A isotretinoína oral é metabolizada no fígado mas, exceto em raríssimos casos, não é hepatotóxica. Algumas vezes observa-se alterações laboratoriais durante o uso, reversíveis com a redução da dose ou término do tratamento. É recomendável evitar bebidas alcoólicas pois este sim é noscivo ao fígado.
Um recente estudo comprovou pela primeira vez o efeito hepatoptotetor da silimarina em usuários de Roacutan. Não é nenhuma novidade que a silimarina apresenta benefícios em doenças relacionadas ao fígado, mas foi a primeira vez que vi uma comprovação científica em usuários de isotretinoína.
Em geral não há alteração nenhuma e o tratamento é feito por um período e depois suspenso. Quando há alteração importante do fígado o medicamento é suspenso precocemente e a alteração tende a reverter sozinha.
Os efeitos do medicamento perduram por cerca de 30 dias após o último comprimido. Mantenha um consumo adequado de água, evite de passar a língua nos lábios e de tentar molhar os lábios com saliva, pois está última possui mais sais que sua pele e termina ressecando ainda mais sua lábios.
o que passar no rosto durante o tratamento com Roacutan ? O tratamento com Roacutan pode causar ressecamento e alguma irritação na pele. Dois produtos precisam ser usados: hidratantes faciais para aliviar o ressecamento e um filtro solar adequado.
O Roacutan não deve ser utilizado por crianças com menos de 12 anos, mulheres em amamentação, ou por pessoas que tenham insuficiência hepática, colesterol ou triglicerídeos altos, excesso de vitamina A, ou por pessoas que estejam em tratamento com tetraciclinas.
Como toda medicação, o Roacutan também apresenta efeitos colaterais; entre eles estão:
A injesta frequente e regular de líquidos, banhos mais frios e rápidos, uso de hidratantes, em geral conseguem atenuar bastante esses efeitos, que são temporários e tendem a se normalizar após a retirada da medicação...
Após o término do tratamento, o medicamento permanece no organismo por 30 dias. Entretanto, sugere-se que deva ser mantida a anticoncepção por 60 dias como medida de segurança, já que os ciclos menstruais das pacientes são variáveis, bem como o período do mês em que será interrompida a isotretinoína.
O fígado é um órgão multifuncional. Ele auxilia em filtragens de toxinas, auxilia na metabolização de compostos (tóxicos ou não), auxilia em processos relacionados ao metabolismo de lipídios e de proteínas, armazena glicogênio, metaboliza carboidratos, possui a glândula biliar que é responsável por secretar a bile, entre outras várias funções.
Certamente 30% ou mais de todo o prejuízo causado ao fígado pode ser evitado atentando-se para a alimentação. A água é o composto que está em maior quantidade no mundo, no corpo humano e nas células, inclusive do fígado.
Apesar da relativa resistência que o fígado tem e apesar da relativa capacidade de regeneração do mesmo, ele pode sofrer danos os quais podem ser irreversíveis. Estes danos podem levar a morte de muitas células e resultar em quadros como a cirrose, o câncer, entre outros.
É importantíssimo também que salientemos que a manipulação dos alimentos é essencial para garantir uma boa saúde para o fígado. Isto quer dizer que, a falta de higiene e a falta de assepsia poderão ser prejudiciais não somente ao físico, mas ao corpo de uma maneira geral.
Qual a função do sistema de carga e partida?
Como identificar no mapa mundi os continentes e os oceanos?
Como lidar com quem tem síndrome de Tourette?
Como é o funcionamento do joystick?
Onde é encontrado Bacillus cereus?
Para que serve o sistema internacional de unidades?
Como homenagear um colega de trabalho?
Como saber se o trifásico é 220 ou 380?
Como é o funcionamento da direção hidráulica?
Qual tipo de gás de apartamento?
Como identificar a autossabotagem?
Como limpar pincel com tinta acrílica seca?
Como elogiar o ego de um homem?