A Cidade Ideal de Platão No livro A República, Platão formula uma cidade ideal, onde para ele haveria a tão sonhada justiça. Essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. ... Como no corpo humano, a cabeça é que governa, na cidade ideal, caberia àqueles dotados da razão, os filósofos, o dever de governar a cidade.
A educação, segundo a concepção platônica, visava a testar as aptidões dos alunos para que apenas os mais inclinados ao conhecimento recebessem a formação completa para ser governantes. Essa era a finalidade do sistema educacional planejado pelo filósofo, que pregava a renúncia do indivíduo em favor da comunidade.
Sendo assim, esta cidade precisará de três classes sociais: os lavradores, comerciantes e artesãos; os guardas e os governantes. A primeira classe é constituída por homens nos quais o aspecto concupiscível da alma é mais forte.
cidade ideal para Platão é onde haveria a tão sonhada justiça, essa cidade era fundamentada na divisão do trabalho. Pra ele, uma cidade só poderia existir se cada homem cumprisse suas funções, então ele dividiu os homens em três classificações: a dos artesãos, a dos guerreiros e a dos filósofos.
Terceiro Período: dos 13 aos 16 anos, período de educação musical; Quarto Período: dos 17 aos 20, período de educação militar; Quinto Período: dos 21 em diante, apenas os selecionados devem continuar a educação baseada na Matemática e Filosofia.
Segundo ele a educação, a política e a ética constituíam os três pilares básicos para a formação integral do homem grego.
“A República Platônica foi elaborada com uma divisão social estruturada em três estamentos: o dos trabalhadores manuais, responsáveis pela produção artesanal e agrícola da cidade; o dos guerreiros, responsáveis pela ordem interna e pela proteção da cidade contra invasores; e dos sábios, governantes que formariam o ...
Este artigo faz uma análise da concepção de educação em Platão, tendo como ponto de referência o processo de construção do Estado (Polis) na obra A República. O texto, num primeiro momento, apresenta o papel da educação e sua relevância na formação de uma comunidade ideal alternativa.
Em outra obra importante de Platão, A República, está a Alegoria da Caverna, onde o filósofo narra o processo de ascensão da alma submetida à educação e consequentemente o despertar do estado letárgico para o estado de inteligência, condição necessária para a criação de um novo cidadão.
Seguindo essa linha de raciocínio, as formas tipificadas por Platão estão associadas as particularidades morais, ou seja, os vícios e as virtudes das classes dirigentes. A polis, também possui uma estrutura tripartite, formada por três classes sociais:
Os diálogos escritos por Platão são falas entre Sócrates e cidadãos gregos, diálogos esses considerados os únicos meios que propiciou a descoberta dos seus principais pensamentos e teorias, principalmente o seu método socrático de inquirição.
Quais exus corresponde a Ogum Xoroque?
Pode promover a execução forçada ou nela prosseguir em sucessão ao exequente originário?
Quando o funcionário perde o direito do vale alimentação?
Qual a diferença entre velocidade de deslocamento e agilidade?
Porque é que a qualidade é importante?
Quem é o melhor time do século 20?
Quando a Total Express fala sobre transferência para o que quer dizer?
Qual o nome dos escritores que influenciaram o folclore brasileiro?
Quem faz angioplastia pode pegar peso?
O que é o princípio da proporcionalidade?
O que diz o artigo 484 da CLT?
Qual a diferença de granito e granilite?
Como saber se um sistema é possível é indeterminado?
Qual a classificação da palavra só?
Onde se localiza a serra da mesa?
O que uma organização deve fazer caso ocorra uma não conformidade?