia –, podendo resultar da estimulação do nervo em decorrência de lesão, doença ou distúrbio emocional.
A dopamina é um membro de uma classe de moléculas chamadas as catecolamina, que servem como neurotransmissor e hormonas. No cérebro, a dopamina serve como um neurotransmissor e é liberada das pilhas de nervo para enviar sinais a outros nervos.
Esses estão presentes por todo o organismo e são classificados em três subtipos: Receptores mecânicos de alto-limiar: detectam pressão; Receptores mecanotermais de baixo-limiar: detectam pressão e calor; Receptores polimodais: detectam pressão, calor e fatores químicos.
Portanto, parece que existem pelo menos dois componentes da dor: a dor "sensorial", que é uma resposta a um dado estímulo e que é aliviada pela remoção desse estímulo, e a dor "psicológica", que pode ser modificada por eventos contextuais externos como uma guerra ou um esporte intenso.
3. Dor patológica que é um estado de doença causada por danos ao sistema nervoso ou por sua função anormal (por exemplo, fibromialgia, neuropatia periférica, dor de cabeça tipo tensão, etc.).
15 curiosidades que você vai gostar
A modulação compreende um conjunto de mecanismos que atenuam ou amplificam os impulsos nociceptivos, podendo ocorrer a nível periférico ou central. Porém, é o corno posterior da espinhal medula o local mais importante onde se dá esta ação.
Dor Somática Profunda: dor decorrente de ativação de nociceptores de fáscias, músculos, tendões, ligamentos e articulações.
A dor pode ser classificada em quatro tipos de acordo com a fisiopatologia: nociceptiva, inflamatória, neuropática e funcional. Tanto a dor nociceptiva quanto a inflamatória podem ser diferenciadas em somática ou visceral.
Os mecanismos fisiológicos da dor envolvem conceitos de sensibilização periférica e neuroplasticidade na perpetuação da dor, com ação através de mediadores bioquímicos nas vias nociceptivas. Pode-se estabelecer correlações entre inflamação, dor e status psicológico.
Classificação Neurofisiológica da Dor
Considera-se dor Nociceptiva aquela que resulta da ativação de nociceptores (fibras A-delta e C) através de estímulos dolorosos, os quais podem ser mecânicos, térmicos ou químicos.
No corpo humano existem vários tipos especializados de receptores sensoriais, entre os quais:terminações nervosas livres.discos de Merkel.receptores dos folículos pilosos.corpúsculos de Pacini- pressâo.corpúsculos de Meissner.corpúsculos de Krause(frio) e Rufinni(dor)fusos neuromusculares.
Quatro classes de nociceptores foram descritos: mecânicos, térmicos, polimodais e silenciosos.
Os nociceptores são terminações nervosas livres dos neurônios de primeira ordem, cuja função é preservar a homeostasia tecidual, assinalando uma injúria potencial ou real.
As fibras Ad, em função da presença da bainha de mielina, transmitem o estímulo doloroso de forma rápida, enquanto as fibras C são responsáveis pela transmissão lenta da dor.
O neurotransmissor liberado pelas fibras tipo C e que está envolvido com a transmissão da dor é: A. Glutamato.
O cérebro tem um papel central na sensação de dor – é ele que, tecnicamente, a sente. O mecanismo de produção de dor no corpo funciona através dos nociceptores, terminações nervosas receptoras de dor que ficam na pele, nas articulações e em alguns órgãos internos.
A dor tem inicio com a estimulação dos nociceptores que, através das fibras nervosas mielinizadas (tipo Aδ) ou amielinizadas (tipo C), transferem esse estimulo ao sistema nervoso central, onde ocorre à consciência da dor e a reposta do organismo a esse estímulo.
A dor nociceptiva deve-se à estimulação excessiva dos nociceptores localizados na pele, vísceras e outros tecidos. A dor neurogênica, reflete dano de tecido neuronal na periferia ou no SNC. Quando há disfunção ou dano de um nervo ou grupo de nervos, resultando em quadro álgico, denomina-se dor neuropática.
Aspectos motivacionais da Dor
Os estímulos sensoriais da dor estão ligados a com- portamentos defensivos. Já se sabe que, anatomicamente, existe superposição de substratos neurais que estão liga- dos ao comportamento dor/medo no teto mesencefálico (BASBAUM et al., 2002).
Tipos de DorDor aguda. A dor aguda é intensa e dura um tempo relativamente curto. ... Dor crônica ou persistente. A dor crônica ou persistente dura um longo período de tempo. ... Dor disruptiva.
As 10 doenças que provocam as piores dores que um ser humano são:Cólica renal.Fibromialgia.Neuralgia pós-herpética.Dor do membro fantasma.Neuralgia do trigêmeo.Enxaqueca.Gota.Dor do primeiro parto.
As mais utilizadas são a Escala Visual Analógica (EVA) e a Escala Visual Numérica (EVN). Através delas, o paciente pode apontar para o profissional de saúde o quão intensa é a sua dor: em um extremo, está a condição sem dor, ou dor "nota zero".
A dor somática superficial é iniciada por estimulação de nociceptores localizados em estruturas superficiais, como a pele, sendo uma dor bem localizada e bem definida.
Entre as classificações possíveis para a dor crônica estão a somática, que é desencadeada por dano ou lesão em pele, subcutâneo, músculos, ossos articulações, entre outros... E a dor visceral, que tem como causa dem origem nas vísceras do tórax, abdome e pelve.
Todos êsses são exemplos de um tipo de dor chamado "dor pa- tológica projetada", causado por impulsos que, iniciando-se em qualquer pon- to de uma via sensitiva, do nervo ao córtex, dão lugar a uma sensação que se projeta na região onde está o receptor dessa via.
Onde tem mais latifúndios no Brasil?
Quais os sintomas do estômago doente?
Quais são as alíquotas de PIS e COFINS?
Qual é a Constituição vigente no Brasil?
O que diz a Súmula 358 do STJ?
Qual placa de vídeo para rodar Free Fire?
Quanto maior a pressão intracraniana PIC maior será a pressão de perfusão cerebral PPC?
Qual a importância do Dia do meio ambiente para a sociedade?
Como declarar imóvel vendido em 2021?
Tem como sair dos melhores amigos de alguém?
Quantas vezes o algarismo 1 aparece de 1 a 100?
Quais exames o enfermeiro deve solicitar na primeira consulta de Pré-natal?
Quem pode se considerar rico no Brasil?
Tem diferença entre tecnólogo e bacharel?
Quais as cinco categorias de técnicas de seleção de pessoal?