Veja quais são os 14 países que têm reatores nucleares em construção:1º) China. Inscreva-se para receber a nossa newsletter. ... 2º) Rússia. Reatores nucleares em construção: 8. ... 3º) Índia. Reatores nucleares em construção: 6. ... 4º) Estados Unidos. ... 5º) Coréia do Sul. ... 6º) Emirados Árabes. ... 7º) Bielorrússia. ... 7º) Eslováquia.
França, China, Rússia, Coreia do Sul, Canadá, Ucrânia, Alemanha, Reino Unido, Suécia, Espanha, Bélgica, Índia, República Tcheca, Finlândia, Suíça, Japão, Brasil, Bulgária, Hungria, África do Sul, Eslováquia, México, Romênia, Argentina, Irã, Paquistão, Coréia do Norte, Eslovênia, Holanda e Armênia.
Os Estados Unidos, com 98 usinas em funcionamento, é o país que mais gera energia por fonte nuclear no mundo, sendo responsável por aproximadamente 1/3 da produção total deste tipo de energia. A França, com 58 reatores, e a China, com 45, são os outros dois países com mais unidades em operação.
Programa Nuclear Brasileiro
A primeira usina nuclear, Angra 1, entrou em operação em 1985, e a segunda usina, Angra 2, foi ativada apenas em 2001. As duas usinas são gerenciadas pela Eletrobras e geram 2 gigawatts (GW) de potência, o equivalente a 2% da capacidade de geração nacional de eletricidade.
Primeira usina nuclear do Brasil, Angra 1 só tem operações garantidas até 2024. Em meio a uma crise energética que não tem previsão de chegar ao fim, o Brasil se vê ameaçado de ter que parar as atividades de sua primeira usina nuclear. Inaugurada em 1985, Angra 1 foi concebida com vida útil de 40 anos.
16 curiosidades que você vai gostar
Atualmente a matriz elétrica do Brasil tem 9.026 usinas geradoras em operação, segundo dados da ANEEL referentes a novembro de 2020.
Os Estados Unidos, que possuem o maior parque nuclear do planeta, com 104 usinas em operação, estão ampliando a capacidade de geração e aumentando a vida útil de várias de suas centrais.
1 - França.2 - Bélgica.3 - Eslováquia.4 - Ucrânia.5 - Hungria.6 - Eslovênia.7 - Suíça.8 - Suécia.
Os Estados Unidos, de longe o maior produtor mundial de energia elétrica por termonucleares, têm atualmente 94 reatores em 28 estados.
Atualmente, existem 440 reatores nucleares em operação em cerca de 30 países ao redor do mundo.
A usina nuclear de Byron está localizada no condado de Ogle, no norte de Illinois, nos Estados Unidos, a cerca de 90 quilômetros a oeste de Chicago. Consiste em dois reatores de água pressurizada PWR, que têm uma capacidade total de 2.421 MW.
A França é o segundo país do mundo com mais usinas, 56, e o segundo produtor de energia nuclear, depois dos Estados Unidos: 70% de sua eletricidade vem dessa fonte.
A energia nuclear é uma alternativa de baixas emissões de carbono quando comparada com os combustíveis fósseis e constitui uma componente essencial do cabaz energético de 13 dos 27 Estados-Membros, representando quase 26% da energia elétrica produzida na UE.
Em 1974, o governo francês tomou a decisão de expandir rapidamente a capacidade de produção de energia nuclear na França logo após a primeira crise do petróleo. Com este programa nuclear, conseguiu-se uma redução nas importações e maior segurança energética.
O país, que tem por volta de 50% da sua matriz energética centrada em fontes renováveis, gera 11% da demanda anual em reatores nucleares.
Japão não desistiu da energia nuclear
Antes do desastre de Fukushima, existiam 54 reatores ativos no Japão. Atualmente, existem 33 reatores, mas apenas 9 tem autorização para reiniciar sob os padrões de segurança pós-Fukushima e 4 estão de fato operando.
Energia nuclear na Argentina
Atualmente existem três usinas nucleares em operação: Atucha I e Atucha II, no distrito de Zárate, e Embalse, no norte da província de Córdoba.
Atualmente a China é o maior produtor mundial deste tipo de energia renovável, sendo seguida por Brasil, Canadá, Estados Unidos e Rússia, países que possuem as maiores centrais hidroelétricas do mundo!
Temos em operação no país 739 centrais geradoras hidrelétricas, 425 pequenas centrais hidrelétricas e 219 usinas hidrelétricas, que são responsáveis por 109,3 gigawatts (GW) de capacidade instalada em operação.
Das 3.099 usinas termelétricas em operação, a maioria (65,5%) queima fontes fósseis, que também são mais poluentes. O restante é movido à biomassa. Além do custo extra do combustível, as térmicas encarecem a conta por funcionarem como um backup do sistema.
No Brasil há diversas usinas hidrelétricas, porém as 5 que geram mais energia são, em ordem decrescente de capacidade: Usina Hidrelétrica de Itaipu (Paraná) , Usina Hidrelétrica de Belo Monte (Pará), Usina Hidrelétrica São Luíz do Tapajós (Pará) e Usina Hidrelétrica de Tucuruí (Pará) e Usina Hidrelétrica de Santo ...
Com potência de 1.350 megawatts, Angra 2 é capaz de atender ao consumo de uma cidade de 2 milhões de habitantes, como Belo Horizonte. A usina conta com um reator de água pressurizada (PWR) de tecnologia alemã da Siemwns/KWU (hoje Areva NP), fruto de acordo nuclear entre Brasil e Alemanha, assinado em 1975.
O projeto vem da NuScale, uma empresa nascida de pesquisas na Oregon State University que recebeu alguns fundos substanciais do Departamento de Energia norte-americano. O mini-reator é um cilindro de aço de 23 metros de altura por 5 metros de largura, capaz de produzir 50 megawatts de eletricidade.
O que é o ministério infantil?
Qual a região do Brasil que possui a maior área cultivada pelos pequenos agricultores?
Qual a taxa de falha do anticoncepcional?
Quanto tempo é uma hora no GTA?
Quem venceu a batalha das correntes?
Onde foram encontrados os evangelhos?
Como corrigir assimetria do sorriso?
Quantos Viih Tube pegou na Farofa?
O que pode ser aparelho auditivo apitando?
Como colar sempre sem formatação?
O que é o estado civil Desquitado?
Como cancelar hipoteca em registro?
Quais foram os principais participantes da Segunda Guerra Mundial?
Quais são as duas formas de propagar as frutíferas?
Qual a melhor opção para investir 5 mil reais?
Qual a relação entre LDB é BNCC?
Quais os objetivos da vigilância nutricional e alimentar?