A especiaria é bastante versátil, sendo utilizada em pratos variados. De frutos do mar a diferentes tipos de carne. Pode ser usada também no preparo das tradicionais paellas, em canapés, ovos, refogados com legumes, sopas, vegetais tortas salgadas e molhos, ou simplesmente salpicada sobre a batata frita.
Muito utilizada na culinária espanhola, ganhou muita fama no brasil, sendo utilizada em pratos típicos baianos e mineiros, isso por conta de seu sabor picante.
Geralmente, esse condimento é adicionado ao final do preparo ou salpicado sobre os alimentos. Se passar por um longo processo de cozimento, pode trazer um sabor ligeiramente amargo. Assim, a páprica é salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos, deixando tudo mais gostoso!
Como usar: Salpique em massas, ensopados ou sopa logo antes de servir. Um pouquinho de páprica doce faz com que uma salada de batata ou de ovos se torne mais atraente, além de mais interessante em termos de sabor. É também usada em batatas fritas e em pipoca.
Em Portugal, paprica (lá é sem acento) é também chamada de colorau ou pimentão doce. Já no Brasil, páprica é páprica. Mas existe também o colorau (ou colorífico), que é feito da semente de urucum e não dá sabor à comida, apenas cor.
40 curiosidades que você vai gostar
É uma especiaria feita com pimentão ou pimenta seca. Existe dois tipos de páprica, a doce e a picante. O que diferencia uma da outra é que a páprica mais ardente e de cor clara é produzida com o pimentão sem as sementes. Já a páprica escura é a doce, que é feita com sementes.
Sua base pode variar conforme a região. Na Europa, por exemplo, é feito a partir do pimentão seco, já no Brasil se usa urucum com farinha de mandioca ou fubá de milho. A páprica, por sua vez, além de ser feita a partir da espécie Capsicum annuum, é mais concentrada e também contribui para dar sabor à comida.
Como já dito, a páprica vem de pimentões desidratados. Acontece que na versão defumada, essa desidratação é feita na fumaça. Isso pode acontecer tanto na versão doce como na picante. Já a distinção entre páprica doce e picante varia de acordo com o processo de fabricação do condimento.
A páprica doce recebe esse nome por ser mais suave que a picante, mas ainda assim com uma leve ardência. A maior diferença é a intensidade do sabor. Isso ocorre por causa do tipo de pimentão usado e o processo de fabricação.
A especiaria é bastante versátil, sendo utilizada em pratos variados. De frutos do mar a diferentes tipos de carne. Pode ser usada também no preparo das tradicionais paellas, em canapés, ovos, refogados com legumes, sopas, vegetais tortas salgadas e molhos, ou simplesmente salpicada sobre a batata frita.
Páprica Doce: É usada como ornamento colorido para alimentos de cor clara como: peixes, carnes, sopas, canapés e molhos. Páprica Picante: Pode ser salpicada sobre peixes, carnes, aves, canapés, batatas, ovos, tortas salgadas e molhos. E usada também em pratos da cozinha espanhola e húngara.
Propriedades e benefícios da páprica
Sendo um tipo de pimenta, o pimentão do qual é feita a páprica é rico em vitamina C, um poderoso antioxidante para cicatrização de feridas, formação de colágeno e manutenção da imunidade. Ela também é rica em vitamina B6, K1, A, potássio e cobre.
COMPOSIÇÃO DA PÁPRICA DEFUMADA:
Esse produto é composto pelos seguintes ingredientes: Páprica, sal, farinha de milho enriquecida com ferro e ácido fólico, corante natural de urucum, aroma idêntico ao natural de fumaça e óleo de soja.
A páprica é um tempero com base de pimentão vermelho – que apresenta um sabor picante – que é muito utilizada na culinária espanhola e no Brasil, especificamente na Bahia e Minas Gerais.
Pressão arterial – A capsaicina ajuda a relaxar os vasos sanguíneos auxiliando no controle da pressão arterial. Pele – Devido à presença de betacaroteno, ferro e vitamina A, a páprica auxilia na redução de marcas de expressão, manchas da idade, rugas, flacidez e melhora a aparência da pele.
A páprica doce, que recebe esse nome pelo fato de não ser apimentada, pode ser utilizado para conferir cores aos mais variados pratos culinários, como arroz, macarronada, paella ou então batata assadas e até mesmo fritas.
Sabia que a páprica nada mais é do que uma série de pimentões secos e moídos? A especiaria, um pó vermelho cheio de sabor, que pode ser doce ou picante e até defumada, foi criada na Espanha, a partir dos frutos levados da América para o continente europeu depois de 1492.
Ingredientes: cebola desidratada, alho, salsa desidratada, cominho, manjericão, orégano, páprica doce, pimentão verde e pimentão vermelho.
Para averiguar sua autenticidade, é possível fazer um teste que consiste em levar à boca um fio ou o pó do produto, e ainda colocar alguns outros numa xícara e jogar água morna sobre eles. Os minúsculos fios devem exalar em segundos um aroma floral inebriante, notas de mel e uma leve adstringência.
Ótima para a dieta
A páprica é um tempero versátil que pode ser incorporado em uma infinidade de pratos. Além disso, ela pode substituir temperos condimentados cheio de sódio que contribuem para a pressão alta e retenção de líquidos.
Por ser antioxidante, a páprica ajuda a evitar doenças
Vale acrescentar que, assim como ocorre com as pimentas, possui capsaicina, que por sua vez ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue, sendo indicada a diabéticos.
Você pode usar este tempero maravilhoso para:temperar frango, peixe, camarão, filépolvilhar legumes assados.polvilhar batatas assadas.misturar com massa de pão e biscoitos.fazer pipoca com lemon pepper em casa.fazer asas de frango com lemon pepper, receita tradicional de Atlanta nos Estados Unidos.
A páprica combina muito bem com feijão, em todas as suas versões. Se você prefere um sabor mais suave, use a doce; se não dispensa uma pimentinha, use a picante. Já a páprica defumada substitui um pouco o sabor da linguiça. O importante é acrescentar aos poucos e ao final do preparo.
Na lista dos alimentos que irritam o estômago, estão café, chás, refrigerantes à base de cola, bebidas alcoólicas, condimentos e temperos como pimenta, páprica, curry, vinagre e alho.
- Aposte nas ervas e temperos naturais como coentro, sálvia, salsa, tomilho, manjericão, cominho e hortelã para dar mais sabor aos alimentos. - Alimente-se com tranquilidade. Converse pouco durante a refeição, mastigando cerca de 25 vezes o alimento e evite ingerir líquido durante este processo.
Quanto tempo depois de fazer abdominoplastia pode usar calça jeans?
Como explicar simetria na educação infantil?
Quantos dias corridos tem No ano?
O que perguntar em uma entrevista interna?
O que é uma pessoa pão de queijo?
Pode o tutor deixar de prestar contas?
O que se torna uma paisagem única?
Qual a importância da LGPD para o consumidor?
Quem tem antecedentes criminais podem prestar concurso público?
O que é mais resistente MDF ou MDP?
Como desativar notificações que aparecem na tela?
O que é uma ambiguidade lexical?
Como cuidar de uma pessoa com mal de Alzheimer?
Quanto custa para abrir uma conta poupança na Caixa Econômica?
O que as unhas dizem sobre sua personalidade?