Sintomas do transtorno disfórico pré-menstrualirritabilidade;humor deprimido;ansiedade;pensamentos autodepreciativos;instabilidade emocional;dificuldade de concentração;falta de interesse em atividades habituais;fadiga, apetite descontrolado;
Sintomas Físicos:Dor de cabeça;Fome em excesso ou falta de apetite;Sonolência;Acne;Aumento de peso;Inchaço nas mamas;Dores osteomusculares;Distensão abdominal.
Como evitar a TPM?Pratique exercícios físicos. Diversas pesquisas comprovam que a prática de atividade física contribui para aliviar os sintomas da TPM. ... Evite alimentos estimulantes. ... Garanta nutrientes necessários ao cérebro. ... Recorra aos chás diuréticos e calmantes.
A síndrome pré-menstrual (SPM) e o transtorno disfórico-pré-menstrual (TDPM) são dois distúrbios relacionados a sintomas que ocorrem uma a duas semanas antes da menstruação e que melhoram após o início dela. Esses sintomas podem ser físicos, emocionais e comportamentais.
A ginecologista Maria Elisa Noriler explica que, para se enquadrar como TDPM, os sintomas mais graves precisam acontecer entre 2 e 10 dias antes da menstruação, e devem cessar assim que o ciclo menstrual se inicia.
37 curiosidades que você vai gostar
As mulheres, em alguns momentos do ciclo menstrual, podem sentir mais ansiedade, irritabilidade e alterações de humor, por causa do desequilíbrio hormonal. Quando o estrogênio se excede, enquanto a taxa do hormônio predominante, progesterona, se desequilibra, existe uma tendência elevada para a depressão.
Geralmente estes sintomas surgem cerca de 7 dias antes da menstruação e podem se manter até 3 a 5 dias após o início do período menstrual, no entanto, as sensações de tristeza e ansiedade podem se manter por mais tempo e não desaparecer entre cada menstruação.
A semelhança entre TPM e TDPM é que acontecem e terminam no mesmo período. A diferença é a intensidade dos sintomas e a natureza mais psíquica dos sintomas de TDPM e mais físicas na TPM. No TDPM os sintomas são intensos e afetam os relacionamentos.
A diferença é que a TPM é algo que aparece cerca de uma semana, cinco, dez dias antes mulher menstruar e depois desaparece. Quando o fluxo começa, os sintomas da TPM começam a desaparecer”. Já a depressão é a perda do prazer em viver, muitas vezes sem relação com um fato triste.
Dicas para melhorar o seu humor na TPMReduza o consumo de cafeína e álcool;Coma alimentos ricos em cálcio;Faça exercícios aeróbicos;Beba bastante água;Pratique atividades como ioga e meditação;
Introdução e Definições. Tensão pré-menstrual, síndrome pré-menstrual ou simplesmente TPM é um conjunto de sinais e sintomas que aparecem de 1 a 15 dias antes da menstruação e desaparecem com o fluxo menstrual.
Os critérios médicos para o diagnóstico de TPM são: Sintomas que se apresentam durante os cinco dias antes do início da menstruação, por ao menos três ciclos menstruais. Esses sintomas passam cerca de 4 dias depois da menstruação.
“Há uma variação de paciente para paciente sobre ter mais ou menos sintomas, mas é considerado um fenômeno normal”, diz a ginecologista.
Antidepressivos
Os antidepressivos mais indicados pelo médico para controlar a TPM são os inibidores da recaptação da serotonina (IRSS) que incluem fluoxetina, sertralina e paroxetina.
Critérios para o diagnóstico
Os sintomas criteriosos para o diagnóstico do transtorno disfórico pré-menstrual são oscilação de humor, irritabilidade, depressão e ansiedade. Todos devem ser mais intensos que os sintomas da tensão pré-menstrual para serem considerados graves.
O diagnóstico da TPM é baseado no histórico médico, sintomas (por exemplo, inchaço, ganho de peso, sensibilidade nos seios, inchaço das mãos e pés) e informações sobre os últimos dois ou três ciclos. Não existem exames específicos para diagnosticar a TPM.
Mas, sim, esse problema existe e afeta 7 em cada 10 mulheres. Alguns estudos até mostram que cerca de 90% das mulheres irão manifestar algum sintoma de TPM ao longo da vida. A tensão pré-menstrual pode ocorrer de 7 a 10 dias antes da menstruação e durar até o fim do ciclo.
Os mais de 200 sintomas da TPM variam de mulher para mulher, mas 4 deles são mais comuns.
A responsável parece ser a prostaglandina, uma hormona que é libertada durante o período menstrual. Esta hormona induz o aumento da contração dos músculos do intestino, o que pode causar diarreia e dores abdominais durante o período menstrual.
O período menstrual pode estar associado a sintomas gastro-intestinais como náuseas e vômitos, alteração do apetite, diarréia, flatulência, constipação intestinal, etc. Existe tratamento para esses sintomas assim como para as alterações de humor, cefaleia, mastalgia, etc.
A endometriose intestinal é uma doença na qual o endométrio, que é o tecido que reveste internamente o útero, ou glândula e/ou estroma se desenvolvem à volta das paredes do intestino, dificultando o seu funcionamento e causando sintomas como alteração dos hábitos intestinais, além de intensa dor abdominal, ...
Assim, cólicas, alterações intestinais e na pele, enjoos, calafrios, dificuldades respiratórias e até reações alérgicas fazem parte do tipo O. Ainda existem muitas dúvidas em relação aos sintomas que fazem parte da TPM.
Além disso, também existe um aumento na produção de estrogênio e, por isso, algumas mulheres podem apresentar sensibilidade nos seios, mudanças de humor e até inchaço. Com a produção hormonal, as emoções ficam mais intensa e é maior a sensação de cansaço.
Estrogênio aumenta e assim o óvulo é preparado para ser liberado. A fase proliferativa: depois da menstruação, o tecido uterino se reconstrói. Ovulação: a liberação do óvulo do ovário, no meio do ciclo. Estrogênio tem um pico pouco antes, e então abaixa logo depois.
DIU de cobre não influencia na sua TPM.
Segundo o ginecologista Ricardo Raffa Valente, por não ter taxa hormonal, o DIU não interfere na ovulação. Portanto, o ciclo menstrual continuará evoluindo em suas fases normalmente e a TPM também.
Quais são os principais produtos?
Quais as vantagens de uma piscina de vinil?
Como ir do aeroporto de Madrid para Barcelona?
Qual a diferença entre o sistema energético anaeróbio Alático E o anaeróbio lático?
Como posso saber se o problema é o roteador ou a internet?
Qual o valor do salário do professor nos Estados Unidos?
Qual a diferença entre a Bros 160 e 150?
Quantas vezes é possível se casar no religioso?
O que mais cai na Uerj de biologia?
Quanto tempo demora para cair o salário na portabilidade Santander?
Quais são os tipos de medidas disciplinares?
Qual a pena para quebra de medida protetiva?
O que é elaborar uma pergunta?
Quais são os tipos de transtornos de personalidade?
Qual é a diferença entre basófilos e mastócitos?
O que é ergonomia e qual a sua importância?