Multímetro – como usarV – Tensão DC/AC – função conhecida como voltímetro (mede volts)mA – Corrente DC/AC – função conhecida como amperímetro (mede amperes)W (ou a letra ômega maiúscula do alfabeto grego, que parece uma ferradura) – Resistência – função conhecida como ohmímetro (mede ohms)
As escalas geralmente mostram os valores máximos e mínimos que o multímetro foi projetado para medir. Por isso, além de verificar na escala a grandeza que deseja medir, é importante também ajustar a chave seletora de acordo com os valores que serão medidos.
Deve-se selecionar a escala imediatamente superior ao valor esperado da grandeza que se quer medir. O multímetro vem acompanhado por duas pontas de prova ou ponteiras sendo uma na cor vermelha, normalmente usada na polaridade positiva e outra na cor preta, normalmente usada na polaridade negativa.
Para fazer o teste de continuidade devemos ajustar a escala do multímetro para a escala de continuidade, que está representado com um símbolo parecido com o do wifi.
Escalas de tensão contínua: 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 200mV, 2V, 20V, 1000V ou 1kV. Escalas de tensão alternada: 200V, 750V. Escalas de resistência: 200Ω, 2000Ω ou 2kΩ, 20kΩ, 200kΩ, 2MΩ ou 20000kΩ Escalas de corrente contínua: 200uA, 2000uA ou 2mA, 20mA, 200mA, 2A, 10 ou 20A.
22 curiosidades que você vai gostar
Na escala 200V você pode medir, por exemplo, tensões de 127V ou qualquer outra abaixo de 200V. Agora vamos observar outra escala, destacada abaixo com uma seta informando “escala DCV”. Essa escala serve para medir tensão contínua, com um ajuste de 200 milivolt a 1000V em tensão contínua.
Um vai estar com um (A) de amperes e também vai estar informando a máxima corrente elétrica suportada pelo multímetro, como exemplo, 10A ou 20A. E é nesse borne que se deve conectar a ponta de prova vermelha, ou seja, nunca deve se conectar em outro borne, porque ele é usado para medir outras grandezas elétricas.
V – Tensão DC/AC – função conhecida como voltímetro (mede volts) mA – Corrente DC/AC – função conhecida como amperímetro (mede amperes) W (ou a letra ômega maiúscula do alfabeto grego, que parece uma ferradura) – Resistência – função conhecida como ohmímetro (mede ohms)
Assim, mesmo os multímetros de menor custo (Figura 2), permitem medir as seguintes grandezas: • Tensão em corrente contínua (DCV – direct current voltage); • Tensão em corrente alternada (ACV - alternate current voltage); • Corrente em corrente contínua (DCA - direct current amperage); • Resistência (Ω); • Teste de ...
Inicie colocando o cursor do Multímetro na escala de diodo (que tem um “bip”). Logo depois, é preciso colocar o ponto do multímetro positivo no pino também positivo do conector da bateria, e o outro no ponto negativo. Se o Multímetro soar o BIP, é por que a placa está em curto.
A medição pode ser feita diretamente com o uso de um mili ou microohmímetro, um aparelho capaz de fornecer corrente da ordem de 10 A, sendo admissível o valor mínimo de 1 A. Importante: não é admissível a utilização de multímetro!
Conecte os fios vermelho e preto do multímetro em seus portos positivos e negativos, respectivamente. Toque os fios na água em extremidades opostas do lado mais largo da assadeira. Veja a resistência em ohms que aparece na tela. Para esse exemplo, suponha uma resistência de 33 ohms.
O aparelho usado para medir o quão intensa é a corrente de um circuito, em amperes, é o amperímetro. Assim, liga-se o dispositivo ao circuito, em série. Pois ele irá registrar a quantidade de eletricidade que passar naquela parte do circuito. É possível usar também um alicate amperímetro.
A amperagem pode ser medida com um instrumento especial denominado multímetro. Um multímetro é um aparelho portátil que pode ser usado para medir voltagem, resistência e amperagem.
Como medir a tensão
Os aparelhos que fazem a medição da tensão são os voltímetros, podendo ser eles analógicos ou digitais. Os dois são muito utilizados, mas o voltímetro digital permite uma leitura melhor e uma confiabilidade maior do valor de diferencial de potência.
Coloque uma lâmpada 220V nele e ligue-o na tomada. Se a luz for fraca (weak), a tensão é de 110V. Se acender forte (strong), com a luminosidade normal da lâmpada, a tensão da tomada é de 220V.
O que precisa para ser um fisiologista?
Qual é o nome de todos os dinossauros?
Como faço para pagar o valor total do cartão de crédito?
Como ser especialista em comportamento humano?
Como quebrar a senha da Microsoft?
Como quitar imóvel financiado?
Como contar o número de elementos químicos?
Como fazer para quitar financiamento da Caixa?
Como saber o número da conta do Banco do Brasil pelo CPF?
Como ler arquivo txt com Java?
Como quebrar um piso de cemento?
Onde encontrar o código de filiação da PagSeguro?
Como perder a gordura do ombro?