Dengue: fique atento aos sintomas e saiba como se prevenir
Esses sintomas aparecem entre três a sete dias após a picada do mosquito.
O início da erupção maculopapulosa se dá no tronco, podendo espalhar-se para as extremidades ou para a face. Erupção considerada típica da dengue, com intenso eritema apresentando ilhas de pele sã, pode ser observada em alguns casos (Figura 2). A segunda erupção apresenta duração média de dois a três dias.
Saiba mais sobre a alimentação para se recuperar mais rapidamente da dengue. O recomendado é que a pessoa retorne ao serviço de saúde após 72 horas do diagnóstico da dengue, para fazer acompanhamento médico e evitar identificar precocemente possíveis complicações como hemorragias ou desidratação, por exemplo.
As manchas da dengue não costumam causar coceira, mas alguns pacientes referem algum grau de comichão. O rash dura por volta de 3 dias e desaparece sem descamar ou deixar manchas na pele.
Algumas doenças possuem sintomas semelhantes. A dengue, por exemplo, pode ter características clínicas iniciais parecidas com as da gripe, de resfriado ou até mesmo de Covid-19.
Os seus sintomas podem ser confundidos com um resfriado comum, o que pode levar a uma descida alarmante das plaquetas e a um quadro muito mais complicado, por isso em umComo.com.br explicamos-lhe mais sobre esta doença e os seus principais sintomas para que possa saber se tem Dengue.
No entanto, a dengue voltou a acontecer no Brasil na década de 1980. Segundo o Ministério da Saúde a primeira ocorrência do vírus no país, comprovada laboratorialmente, ocorreu em 1981-1982 em Boa Vista (PR). Tipos O vírus da dengue possui quatro variações: DEN-1, DEN-2, DEN-3 e DEN-4. Todos os tipos de dengue causam os mesmo sintomas.
Uma vez em que o indivíduo é picado, demora no geral de três a 15 dias para a doença se manifestar, sendo mais comum cinco a seis dias. A transmissão da dengue raramente ocorre em temperaturas abaixo de 16° C, sendo que a mais propícia gira em torno de 30° a 32° C - por isso o mosquito se desenvolve em áreas tropicais e subtropicais.
Estar em áreas tropicais e subtropicais aumenta o risco de exposição ao vírus que causa dengue. As áreas especialmente de alto risco são o Sudeste Asiático, as ilhas do Pacífico Ocidental, a América Latina e o Caribe. Infecção prévia.
Como fazer para o Pou ter um filho?
Como é que se escreve em um canal?
Como depositar dinheiro no caixa eletrônico 24 horas?
Como hidratar uma sela de cavalo?
Qual é o certo vinhemos ou viemos?
Como consultar histórico de proprietários de veículos?
Como instalar impressora que não está na lista?
Como dizer em inglês carteira escolar?
Como se escreve o nome pirralha?
Como fazer para achar um pai desconhecido?
O que aconteceria se Kakashi fosse do mal?