Existem 3 tipos de prontuários eletrônicos disponíveis para uso em serviços de saúde e cada um tem suas vantagens e desvantagens.
O que é prontuário eletrônico? Trata-se de uma ferramenta para centralizar as informações do paciente, de forma a serem acessadas muito facilmente pelo médico, seja qual for a especialidade. Assim, desde a primeira consulta, ficam registrados os dados da pessoa em um ambiente online, bem como exames e prescrições.
Para utilizar o prontuário eletrônico, a forma mais comum é escolher um sistema ou um software de gestão. Nele, o dentista consegue inserir os dados necessários e armazená-los de forma rápida e segura.
Quem quiser conhecer o aplicativo pode baixá-lo nas lojas virtuais dos sistemas Android e iOS, gratuitamente, ou acessá-lo no site https://meudigisus.saude.gov.br/menu/home. Para cadastro, é necessário o número do CPF.
Logo, o melhor prontuário eletrônico é aquele modular e em tela única. Dessa forma, você garante que os profissionais médicos de sua clínica terão todas as informações em apenas uma tela. A seleção de módulos por especialidade facilita a utilização do prontuário.
Geralmente a própria clínica ou consultório disponibiliza o requerimento para a solicitação da cópia do prontuário. Basta o interessado se dirigir até o local no horário de expediente e tirar todas as suas dúvidas sobre o assunto. Os prazos de entrega variam de acordo com cada unidade de saúde.
Existem dois tipos de prontuários: eletrônico e de papel. Esse documento é valioso, porque armazena informações que permitem retomar dados clínicos de um indivíduo, viabilizando a comunicação entre profissionais da área da saúde.
Para tanto, pode ser físico ou digital, mas aqui detalharemos sobre o prontuário eletrônico. É comum encontrar profissionais da medicina que façam registros em papel, mas manter essa documentação em um sistema online é muito mais interessante.
Isso porque, prontuários digitais significam facilidadena hora de acesso, além de favorecimento no acompanhamento de cada paciente, bem como na evolução do quadro. Esse raciocínio se aplica tanto ao Sistema Único de Saúde (SUS) quanto aos atendimentos realizados pela rede privada.
Prontuários eletrônicos integrados a uma plataforma ficam armazenados na nuvem, ou seja, em um ambiente digital, e não em prateleiras e armários dentro de seu consultório. Atualmente, isso é algo muito utilizado em diversos sistemas, como o próprio Google Drive.
Como se escreve o nome tirasse?
O que aconteceria se um astronauta tirasse o capacete no espaço?
Crimes assimilados ao de moeda falsa?
Quem fiscaliza as construtoras?
Qual e o significado de destinam?
O que significa a palavra elevarmos?
Qual o sinônimo de inacreditavelmente?
O que é uma alimentação balanceada?
O que é o valor de uma pessoa?
Quanto custa o m2 de box de banheiro?