Tipos de hexágonos: regular, irregular, côncavo ou convexo.
O que é um hexágono? Um hexágono nada mais é do que uma figura plana que contém seis lados e seis ângulos internos.
Hexágono é um polígono que possui seis lados delimitados por segmentados de reta. Essa figura plana é formada pela junção de seis triângulos equiláteros. Quando o hexágono é regular todos os lados possuem a mesma medida e seus ângulos internos são de 120º.
Uma vez que um hexágono regular está composto por seis triângulos equiláteros, a fórmula para encontrar sua área total é derivada da usada para encontrar a área de um triângulo equilátero. A dita fórmula pode ser representada por Área = (3√3 s2)/ 2, onde s é o tamanho de um lado do hexágono regular.
Pentágono é uma figura geométrica formada por cinco ângulos e lados. Também é o nome da sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos, símbolo das Forças Armadas dos EUA. Nos estudos da geometria, os pentágonos (polígonos de cinco lados), podem ser divididos em regulares e irregulares.
22 curiosidades que você vai gostar
Polígono regularTriângulo equilátero.Quadrado.Pentágono regular.Hexágono regular.Heptágono regular.Octógono regular.Eneágono regular.Decágono regular.
A classificação dos polígonos é utilizada para nomeá-los. Por exemplo, quando o polígono possui exatamente três ângulos, ele é chamado de triângulo; quando ele possui quatro ângulos, ele é chamado de quadrilátero. Acima de quatro lados, os polígonos são nomeados como pentágonos, hexágonos e assim sucessivamente.
O retângulo é uma figura geométrica plana composta por quatro lados e ângulos internos congruentes e retos. Juntamente com o quadrado e losango, essa figura também é considerada um paralelogramo – polígonos com lados opostos paralelos.
O triângulo possui zero diagonais, o quadrado, duas, o pentágono, cinco, e o hexágono, nove.
A área lateral de um prisma deve ser calculado a partir da soma das áreas de suas faces laterais. Tendo como exemplo um prisma reto, ou seja, todas as áreas das faces laterais congruentes, a fórmula da área lateral é: A1 = n . a, sendo “n” o número de lados e “a” face lateral.
Para calcular a área lateral, a área total e o volume, podemos usar as fórmulas, dadas por: A(lat)=4πr2. A(base)=πr2.
Em um polígono podemos identificar os seguintes elementos: vértices, lados, ângulos internos, ângulos externos, diagonais. O triângulo é o único dos polígonos que não possui diagonal. Os vértices constituem o ponto de encontro de dois segmentos laterais.
Classificação dos polígonos
Pentágono – possui 5 lados. Hexágono – possui 6 lados. Heptágono – possui 7 lados. Octógono – possui 8 lados.
O Eneágono possui, desta forma, 9 lados iguais, 9 vértices (um vértice corresponde ao ponto de interseção de dois lados de uma figura geométrica) e 9 ângulos internos iguais a 140º.
Por exemplo, se um polígono tem 8 lados, de cada vértice contamos 8 segmentos, dos quais 3 deles não são considerados diagonais, ou seja, teremos 8 – 3 diagonais, ou seja, apenas 5. Nesse sentido, para um polígono de n lados, teremos, saindo de cada vértice, n – 3 diagonais.
Assim, o comprimento da diagonal de qualquer quadrado pode ser dado pelo produto entre a medida do seu lado e raiz quadrada de 2.
Quantas patas tem a aranha marrom?
Como foi a morte de Odete Roitman?
Quem tem hanseníase tem direito a aposentadoria?
Quais são os sinais vitais alterados?
Porque o titã mandíbula da Ymir é diferente?
Quando interrompe a prescrição na execução fiscal?
Quando se faz intercâmbio repete de ano?
Porque é que as vacas são sagradas na Índia?
Como fica o útero nos primeiros dias de gravidez?
O que é interação social e qual sua importância?
Qual a validade jurídica de uma notificação extrajudicial?