Desenvolvendo seus conteúdos em torno das culturas e tradições religiosas, teologias, textos sagrados, ritos e ética religiosa, o Ensino Religioso confronta as mais diversas ideologias em busca de respostas para as questões espirituais do ser humano.
O objetivo aqui é, além de ensinar sobre os dogmas de diversas religiões, seus valores e costumes, promover a reflexão do estudante sobre o seu papel no mundo e como ele se relaciona com o próximo. Assim, possivelmente poderemos construir gerações mais justas, igualitárias e livres de preconceito e egoísmo.
No currículo do ensino religioso existem alguns critérios didáticos norteadores, a saber: a ressurreição, a reencarnação, a ancestralidade e o ateísmo (ou o nada). E como eixos organizadores do conteúdo: culturas e tradições religiosas, textos sagrados, teologias, ritos e ethos (ética).
O ensino religioso procura levantar e resolver questões relacionadas à ética, moral e, também, ao comportamento que envolve a sociedade. Além disso, ele abre espaço para que os alunos aprendam mais sobre paz, justiça, empatia e a importância do amor ao próximo.
Exemplos de valores religiosos
A disciplina de Ensino Religioso visa dar aos educandos a oportunidade de identificação, entendimento, conhecimento e aprendizagem em relação às diferentes manifestações religiosas que estão inseridas em nossa sociedade, assim sendo, os educandos, devem perceber que estão inseridos numa cultura que possui uma mega ...
Entre os principais benefícios relacionados ao ensino religioso, estão o aprendizado de uma ferramenta para a resolução de questões de cunho moral, comportamental, ético e que envolvam a sociedade. Além de ser possível aprender muito sobre a paz e justiça entre os indivíduos.
Entre os componentes curriculares presentes na BNCC, somente o componente Língua Portuguesa – da área de Linguagens – não está estruturado em unidades temáticas. Ou seja, ela se organiza em práticas de linguagem (leitura/escuta, produção de textos, oralidade e análise linguística/semiótica), campos de atuação, objetos de conhecimento e habilidades.
Em 2015, entre os dias 17 a 19 de junho, aconteceu o 1º Seminário Interinstitucional para elaboração da BNCC. Esse Seminário foi superimportante no processo de elaboração da BNCC, já que reuniu todos os assessores e especialistas envolvidos na elaboração da Base.
Navegue pelas competências da BNCC: 1- Conhecimento. 2- Pensamento científico, crítico e criativo. 3- Repertório cultural. 4- Comunicação. 5- Cultura digital. 6- Trabalho e projeto de vida. 7- Argumentação. 8- Autoconhecimento e autocuidado. 9- Empatia e cooperação. 10- Responsabilidade e cidadania
Habilidades da BNCC no ensino médio A BNCC Ensino Médio irá determina que os jovens passem por quatro áreas do conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias Matemática e suas Tecnologias
O que fazer para diminuir a salivação na gravidez?
O que é e como ocorre a filtração glomerular?
Quem tem ansiedade pode comer banana?
O que não pode faltar em um artigo científico?
O que significa a palavra Dunamis?
Como funciona a responsabilidade civil do incapaz?
É preciso ter CNPJ para vender no Instagram?
Qual é melhor ancho ou picanha?
Pode tomar banho frio com a garganta inflamada?
Quando faz implante é normal sentir dor?
O que podemos fazer com garrafa pet?
Qual o papel da Igreja Católica no processo da colonização da América?