As principais características da poesia concreta:Uso da linguagem verbal e não-verbal.Experimentalismo poético.Poesia visual.Efeitos gráficos, sonoros e semânticos.Aspectos geométricos.Supressão do verso e estrofe.Desaparecimento do eu-lírico.Eliminação da poesia intimista.
Poesia concreta é um tipo de poesia vanguardista, de carácter experimental, basicamente visual, que procura estruturar o texto poético escrito a partir do espaço do seu suporte, sendo ele a página de um livro ou não, buscando a superação do verso como unidade rítmico-formal.
Características da poesia concreta
Exploração dos aspectos sonoros dos vocábulos com o uso de aliterações, assonâncias e paronomásias; Uso de neologismos; O poema concreto comunica-se por meio de sua estrutura-conteúdo; Ausência de eu lírico, de expressão subjetiva.
A poesia concreta é considerada de vanguarda e tem um caráter experimental. Tem forte apelo aos elementos gráficos e busca a relação entre imagem, palavra e sonoridade. O poema concreto elimina pronomes, preposições e conjunções - geralmente é composto apenas por verbos e substantivos e não tem pontuação.
Poesia Concreta
O uso da linguagem verbal e não-verbal, ausência de verso e estrofe, ausência do eu lírico e os aspectos geométricos são uma de suas principais características.
33 curiosidades que você vai gostar
Assim como pudemos perceber, o poema visual, ou poema concreto, é composto pela linguagem verbal, e esta é complementada pela linguagem não verbal. ... Já a linguagem não verbal se constitui pela imagem da xícara de café, que foi formada pela maneira como se organizaram as palavras, isso é, a visualidade do poema.
DicasEscreva as palavras em tamanhos diferentes para acentuar a forma do poema.A poesia em estilo livre serve muito bem ao estilo concreto porque cada verso pode ter um comprimento diferente.Use imagens descritivas para reforçar a forma com as suas palavras.
A poesia concreta iniciou-se na década de 1950, precisamente em São Paulo na “Exposição Nacional de Arte Concreta”, ocorrida no Museu de Arte Moderna de São Paulo, em 1956. Nessa época, o presidente do Brasil era Juscelino Kubitschek, também conhecido como JK.
A poesia concreta (ou poema concreto) tem início com o movimento de vanguarda concretista no século XX. O poeta concreto não volta a face às palavras, não lhes lança olhares oblíquos: vai direto ao seu centro, para viver e vivificar a sua facticidade. ...
O que é poesia concreta! A poesia concretista pertence ao Concretismo, movimento que alimentou a ideia de ruptura com as produções formais. Bebendo das vanguardas, desenvolveu traços próprios: poemas que formam imagens, trocadilhos, geometrização e até abolição da estrutura verso-estrofe.
O poema concretista, acima indicado, apresenta as seguintes inovações no campo verbal e visual: a) abolição do verso tradicional; desintegração do sistema em seus morfemas; a palavra dá lugar ao símbolo gráfico. b) apresentação de um ideograma; uso de estrangeirismos, esfacelamento da linguagem.
A poesia concreta defende a racionalidade e rejeita o expressionismo, o acaso, a abstração lírica e aleatória. A poesia visual, pode ser considerada resultante duma intersecção entre a poesia e a experimentação visual. ...
Trata-se de representações visuais tridimensionais (mas expressas em superfícies bidimensionais, como telas de computador e celular) de funções algébricas construídas com o software AutoCad – geralmente utilizado em projetos de áreas como a Engenharia e a Arquitetura –, às quais Vallias agrega valor artístico por meio ...
O Concretismo começa a despontar no Brasil com a publicação da revista Noigandres pelos três poetas: Décio Pignatari, Haroldo de Campos e Augusto de Campos. Porém, fixa-se no Brasil com a Exposição Nacional de Arte Concreta, em 1956, no Museu de Arte Moderna de São Paulo.
A história da poesia é anterior à história da escrita, aparecendo nos primeiros registros da maioria das culturas letradas. Essa forma de expressão foi utilizada em obras antigas, tais como os vedas indianos (1700–1200) e os Gathas de Zoroastro (1200–900 a.C.).
A Poesia Marginal foi um movimento sociocultural que surgiu na década de 70, no Brasil. Ele atingiu todas as belas artes (música, cinema, teatro, artes plásticas) e, principalmente, a literatura.
O Concretismo foi um movimento literário que surgiu em meados da década de 50, tendo como uma das principais influências a arte concreta. O principal foco do Concretismo no Brasil foram as mudanças na forma de fazer poesia. Para os artistas, a poesia era, além de palavra e som, visual.
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Como fazer um poema visualPor exemplo, escolhe um objeto para ser o tema do teu poema. Boas sugestões para iniciantes podem ser animais ou comidas favoritas.Desenha um contorno simples no papel ou no computador. Se estiveres a usar o papel, desenha com um lápis, não com uma caneta.Escreve o teu poema normalmente.
A poesia visual é um tipo de poesia em que – abolindo-se certas distinções entre os gêneros textuais e outras formas de arte – o texto, as imagens e os símbolos são dispostos de tal forma que o elemento visual assume papel preponderante na obra, não dependendo de elementos verbais para ser caracterizado como poesia.
Concretismo é um movimento artístico, e também uma corrente literária, caracterizado pela objetividade e pelo trabalho experimental com o espaço. Ele surgiu no século XX, como reflexo de uma realidade marcada pela racionalidade e pelo avanço tecnológico.
Os poemas concretos são textos curtos com frases curtas ou apenas formados por palavras aparentemente soltas e sem nexo. Porém, quando há a compreensão do contexto em que ele foi produzido, o sentido passa a ser percebido e o leitor interage criando novos sentidos.
Soneto é um tipo específico de poema marcado por uma estrutura fixa de quatro estrofes, sendo dois quartetos (quatro versos) e dois tercetos (três versos). Além disso, os versos devem conter dez sílabas poéticas.
O poema narrativo caracteriza-se como a manifestação literária em verso na qual se realiza a narração ficcional de fatos ou de ações antropomorfizadas, com traços dramáticos, cômicos ou sérios e pode ser de alcance universal, regional ou local, dada a presença ou a ausência de grandiosidade.
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