Quais os requisitos para a interposição do recurso especial?

Pergunta de Pedro Ramos em 23-09-2022
(69 votos)


Quais os requisitos para a interposição do recurso especial?

Alguns requisitos de admissibilidade do Recurso Especial são comuns a todos os recursos, quais sejam, o cabimento, a legitimidade, o interesse, a regularidade forma, a tempestividade, o preparo e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Onde devo interpor recurso especial?

Dispõe o art. 983 do PLS n. 166/2010 que o recurso especial deverá ser inter- posto no tribunal recorrido. De acordo com o que dispuser o regimento interno, a competência recairá sob Presidência ou Vice-Presidência do tribunal, que realizará o juízo prévio de admissibilidade recursal.

Quem pode interpor recurso especial?

105, inciso III. Desse modo, terá cabimento o recurso especial quando a decisão recorrida (a) contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência, (b) julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal e (c) der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.



Qual o trâmite do recurso especial?

O procedimento para tramitação do recurso especial é o mesmo previsto para o recurso extraordinário, com diferenças dos pressupostos da repercussão geral e às particularidades das causas repetitivas do recurso especial.

Quais são os requisitos de admissibilidade tanto do recurso especial quanto do recurso extraordinário?

especiais de admissibilidade do recurso extraordinário. São pressuposto intrínsecos de admissibilidade o cabimento, a legitimidade recursal, o interesse recursal e a inexistência de fato impeditivo ou extintivo do direito de recorrer.

Como fazer o prequestionamento No recurso especial?

Tal prequestionamento trata de quando a parte levanta questão federal ou constitucional no apelo, porém o Tribunal local não se manifesta a respeito de tal tese, para que ocorra o prequestionamento basta opor embargos de declaração, ainda que o Tribunal diga que não a omissão a ser sanado, o STF entende que a parte ...



É necessário embargos de declaração para interpor recurso especial?

Mesmo quando a vulneração de dispositivo legal surge no próprio acórdão, é necessária a interposição dos embargos de declaração para prequestionar, e se os embargos forem rejeitados não será admitido o recurso especial.

Tem preparo no recurso especial?

Em relação a sua admissibilidade, o recurso especial possui os pré-requisitos de admissibilidade comuns a outros tipos de recursos, como o interesse da parte, a legitimidade do pedido, a inexistência de impedimento, o preparo e a tempestividade.

Quais são as hipóteses de cabimento do recurso especial?

Hipóteses de cabimento do recurso especial Contrariar tratado ou lei federal, ou negar-lhes vigência; Julgar válido ato de governo local contestado em face de lei federal; Der a lei federal interpretação divergente da que lhe haja atribuído outro tribunal.



Quanto tempo demora para julgar o recurso especial?

1.003, §5º, do Código de Processo Civil, o prazo para interposição dos recurso especial e do recurso extraordinário é de 15 (quinze) dias úteis.

Qual o prazo para interposição de Recurso Especial?

Prazo para interposição de recurso especial Conforme prevê o art. 1.003, § 5º do CPC, o REsp, bem como eventual Agravo, possuem prazo de 15 (quinze) dias para interposição . Assim, publicada a decisão que apresente lesão à lei federal ou, ainda, negue seguimento ao Recurso Especial, a parte terá o prazo de 15 dias para apresentar o recurso cabível.

Qual a impossibilidade do STJ?

Mesmo tribunal (impossibilidade) – STJ, Súmula 13 No dissenso pretoriano, quanto ao STJ, o que se pretende é dar sentido único a entendimentos dissemelhantes entre tribunais.

Qual o prazo para apresentar o recurso especial?

Assim, publicada a decisão que apresente lesão à lei federal ou, ainda, negue seguimento ao Recurso Especial, a parte terá o prazo de 15 dias para apresentar o recurso cabível. O Novo CPC trouxe, no § 1º do art. 1.029, uma mudança significativa no recurso especial.

Quem pode inadmitir recurso especial ou extraordinário?

No mesmo sentido, explica Fredie Didier: O recurso especial ou extraordinário pode ser inadmitido pelo presidente ou vice-presidente do tribunal de origem em razão da aplicação de precedente de recurso especial repetitivo ou de repercussão geral.



Outras questões

Porque existe um Dia para comemorar o combate à intolerância religiosa?

O que são as Boas Práticas de laboratório BPL?

Como mudar chip 3G para 5G Vivo?

Qual cera dói menos na virilha?

Qual prisma tem 16 vertices?

Quanto ganha um piloto de helicóptero da Marinha?

O que é a Brahma Kumaris?

Como ficar forte como o Saitama ficou?

Quais os principais objetivos da Bioética?

Por que chorar faz bem?

Quem nasceu em 2016 é de qual geração?

Pode reprovar em 2021 SC ensino médio?

Qual o limite de solubilidade do açúcar em água a 20oc?

Quem tem problema de tireoide pode tomar ômega 3?

Quais as principais causas de desaparecimento de pessoas?

Quais são as fases da despesa?

Como se dá a relação entre indivíduo e sociedade para Durkheim?

Em que investir 40 mil reais?

Como encerrar Auxílio-doença?

Como funciona código de barras boleto?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com