É durante a fotossíntese que ocorre uma série de reações químicas que transformam, através da energia solar, substâncias inorgânicas (água e gás carbônico), em orgânicas (glicose), produzindo o alimento necessário para a sobrevivência da planta, além de ser fonte de energia para os animais.
Como dito, a fotossíntese é um processo pelo qual são produzidas moléculas orgânicas, com base em água e dióxido de carbono, e que apresenta também como produto final o oxigênio, que é liberado no ambiente.
Os seres fotossintetizantes convertem a energia luminosa em energia química por meio do processo denominado fotossíntese, havendo a liberação de oxigênio e produção de glicose.
Equação da fotossíntese
As moléculas de clorofila absorvem a luz solar e quebram a H2O, liberando O2 e hidrogênio. O hidrogênio une-se ao CO2 e forma a glicose. Esse processo resulta na equação geral da fotossíntese, a qual representa uma reação de oxidação-redução.
Assim, a fotossíntese é um processo importantíssimo para a vida no nosso planeta, por produzir alimento e contribuir para a existência de gás oxigênio no ar. As plantas não são os únicos seres vivos fotossintetizantes, isto é, que realizam fotossíntese. Há outros, como as algas e as cianobactérias.
17 curiosidades que você vai gostar
Fotossíntese é um processo realizado por organismos produtores em que se observa a captura da energia solar e sua transformação em energia química. ... A fotossíntese, termo que significa “síntese utilizando a luz”, é geralmente definida como o processo pelo qual um organismo consegue obter seu alimento.
A folha é a parte da árvore responsável por realizar a fotossíntese, o processo através do qual a planta produz o seu próprio alimento.
As principais coisas que acontecem nessa fase são a fotólise da água (quebra das moléculas de água com a luz), onde são liberados hidrogênios h2 e oxigênios. Esses hidrogênios liberados são capturados por uma substância chamada NADP, que passa a chamar-se NADPH2.
A fase escura, também chamada de ciclo das pentoses ou ciclo de Calvin, pode acontecer na ausência e na presença de luz e ocorre dentro do cloroplasto. Durante essa etapa, a glicose é formada a partir de gás carbônico. Assim, enquanto a fase luminosa fornece energia, na fase escura acontece a fixação do carbono.