Os alimentos desidratados são ótimos aliados na nutrição do dia a dia por apresentarem uma grande quantidade de nutrientes e um período de validade maior. Além disso, eles podem ser usados como temperos, o que dá um grande diferencial nas suas receitas preferidas.
Algumas vantagens da desidratação de frutas e hortaliças são a diminuição em cerca de 10 a 15% do peso original, no caso de frutas, e 6 a 8% no caso de hortaliças; diminuição do espaço em volume, diminuindo a quantidade de material de embalagem necessário por unidade do alimento; não necessidade de refrigeração durante ...
A temperatura a usar para desidratar os alimentos deve situar-se entre os 54,4º C e 60º C. Quanto mais baixa a temperatura mais demora a desidratação e, quanto mais alta for, mais rápida é. Não é recomendável uma temperatura superior a estas, pois pode correr o risco de cozer a fruta em vez de a desidratar.
Desidratar ou secar um alimento consiste em retirar parte do líquido que o compõem. Tornando, assim, o alimento menos exposto à ação dos micro-organismos. Há vários métodos de desidratação, que são utilizados como formas de conservação em todo o mundo. Em casa, muitas vezes, sem saber, desidratamos os alimentos.
A desidratação de alimentos consiste em reduzir o seu conteúdo de água e de humidade para níveis muito baixos. Este processo inibe a deterioração dos mesmos pois impede que microrganismos como bactérias e bolores cresçam e proliferem e que reações enzimáticas alterem a sua qualidade.
26 curiosidades que você vai gostar
Durante esse processo, os alimentos perdem a umidade por evaporação. Quando a umidade se esvai, o mesmo ocorre com os microrganismos que estragam os alimentos ao longo do tempo. Quando você armazena alimentos secos, as bactérias e os microorganismos não podem crescer e você pode preservá-lo por um longo tempo.
A desidratação é um processo que con- siste na eliminação de água de um produto por evaporação, com transferência de calor e massa. É necessário fornecimento de calor para evaporar a umi- dade do produto e um meio de transporte para remover o vapor de água forma- do na superfície do produto a ser seco.
Alguns dos melhores alimentos para desidratar nessa categoria são beterraba, cenoura, milho, cebola, ervilha e batata. Quer sejam para consumo em viagem ou armazenamento a longo prazo, as frutas são um excelente tipo de alimento para a desidratação. O processo de pré-desidratação é semelhante ao dos vegetais.
A desidratação é feita através de vapor superaquecido, sistema a vácuo, uso de gases inertes ou pela aplicação direta de calor. Trata-se de processo rápido que não necessita de grande área para a secagem.
O Snack de Legumes Integrais é desidratado: são untados em óleo de algodão em baixa pressão e em baixa temperatura chegando até 60º. Neste processo é mantido todas as características dos vegetais, tais como vitaminas, nutrientes e fibras.
Uma semana antes da competição, a forma melhor de desidratar sem fazer uma diurese, é só consumir água e sal. Os diuréticos são desnecessários. Eles tem que entrar com recurso final, porque nós conseguimos manipular com facilidade os mecanismos de retenção de sódio e água, só com ingestão e consumo de sódio.
Alimentos desidratados podem perder até 95% de umidade (desidratados feitos em casa podem remover apenas 70% da água). A maioria dos alimentos desidratados possuem uma vida útil de até 15 anos. Sua desvantagem é que demora mais tempo para ser cozida (algumas demoram até 20 minutos).
O processo de desidratar nada mais é do que retirar toda a água presente na fruta. Entre as mais comuns de serem encontradas dessa maneira estão as uvas, ameixas, tâmaras, figos, damascos, mangas, abacaxis, bananas, peras, maçãs e também o coco seco.
Você sabia que as frutas desidratadas são divididas em dois grupos? Os frutos secos oleaginosos (amêndoas, castanha de caju, nozes e outros) e as frutas secas (damasco, uva passa, banana, figo e outros). Rica em gorduras saudáveis, as oleaginosas trazem diversas vantagens ao organismo.
Para secar no forno
Forre a bandeja do forno com papel manteiga, coloque as frutas fatiadas, sem encostarem ou estarem amontoadas, mantenha o forno em temperatura baixa, entre 40 e 60ºC e o ventilador, circulador de ar do próprio forno, ligado (ou então, a porta do forno semi-aberta) pois a umidade terá de sair.
O processo de secagem utiliza ar quente para a transferência de calor para o alimento e a consequente vaporização da água contida nesse, ocorrendo a desidratação. A secagem pode ocorrer à pressão atmosférica ou à pressão reduzida em equipamentos conhecidos como secadores a vácuo.
Já na aula 3 você vai ver que a concentração e desidratação são métodos de conservação que envolve a retirada de água dos alimentos. No processo de concentração os equipamentos utilizados para este fim são os evaporadores e na desidratação os secadores.
Alimentos desidratados podem ser conservados por um período que varia de seis meses a um ano, desde que embalados a vácuo ou hermeticamente fechados. Na hora do consumo pode ser feita uma re-hidratação por cozimento, água fervente, vapor, sucos, leite, iogurte e outros.
Métodos de conservação por secagem (desidratação)
Esse método que retira parte do líquido dos alimentos, e com ele os microrganismos não são capazes de se desenvolver. Ela também reduz o tamanho e o peso da comida, facilitando o transporte e armazenamentos.
5 frutas desidratadas e seus benefíciosBanana desidratada tem alto teor de potássio, carboidratos e vitaminas do complexo B. ... Abacaxi desidratado é rico em vitaminas do complexo B, C, fibras e antioxidantes. ... Manga desidratada tem efeito antioxidante, depurativo e é rica em vitaminas e minerais.
A principal diferença entre a fruta seca ou desidratada e a fruta natural é a quantidade de água na composição. Se não houver moderação, as frutas secas podem prejudicar uma alimentação com o objetivo de reduzir o peso.
Frutas favoritas: morangos, framboesas, maçãs, pêssegos, pepino (sim, botanicamente é uma fruta) e, claro, uma infinidade de frutas cítricas, como a laranja e limão. Ervas aromáticas: alecrim, hortelã, manjericão.
2 – MEL. O mel é muitas vezes considerado o único alimento que realmente dura para sempre, graças a sua química mágica e a obra de abelhas. O néctar das flores se mistura com enzimas dentro das abelhas que extraí-lo, o que muda a composição do néctar e divide-os em açúcares simples que são depositados em favos de mel.
Alimentos enlatados podem manter sua qualidade para consumo por até dois anos.
5 alimentos que demoram a estragar e que você pode comer sem...Cebola. Quando bem conservada, a cebola pode durar cerca de 2 meses sem estragar. ... Alho. O alho cru é outro alimento que costuma durar bastante. ... Batata. ... Carnes, frangos e peixes congelados. ... Manteiga.
Como saber o valor do limite emergencial?
Como saber se uma pessoa está com febre?
O que a caligrafia falam sobre as pessoas?
Qual o correto sequência ou sequência?
Como saber se me alistei no Exército?
Como emitir a guia do MEI 2021?
Para que serve Satin Lips Mary Kay?
Como garantir a segurança alimentar nas escolas brasileiras da rede pública?
O que falar para calar a boca uma feminista?
Como gerar PDF em escala no CAD?
Como garantir a liberdade de expressão e ao mesmo tempo conter?