Esses medicamentos têm sido utilizados desde a década de 1950 e podem ser divididos em: Típicos (primeira geração): Clorpromazina, Haloperidol, Tioridazina; Atípicos (segunda geração): Clozapina, Olanzapina, Risperidona, Quetiapina, Ziprasidona.
Os mais usados antipsicóticos de primeira geração de alta potência são o haloperidol (5-20 mg/dia); a flufenazina (5-20 mg/dia); pimozida (2-120 mg/dia) e trifluoperazina ( 2-40 mg/dia).
Clozapina é a melhor droga antipsicótica para o tratamento da esquizofrenia. Pesquisadores realizaram uma pesquisa para avaliar como a clozapina se compara a outros antipsicóticos de segunda geração (ASGs).
A risperidona é da classe dos antipsicóticos atípicos e apresenta menos efeitos sedativos e extrapiramidais, mas seu uso pode desencadear a síndrome neuroléptica maligna, que é uma emergência neurológica que tem como características a hipertermia, rigidez e confusão mental.
Os medicamentos antipsicóticos, também conhecidos como neurolépticos, se caracterizam por sua ação psicotrópica, com efeitos sedativos e psicomotores.
27 curiosidades que você vai gostar
Os ansiolíticos são fármacos utilizados no tratamento de distúrbios causados pela ansiedade e os antidepressivos são fármacos capazes de elevar o humor.
Indicações e escolha dos antipsicóticos
As principais indicações dos antipsicóticos são esquizofrenia, transtornos de personalidade, delirium, demência, psicoses por uso de substâncias, transtornos do humor, quadros de agitação psicomotora, além de serem indicados como ansiolítico e hipnótico muitas vezes.
Os medicamentos antipsicóticos mais recentes (asenapina, clozapina, iloperidona, lurasidona, olanzapina, quetiapina, risperidona e ziprasidona) também bloqueiam os receptores da serotonina, que é outro neurotransmissor. Os especialistas acreditam que essa propriedade pode tornar esses medicamentos mais eficazes.
Os antipsicóticos são classificados em típicos (ou de primeira geração ou tradicionais) e atípicos (ou de segunda geração), de acordo com seu mecanismo de ação – os típicos bloqueiam os receptores dopaminérgicos D2, enquanto que os atípicos bloqueiam os receptores dopaminérgicos D2 e os receptores serotoninérgicos ...
Quais são os três tipos de fibras musculares?
Qual é a composição do gás natural?
Quais são seus pontos de melhoria?
Quando cabem embargos à execução?
Qual a diferença de potenciômetro linear e logarítmico onde devo usar cada um deles?
Como acabar com a umidade de um quarto?
Quais são as cores em tons pastéis?
Quantos poliedros de Platão existem?
Como faço para entrar com uma liminar na Justiça?
Como saber se o Cadastro Único foi atualizado?
Qual era a expectativa de vida na era viking?
Qual a diferença entre piercing de aço cirúrgico e titânio?
O que significa quando a gente boceja muito?