A seguir serão abordados os principais tópicos adotados como estratégia de produção pelas empresas de construção, tais como: planejamento, recursos humanos, melhoria de canteiro de obras, ergonomia, desperdício, segurança no trabalho.
Os tipos de estratégiaEstratégia de sobrevivência: Essa estratégia é adotada quando a empresa não tem outra alternativa e se encontra em uma situação inadequada e caótica. ... Estratégia de manutenção: ... Estratégia de crescimento: ... Estratégia de desenvolvimento:
Para atender as estas áreas, ele se divide em três fases: Planejamento Estratégico da Produção, Plano Mestre de Produção e Programação da Produção.Planejamento Estratégico da Produção. ... Plano Mestre de Produção. ... Programação da Produção.
A estratégia de produção possui quatro perspectivas para definir o papel, os objetivos e as atividades da produção. top-down. bottom-up. de dentro para fora.
A estratégia empresarial está dividida em dois tipos: Estratégia Cooperativa e Estratégia Competitiva, e para que sejam realizadas de forma eficaz as oportunidades de mercado precisam ser visualizadas com antecedência, assim como as limitações e ameaças.
29 curiosidades que você vai gostar
Formulação da Estratégia EmpresarialObjetivos e desafios estabelecidos pela empresa;Realidade identificada no diagnóstico estratégico;Respeito à visão, à missão e aos fatores críticos de sucesso da empresa.
E estratégia empresarial? É como a empresa pretende alcançar os objetivos almejados na Administração Estratégica que é o processo de planejar, executar e controlar. Abrange as áreas de marketing, operações, pessoas e finanças, conduzidas a partir de uma estratégia ampla da organização.
Perspectiva dos recursos de operações
Nesse sentido, a estratégia vista sob o prisma dos recursos de operações entende que uma empresa que adota “grandes” recursos, realiza a manutenção dos mesmos e sempre está aprimorando-os, naturalmente, no longo prazo essa capacidade, resultará em seu sucesso estratégico.
O objetivo da estratégia de produção é prover um padrão de decisões consistentes no que se refere ao processo produtivo disponibilizando para a empresa uma orientação em relação a melhor forma de utilizar os recursos de maneira a suportar uma vantagem competitiva.
Bottom-up significa “de baixo para cima”. Essa análise ocorre do específico para o amplo. Por exemplo, se a empresa estiver realizando uma projeção financeira, ela começará baseando-se no serviço ou no produto da empresa.
5 principais etapas do Planejamento Estratégico e sua implementação1 – Missão, Visão e Valores. ... 2 – Análise dos ambientes interno e externo. ... 3 – Definição de metas e objetivos. ... 4 – Definição do plano de ação. ... 5 – Mensuração e acompanhamento de resultados.
Mas, o que muita gente não sabe é que existem três níveis de planejamento: estratégico, tático e operacional. Esses três níveis, embora conectados, se diferenciam em relação ao escopo, às pessoas envolvidas, ao prazo e aos resultados que cada um desses níveis de planejamento proporcionam para a organização.
Como implantar um bom controle de produção?Verificar qual é a demanda de produção do produto. ... Alinhar essa demanda com a capacidade de produção da empresa. ... Definir estratégias. ... Fazer a Programação Mestra da Produção. ... Fazer a Programação Detalhada da Produção. ... Controlar a produção. ... Monitorar os resultados.
As estratégias de crescimento das empresas mais bem-sucedidas são, na maioria das vezes, pautadas na saúde financeira da organização. A intenção é fazer com que o negócio se desenvolva de maneira segura e sustentável, evitando ao máximo riscos que possam prejudicar o caixa.
Michael Porter elenca três estratégias genéricas: custo total, diferenciação e enfoque.Custo Total. É quando uma empresa busca se diferenciar pelo preço baixo. ... Diferenciação. Estratégia genérica que trabalha muito com a percepção de valor do cliente sobre um produto ou serviço. ... Enfoque.
Quais são as 5 forças de Michael Porter?Rivalidade entre os concorrentes. A primeira das forças de Porter é a chamada “rivalidade entre os concorrentes em um mesmo mercado”. ... Entrada de novos concorrentes. ... Produtos substitutos. ... Poder de negociação dos clientes. ... Poder de negociação dos fornecedores.
No processo produtivo, as operações precisam satisfazer os stakeholders (a sociedade, os fornecedores, os consumidores, os acionistas, os empregados, etc.) com pelo menos cinco objetivos de desempenho básicos para qualquer operação produtiva. São eles: qualidade, rapidez, confiabilidade, flexibilidade e custo.
O desempenho é definido como o grau em que a produção preenche os cinco indicadores de objetivos de desempenho que você vai conferir a seguir: Confiabilidade, Custo, Qualidade, Velocidade e Flexibilidade.
Definem a posição da organização relativamente a seu ambiente. Tem efeito abrangente na organização à qual a estratégia se refere. Aproximam a organização de seus objetivos de longo prazo.
Resumo: A estratégia de operações (EO) é responsável por decisões chave das atividades desempenhadas pela função de produção, afim de alcançar a vantagem competitiva no mercado, sendo recorrentes as pesquisas sobre esse constructo nas áreas industrial e de serviços.
Um dos principais pilares da administração da produção é o melhoramento dos recursos produtivos, seja ele o homem, máquina ou o uso da tecnologia. ... A maniera mais eficiente para obter este resultado é usando o planejamento e controle de produção, que tem como meta aumentar a eficiência e eficácia de uma organização.
O que é Estratégia:
Estratégia é uma palavra com origem no termo grego strategia, que significa plano, método, manobras ou estratagemas usados para alcançar um objetivo ou resultado específico.
Como definir uma estratégia eficiente?1- Diagnóstico. Verifique a situação atual quanto à comunicação da empresa (canais, conteúdo, profissionais envolvidos, custos) e de seu mercado de atuação (concorrência);2- Definição de objetivos. ... 3 – Plano de ação. ... 4 – Execução. ... 5 – Avaliação.
Da mesma forma que os objetivos, a estratégia precisa ser clara, curta e bem definida. De modo geral, estratégia é o caminho que será percorrido ou o que deverá ser feito, não significa o “como fazer”, mas sim “o que fazer”.
Um bom planejamento estratégico deve pensar em:
Determinar objetivos a longo termo. ... Gerar opções de estratégicas que abordem essas questões, as priorizando. Decidir entre as opções. Monitorar os resultados das etapas de processo de planejamento estratégico.
Qual métodos para trabalhar com um aluno com baixa visão?
Como disfarçar a oleosidade do cabelo com secador?
Como devo tomar a água de quiabo?
Como fazer uma máscara de papelão passo a passo?
Como começar uma narrativa de aventura?
Como fazer uma lâmpada incandescente?
Como montar sistema fotovoltaico residencial?
Como usar o cabeamento estruturado?
Como se faz uma laqueadura na mulher?
Como saber se você tem gengivite?
Para que serve detergente na massa?
Como criar seu próprio servidor IPTV?
Onde devo ferver o coletor menstrual?