Para todos os pacientes deve ser feito um completo interrogatório, a começar pelos sintomas mais comumente associados a perda de peso: febre, dor, dispnéia, palpitação ou sinal de doença neurológica. Questionar também sintomas gastrintestinais: disfagia, anorexia, náuseas, alteração de hábito intestinal.
Possíveis Causas
De forma geral, quando acontece a perda de peso não intencional e sem motivos aparentes, pode ser devido a alterações gastrointestinais, doenças neurológicas, problemas na tireoide, como hipertireoidismo, doença pulmonar obstrutiva crônica e doenças infecciosas, como tuberculose e AIDS, por exemplo.
É preciso especialmente buscar ajuda médica para a perda de peso não intencional caso o emagrecimento seja acompanhado de outros sintomas, como febre, diarreia, vômitos, falta de ar, sudorese noturna, sede excessiva e outros.
Afinal, o que emagrece primeiro no corpo? O tipo de gordura do corpo mais fácil de perder é a gordura visceral branca, também conhecida como gordura da barriga profunda prejudicial. Normalmente, esta é a primeira a ir embora no processo de emagrecimento.
“Contudo, no geral, a região abdominal é considerada a de maior risco para o acúmulo de gordura (a chamada gordura visceral, que deve ser evitada)”, explica a especialista. Isso porque uma maior circunferência abdominal está relacionada a doenças crônicas, como problemas cardiovasculares e diabetes tipo 2.
29 curiosidades que você vai gostar
Utilizar uma fita métrica
Meça a sua circunferência abdominal e, em seguida, seus membros superiores e inferiores. Se perceber um aumento da barriga e redução das outras partes, você está eliminando mais massa magra. O inverso, sim, é sinal de que está ganhando massa magra.
A perda de peso involuntária de mais de 4,5 kg (10 libras), ou 5% do peso do corpo em um período de alguns meses, é preocupante. Os exames são realizados com base nos sintomas da pessoa e nos achados do exame físico. Não costumam ser necessários muitos exames para identificar a causa da perda de peso.
Intolerância à lactose, doença celíaca e doenças inflamatórias, como síndrome do cólon ou intestino irritável, doença de Crohn e retocolite ulcerativa, são os problemas mais comuns que podem levar à perda rápida de peso.
A perda de peso rápida de até 10% do peso inicial em 1 mês, sem estar fazendo dieta ou exercício físico intenso é um sintoma frequente em pessoas que estão desenvolvendo câncer, principalmente câncer de pâncreas, estômago ou esôfago, mas que também podem surgir em outros tipos.
Como está a economia do Brasil em 2021?
Qual legumes solta o intestino?
Quem criou o método da boquinha?
Pode colocar parafuso em parede estrutural?
Como hidratar o cabelo com óleo?
Qual foi a doença que Raul Seixas morreu?
O que é preciso para abrir uma firma no cartório?
Como a pessoa fica Esquizofrenica?
Quem pode assinar Anotação de responsabilidade técnica?
Qual PIB mais cresceu em 2021?
Quanto custa um Embriao de Girolando?
Quais as etapas da metodologia?
Qual o sinônimo de denominado?
Como escurecer um pouco a sobrancelha de homem?
O que significa seguir a hospitalidade?