Os 7 requisitos do usuário quanto à habitabilidadeEstanqueidade da água. ... Desempenho térmico. ... Desempenho acústico. ... Desempenho lumínico. ... Saúde, higiene e qualidade do ar. ... Funcionalidade e acessibilidade. ... Conforto tátil e antropodinâmico.
Dentro dos requisitos dos usuários a norma divide-se em : Segurança, habitabilidade e sustentabilidade. Segurança no uso e na operação.
Como são feitas as exigências da Norma de Desempenho? A Norma ABNT 15.575 é dividida em seis partes: (1) requisitos gerais; (2) sistemas de estrutura, (3) de pisos, (4) de vedações verticais, (5) de coberturas e (6) sistemas hidrossanitários.
O que diz a NBR 15575
De acordo com a norma, para a adequada definição da Vida Útil do Projeto, é preciso considerar três pontos fundamentais: As consequências que a falha causa no desempenho do sistema ou elemento. O nível de dificuldade de manutenção e reparação, caso ocorram falhas no desempenho.
A Norma está dividida em seis partes: NBR nº 15.575-1 – requisitos gerais; NBR nº 15.575-2 – sistemas estruturais; NBR nº 15.575-3 – sistemas para pisos; NBR nº 15.575-4 – sistemas de vedações verticais; NBR nº 15.575-5 – sistemas de coberturas; e NBR nº 15.575- 6 – sistemas hidrossanitários.
26 curiosidades que você vai gostar
Exigências dos usuários na NBR 15575: quais são e como são divididas. Como a norma aborda o desempenho da edificação para o usuário, tratar das exigências dessa parte interessada é fundamental. Ao todo, existem três grupos de requisitos: segurança, sustentabilidade e habitabilidade.
A grande diferença em relação às muitas normas técnicas que já existem para a construção civil, é que esta norma não define soluções, não prescreve uma “receita de bolo”, mas cobra resultados que podem ser atingidos com qualquer tipo de tecnologia.
Vida útil de projeto (VUP)
É o período de tempo estimado para qual um sistema é projetado, com o objetivo de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos na norma ABNT NBR 15575.
Para atender aos requisitos de habitabilidade é necessário haver estanqueidade nas fachadas, paredes internas, coberturas, instalações hidrossanitárias, pisos de locais molhados e demais elementos da obra sujeitos a água, a fim de controlar problemas relacionados à umidade e infiltrações.
Normalmente, a Vida útil é expressa em anos, sendo estabelecida pela maioria das Normas e Códigos do concreto (ver Tabela 2) uma vida útil de projeto (VUP) mínima de 50 anos para a maioria das estruturas e 100 anos para estruturas civis, como obras de infraestrutura, pontes, viadutos, barragens entre outras.
A Norma de Desempenho é de abrangência nacional e apresenta requisitos, critérios e métodos de avaliação que uma edificação habitacional deve ter para que atinja o comportamento apropriado durante o uso. Para isso, define parâmetros de segurança, habitabilidade e sustentabilidade. A NBR 15575 é dividida em seis partes.
A Norma de Desempenho da ABNT existe para assegurar que as obras de casas e apartamentos tenham critérios mínimos de qualidade e segurança. É importante frisar que a regra divide a responsabilidade entre os profissionais da indústria da construção e da engenharia civil e se estende também aos moradores dos imóveis.
Os requisitos da NBR 15575 são divididos em 6 partes e determinam quais são os critérios que devem ser desempenhados pela edificação em conformidade com o nível de desempenho definido (Mínimo, Intermediário ou Superior). As seis partes da norma são: ... Parte 6 – Requisitos para os Sistemas Hidrossanitários.
As vedações verticais internas e externas, com função estrutural, devem ser projetadas, construídas e montadas de forma a atender às exigências de 7.2 da ABNT NBR 15575-2 e as disposições aplicáveis das Normas Brasileiras que abordam a estabilidade e a segurança estrutural de vedações verticais externas e internas, ...
Objetivamente, esta Norma visa alavancar tecnicamente a qualidade requerida e a oferta de moradias, ao estabelecer regras para avaliação do desempenho de imóveis habitacionais, auxiliando nas análises que definem o financiamento de imóveis e possibilitando adequações nos procedimentos de execução, uso e manutenção dos ...
A NBR 16280 diz que para toda intervenção construtiva dentro de um imóvel que compõe um condomínio, deve haver comunicação tácita ao síndico do local. A depender do porte da reforma, apenas a avaliação do síndico é suficiente, ainda que ele possa solicitar o aval de um especialista.
O conceito de desempenho aplicado às edificações é equivalente ao seu comportamento durante a exposição ao meio e à ação dos usuários (BLACHERE, 1974). Sua abordagem se dá em pensar mais nos fins do que nos meios de construção (GIBSON, 1982).
A ISO 9001 reconhece que um dos grandes desafios para manter a qualidade na construção civil é a realização de uma inspeção processual segura e assertiva, por isso prevê a realização de um monitoramento contínuo, desde o início do planejamento até a entrega do empreendimento.
Como garantir a qualidade na construção civil?Acompanhe o andamento das atividades.Elimine os controles manuais.Utilize a mobilidade no canteiro de obras.Implemente a gestão da qualidade.
A NBR 15575 (ABNT, 2013) define Vida Útil de Projeto (VUP) como o período estimado de tempo para o qual um sistema é projetado, a fim de atender aos requisitos de desempenho estabelecidos nessa norma, considerando o atendimento aos requisitos das normas aplicáveis, o estágio do conhecimento no momento do projeto e ...
A ideia corrente de que a vida útil de uma edificação é de aproximados 50 anos, significa que, ao projetá-la, quero que todas as cláusulas de desempenho sejam, pelo menos, aceitáveis.
Contudo, os processos de impermeabilização mais simples começam com uma durabilidade média estimada de 5 a 7 anos, e conforme a complexidade e necessidade da situação, esse tempo aumenta. Já os processos mais sofisticados já conseguem oferecer uma durabilidade maior, de 10 a 20 anos.
A nova norma de desempenho, ao contrário das normas tradicionais, que prescrevem características dos produtos com base na consagração do uso, define as propriedades fundamentais dos diferentes elementos da construção, independentemente do material utilizado.
Antes de existir a Norma de Desempenho propriamente dita, eram as chamadas normas prescritivas que designavam alguns padrões para a construção civil. No entanto, com a NBR 15575 as exigências se tornaram mais detalhadas, pois foram estabelecidos níveis mínimos de conforto, segurança e qualidade para um imóvel.
Dentro dos requisitos dos usuários a norma divide-se em : Segurança, habitabilidade e sustentabilidade. Segurança no uso e na operação.
Como preencher o requerimento de aplicação de penalidade de advertência por escrito?
Pode tomar cafeína para estudar?
Como se joga um jogo de dados?
Como converter o grau de óculos para lentes de contato?
Como comprovar trabalho rural para auxílio doença?
Quem pode ler cartas de Tarot?
Quais são as regras e como funciona o boxe?
O que é jogo de movimento com sensor?
Como mudar o tema do Direct do Instagram?
Como mudar o ícone do Windows Explorer?
Como faço para atualizar meu chip da Oi para 4G?
Como mudar o plano de fundo do SketchUp?
O que significa sonhar que está limpando geladeira?
Como mudar o IP do roteador Oi?
Onde prestar queixa de crime virtual em Salvador?
Como mudar o fundo de tela do Zoom no celular?