Quais os princípios da penhora?

Pergunta de Xavier Joaquim de Pires em 30-05-2022
(57 votos)

São princípios da penhora: a suficiência (constrição de bens suficientes para garantia da execução) e utilidade (a insuficiência de bens do devedor manifesta afasta a constrição evitando-se a execução infrutífera), especificidade (bens constritos ficam vinculados, por força de norma processual, àquele crédito daquele ...

Quais são os tipos de penhora?

– Penhora de outros estabelecimentos; – Penhora de semoventes; – Penhora de percentual de faturamento de empresa; – Penhora de frutos e rendimentos de coisas móvel ou imóvel.


Qual é o objeto da penhora?

A penhora é o ato pelo qual o órgão judiciário submete a seu poder imediato determinados bens do executado, fixando sobre eles a destinação de servirem à satisfação do direito do exequente, tem, pois, natureza de ato executórios.

Quais são os bens impenhoráveis?

São impenhoráveis os livros, as máquinas, as ferramentas, os utensílios, os instrumentos ou outros bens móveis necessários ou úteis ao exercício da profissão do executado.

Quais são os principais princípios da execução?

Quanto aos princípios da execução, existem princípios específicos que só vigoram no processo executivo, compondo este quadro os seguintes princípios: nulla executio sine titulo, desfecho único, disponibilidade da execução, menor onerosidade, patrimonialidade, ultilidade, lealdade e boa-fé processual, atipicidade dos ...

NOVO CPC - PENHORA


25 curiosidades que você vai gostar

Quais são os princípios da execução trabalhista?

São eles: do título, da patrimonialidade, do resultado, da utilidade, da economia ou modo menos gravoso, da onerosidade e da disponibilidade da execução.

Qual é o objetivo do processo de execução?

O PROCESSO DE EXECUÇÃO

A tutela executiva busca a satisfação ou realização de um direito já acertado ou definido em título judicial ou extrajudicial, com vistas à eliminação de um inadimplemento. Essa espécie de tutela jurisdicional exercida mediante execução forçada atua unicamente em favor do credor.

Quais são os bens impenhoráveis novo CPC?

A impenhorabilidade ocorre de forma absoluta ou relativa, ou seja, há os bens que não podem ser penhoráveis de maneira alguma, conforme listagem prevista no art. 833 do CPC/15.

O que são bens passíveis?

Os móveis, pertences e utilidades domésticas que se encontram na residência do executado e possuem elevado valor são passíveis de penhora. Nesse caso, entram bens como lustres e tapetes.



Outras questões

Qual a função de um Hokage?

Como ver o meu perfil do Orkut?

Como consultar o IPVA 2021 pe?

Quanto vale as letras no pife?

Como funciona o TravaZap?

Porque contar histórias com objetos?

O que fazer para ser mais viril?

Como seria a cidade ideal segundo Platão?

Como se tornar uma pessoa autêntica?

Como imprimir PDF direto do E-mail?

Qual roupa usar para fotos Pré-wedding?

O que fazer para ficar com um visual gótico?

Como funciona o empréstimo Santander?

Como pagar barato em plano de saúde?

Como pagar um mandado de citação?

Onde pagar fatura vencida Santander?

Qual o número do boleto para pagar?

Como me vestir como uma princesa?

Como usar o QR Code do Pix?

Como surgiu a primeira planta no planeta Terra?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2025 - todasasrespostas.com