Também há sinais e sintomas neurológicos como formigamento, mão dormente, pé dormente, que podem indicar hanseníase,” explicou a coordenadora de Vigilância da Doenças em Eliminação do Ministério da Saúde, Carmelita Ribeiro Filha.
Os nervos mais acometidos em pacientes com Hanseníase1 (geralmente em casos de reações do tipo I):
...
Ulnar e Mediano (“mão em garra”);Fibular comum (“pé caído” ou “foot drop”);Tibial posterior (artelhos em garra e insensibilidade plantar);Facial;Cutâneo radial;Auricular magno.
A hanseníase é uma doença de nervos
“A bactéria que causa hanseníase [Mycobacterium leprae] gosta do nervo periférico. Não do sistema nervoso central. Não leva à convulsão, nem à dor de cabeça, nem ao acidente vascular cerebral (AVC), que as pessoas chamam de derrame.
Que sequelas a hanseníase pode causar? Quem tem o tipo mais leve da doença, mesmo após o tratamento, pode não recuperar totalmente a sensibilidade nos locais das manchas. Em casos mais graves, pode haver sequelas como perda de força que impõe limitações físicas para usar as mãos ou andar, por exemplo.
Por fim, há a virchowiana, que é a forma mais grave e com mais sintomas na pele, nos nervos e nos órgãos internos.
31 curiosidades que você vai gostar
Classifica a Hanseníase como multibacilar (mais de cinco manchas na pele e/ou baciloscopia positiva – 12 ou 24 meses de tratamento) e paucibacilar (até cinco manchas na pele – 6 meses de tratamento).
A hanseníase é uma doença crônica, causada pela bactéria Mycobacterium leprae, que pode afetar qualquer pessoa. Caracteriza-se por alteração, diminuição ou perda da sensibilidade térmica, dolorosa, tátil e força muscular, principalmente em mãos, braços, pés, pernas e olhos e pode gerar incapacidades permanentes.
É possível haver uma segunda infecção por hanseníase, mas não é comum. A prática de atividades físicas depende do grau de sensibilidade e de motilidade dos membros superiores e inferiores. Procure um dermatologista ou hansenólogo para avaliar o quadro.
O período de incubação da doença, ou seja, tempo em que os sinais e sintomas se manifestam desde a infecção, dura em média de 2 a 7 anos. Assim que os sinais aparecem, progridem lentamente. “A hanseníase não mata, mas pode causar incapacidade física.
Quais são as características da jurisdição voluntária?
Como consultar comprovante de débito automático Caixa?
Qual é o conceito de condomínio?
O que passar no couro sintético do carro?
O que faz o comando chmod 777?
Quais são os tempos e modos verbais?
O que fazer quando encontrar uma aranha dentro de casa?
O que é uma junta de expansão?
Quando a cunhada têm direito à herança?
O que falta ao Brasil para melhorar as exportações?
Quando usar Refere-se ou se refere?
Quais os malefícios que a química pode trazer ao meio ambiente?
Para que serve o rejunte epóxi?