Além do mel temos própolis, pólen, geleia real, entre outros. O mel é um alimento doce e natural, produzido pelas abelhas, a partir do néctar que elas coletam das flores e o transformam neste líquido viscoso que conhecemos.
Diversos são os produtos oriundos da colméia, dentre eles podemos citar o mel, a própolis, o pólen, a cera, apitoxina, geléia real; além dos serviços de polinização.
O consumo do mel ajuda a proteger e a recuperar a mucosa gástrica, por meio de sua ação anti-inflamatória e antioxidante. Além disso, contribui para a manutenção das boas bactérias do sistema gastrointestinal. Com isso, pode ser eficaz no tratamento de problemas digestivos e intestinais leves.
As abelhas têm em suas cabeças glândulas que secretam duas enzimas: invertase e glicose oxidase. O mel é formado pela reação dessas substâncias com o néctar coletado das flores. A invertase converte a sacarose – tipo de açúcar contido no néctar – em dois outros açúcares: glicose e frutose.
mel
Produção de mel O mel é o principal produto das abelhas e é o mais utilizado, em forma de alimento e também para fins terapêuticos. O mel é feito pelas abelhas a partir do néctar coletado das flores.
São extraídas por mês cerca de 150 gramas da substância, que é utilizada pela indústria de cosméticos.
Em função da grande quantidade de antioxidantes e a maneira como este alimento estimula a absorção do cálcio, o mel é muito bom para as funções cerebrais em geral, mas é ainda melhor para a memória. Outro benefício do mel é contribuir para a cura de feridas pelo seu grande poder de cicatrização.
Melhorar a saúde do coração O mel traz benefícios à saúde do coração pois é capaz de aumentar o fluxo sanguíneo e reduzir a formação de coágulos. Esse processo ajuda na diminuição da pressão arterial, prevenindo assim doenças do coração.
Porque as abelhas fazem mel. O mel, juntamente com o pólen, é o alimento que as larvas das abelhas vão ingerir. O pólen coletado das flores não é diretamente digerível pelas larvas das abelhas. Ele precisa ser armazenado em favos de mel. As abelhas adicionam enzimas salivares, mel para evitar que entre ar e cera para selar o favo de mel.
Superpopulação de abelhas – a superpopulação de abelhas para produção de mel pode provocar a migração, por aquecimento da colmeia. No entanto, normalmente as colmeias superpopulosas enxameiam antes de migrarem. A migração é mais comum quando há uma falta extrema de alimento. Rapadura – não é recomendado colocar rapadura dentro das colmeias.
As abelhas utilizam o néctar para fazer mel.Quando chegam a uma flor rica em néctar, sugam-na com sua probóscide, que é um órgão bucal em forma de trompa.O néctar é retido em sacos especiais conectados ao estômago, por isso, se a abelha precisar de energia para continuar voando, ela pode tirá-la do néctar acumulado.
A produção de mel no Brasil vem crescendo muito nos últimos anos. Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), no ano de 2013, o Brasil produziu 35,365 mil toneladas do produto.
Qual o produto que limpa alumínio?
Qual a origem do ato de bater palma?
O que acontece com os pontos internos?
O que é bom para a memória e concentração?
Quais os sintomas de infecção no cérebro?
Como engravidar com a menstruação irregular?
Como será o clima na primavera 2021?
Como receber transferência internacional Bradesco?
Quais são os poderes do mangekyou Sharingan do Izuna?