O Código de Defesa do consumidor garante o direito de proteção da vida, saúde e segurança contra os riscos provocados por práticas no fornecimento de produtos e serviços considerados perigosos ou nocivos.
1°) O CDC é norma de ordem pública
Ser norma de ordem pública significa ser de aplicação cogente, ou seja, é uma norma obrigatória e não uma norma meramente programática. Esta característica repercute na prática, pois se é de ordem pública, o juiz poderá de ofício conhecer uma abusividade no contrato de consumo.
Proteção da vida e da saúde. ... Educação para o consumo. ... Liberdade de escolha de produtos e serviços. ... Informação. ... Proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ... Proteção contratual. ... Indenização. ... Acesso à Justiça.
Proteção da vida, da saúde e da segurança; Informações (quantidade, qualidade, composição, característica e preço) sobre os produtos e serviços; Proteção contra a publicidade enganosa e abusiva (caso seja enganado tem o direito de trocar o produto ou ter o dinheiro de volta);
3º, CDC, como se vê: “§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.”
18 curiosidades que você vai gostar
Produto, em administração e marketing, é um conjunto de atributos, tangíveis ou intangíveis, constituído através do processo de produção, para atendimento de necessidades reais ou simbólicas, e que pode ser negociado no mercado, mediante um determinado valor de troca, quando então se converte em mercadoria.
Um produto é tudo aquilo capaz de satisfazer um desejo ou uma necessidade. O produto não é somente o que o engenheiro diz dele, mas, também, o que está implicado por sua concepção, embalagem, distribuição, preço qualidade e garantia. ...
Todo consumidor tem o dever de se informar sobre as condições de mercado e sobre a real adequação dos bens e serviços oferecidos. Tem dever de resistir às práticas comerciais agressivas ou fraudulentas. Tem dever de ficar atento aos termos dos contratos que assina. Tem dever de planejar seus recursos.
Conheça os 10 direitos básicos do consumidor brasileiroProteção da vida e da saúde. ... Educação para o consumo. ... Liberdade de escolha de produtos e serviços. ... Informação. ... Proteção contra publicidade enganosa e abusiva. ... Proteção contratual. ... Indenização. ... Acesso à Justiça.
Por isso, a sua grande sacada ou grande ideia de produto — como preferir chamar –, deve vir acompanhada de um conceito que servirá para:Definir o seu produto no mercado. ... Atribuir qualidade. ... Qualificar e classificar. ... Defina o conceito do seu produto baseado no real motivo dele existir.
§ 1° Produto é qualquer bem, móvel ou imóvel, material ou imaterial. § 2° Serviço é qualquer atividade fornecida no mercado de consumo, mediante remuneração, inclusive as de natureza bancária, financeira, de crédito e securitária, salvo as decorrentes das relações de caráter trabalhista.
Preço e valor, embora sejam frequentemente confundidos no dia a dia, são conceitos bem diferentes. De maneira bastante resumida, preço é a quantidade monetária paga pelo cliente, enquanto o valor é o benefício proporcionado pelo produto ou serviço comprado.
Venda é o processo de troca de um produto ou serviço por dinheiro, em resumo. As vendas ocorrem tanto de empresas para pessoas (conhecido como vendas B2C), de empresas para empresas (vendas B2B) e até sem envolver empresas, como no caso dos classificados e vendas de itens usados, por exemplo.
Hoje em dia o termo “cliente” – também conhecido como “comprador” – é, geralmente, usado para se referir a um efetivo ou potencial adquirente/usuário de produtos (na compra ou aluguel de bens) e/ou serviços oferecidos por um indivíduo ou por uma organização (chamado de fornecedor ou vendedor).
O adjectivo básico é usado para qualificar aquilo que é essencial em algo ou que constitui a sua base. No âmbito da educação também costuma ser usado o conceito de básico para diferenciar entre graus de instrução. ...
O termo "vendas" engloba todas as atividades envolvidas na venda de um produto ou serviço para um consumidor ou empresa. ... Para as empresas e suas organizações de vendas, o objetivo das vendas é buscar prospects, iniciar um contato e construir um relacionamento com eles, e fornecer uma solução que beneficie o prospect.
Conheça os 5 principais tipos de vendas mais utilizados nas...Venda direta. Na venda direta, os produtos ou serviços são oferecidos ao consumidor sem qualquer intermediário. ... Venda consultiva. ... Venda corporativa. ... Venda casada. ... Venda consignada.
Segundo Kotler (2003), vendas é a comunicação verbal direta concebida para explicar como bens, serviços ou idéias de uma pessoa ou organização servem às necessidades de um ou mais clientes potenciais.
De forma bastante resumida a diferença é que o preço é o que se paga por um produto ou serviço enquanto o valor é o benefício proporcionado. O distanciamento dos termos é bastante importante para entender a lógica de alguns mercados - como o de ações onde há o preço da ação e o valor que ela pode ter no futuro.
A relação entre preço e valor está na forma com a qual o preço de um produto é definido e como isto passa pela percepção de valor que ele gera. Um produto com alta percepção de valor geralmente terá um preço alto, mesmo que o preço esteja bem acima do custo (conceito que iremos explorar mais abaixo).
O preço, do latim pretium, é o valor pecuniário estimado de uma coisa ou valor monetário que vale algo; o equivalente de uma coisa. É a expressão monetária do valor. Todos os produtos e os serviços que são colocados no mercado tem um preço, que é o dinheiro que o comprador deve pagar para efetivar a operação.
Um serviço é um produto da atividade humana que satisfaz a uma necessidade, sem assumir a forma de um bem material.
É preciso definir os principais produtos e serviços que serão oferecidos, entender o nicho de mercado, o perfil dos consumidores, concorrentes e por aí vai. Dessa forma, fica mais fácil escolher em qual segmento que a sua empresa deve atuar e que, claro, traga mais resultado.
O marketing possui várias vertentes e direcionamentos, dos quais podemos citar o produto. ... Produto diz respeito àquilo que é palpável, ou seja, um bem adquirido. Em paralelo, serviço é o que é oferecido ao cliente para atender às suas necessidades.
É a formulação de uma ideia por meio de palavras ou recursos visuais. O termo "conceito" tem origem a partir do latim “conceptus” (do verbo concipere) que significa "coisa concebida" ou "formada na mente". O conceito pode ser uma ideia, juízo ou opinião sobre algo ou alguma coisa.
Qual melhor Colégio Militar do Brasil?
Como formular uma ração para bovinos?
O que pode ser um sangramento fora do período menstrual?
Quanto tempo demora para fechar a gengiva?
O que não pode fazer com a Bandeira Nacional?
O que quer dizer atitudes impulsivas?
Como alterar teclado notebook Lenovo?
Porque azul é a cor da psicologia?
Qual é o tamanho normal de uma pizza?
Como fazer um aromatizador de varetas?
Quem desenha a planta o engenheiro ou o arquiteto?
Quem é o rei Gargula de Riverdale 3 temporada?
Quais as frutas boas para pressão alta?
Quem é o melhor advogado dos Estados Unidos?
Qual a solubilidade do gás oxigênio em água a 25 Cê pressão de 1 atm nível do mar )?
O que são fungos unicelulares e pluricelulares?
Como podem ser definidos os prazos de guarda dos documentos?