Atestados médicos e afastamentos podem ser reduzidos se sua empresa obtiver informações diretas e integradas sobre a saúde de seus colaboradores, pois as consultas de pronto-atendimento, além de não resolverem o problema, tornam as faltas e saídas antecipadas uma rotina.
Outro ponto de atenção se refere ao tempo de afastamento, sendo os 15 primeiros dias consecutivos pagos pela empresa. A partir do 16º dia, o empregador pode solicitar o afastamento do colaborador ou dos colaboradores pelo INSS, ficando a cargo da Previdência o pagamento do salário deste.
Quando o trabalhador apresenta um atestado médico, a empresa não pode se recusar a recebê-lo, pois possui validade perante à lei. Assim, ao receber, basta conferir os dados do funcionário e do médico, além de entregar uma cópia ao trabalhador.
Existem dois tipos de atestados: (i) o de mero comparecimento e (ii) o médico. Ambos são documentos de notificação, expedidos por profissionais habilitados da área de saúde, com a finalidade de justificar junto às empresas, as ausências eventuais de empregados quando motivadas por problemas de saúde.
➡ Não há limite de atestados médicos apresentados mensalmente ou anualmente (exceto nas hipóteses legais elencadas abaixo), porém o período máximo custeado pela empresa é de até 15 dias, sendo que a partir do 16° dia o pagamento será realizado pela Previdência Social diretamente ao empregado.
Após a implantação inicial, insira os indicadores em seu planejamento. Mesmo que o negócio esteja com bons índices, mantenha o monitoramento e busque sempre por inovações para superar os resultados e reduzir os custos. Muitas empresas implementam ferramentas para medir a produtividade porque o desempenho não vai bem.
Caso a empresa nunca tenha medido sua produtividade, é interessante começar a fazer o exercício com um grupo menor de colaboradores (uma pequena amostragem). Defina o que observará. Nossas sugestões são: número de clientes atendidos por dia, quantidade de pedidos por hora, tarefas planejadas versus executadas.
Outra maneira de avaliar como anda a produtividade na empresa é comparar o Planejado com o Realizado. Ao terminar um projeto, veja se tudo ocorreu da forma que estava previsto, se o tempo que a tarefa levou para ser finalizada está dentro do escopo. Caso a equipe tenha atingido 75% do que foi planejado, podemos considerá-la como produtiva.
Além disso, antes de partir para o aumento de produtividade propriamente dito, se possível, veja como colaboradores diferentes executam a mesma tarefa e analise a média de tempo levada por eles. Assim será possível trabalhar em pontos de gargalos para que a ação seja executada mais rapidamente.
Quais são as gerações dimensões de direitos humanos e a que cada uma delas está ligada?
Como pode ser estudada América?
Quais são os 7 tipos de desperdícios?
Como são classificados os agregados utilizados na construção civil?
Como podemos definir um transdutor?
Como pode ser executado o fundamento de deslocamento para goleiro?
O que é Transparência e controle social?
O que acontece no final do Ragnarok?
O que fazer com a nota do Enem 2020?
Como podem ser definidos as teorias do Subdesenvolvimento?
O que acontece no final do filme Era uma vez?
O que precisa para fazer citologia?
Como foi o final de mil e uma noites?